top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • há 19 minutos
  • 4 min de leitura

De olho nas eleições, os políticos sergipanos disputam partidos


A classe política de Sergipe está brigando pelo comando de legendas importantes visando abrigar neles um considerável número de candidatos bons de votos. As últimas escaramuças aconteceram pras bandas do Podemos e do Republicanos, siglas que que acabam de trocar o governo Mitidieri pela oposição. Anteriormente, o deputado federal bolsonarista Rodrigo Valadares (União) já havia se apoderado do Partido Liberal, deixando desabrigados pré-candidatos majoritários e proporcionais. Os defenestrados do PL se mexeram rapidamente e tomaram o Podemos e o Republicamos, respectivamente, do pré-candidato a senador André Moura e do deputado federal Gustinho Ribeiro. Essa disputa pelo comando das legendas só deve parar após a janela partidária de março, quando quem está insatisfeito no atual domicílio eleitoral deve pular a cerca para outra sigla. Portanto, tudo que se diga agora sobre as chapas majoritárias e proporcionais das eleições de 2026 é tão inútil quanto olho mágico em porta de vidro. Misericórdia!


Nova Secretaria


A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), sancionou o Projeto de Lei complementar que transformou a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, na nova Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania. A gestora também sancionou a propositura que dispõe sobre a organização administrativa da nova pasta. A Secretaria visa implementar ações voltadas à promoção da proteção social e ao fortalecimento da segurança urbana, auxiliando na manutenção da ordem pública. Então, tá!


Nome de ponte


A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, ontem, o Projeto de Lei que dá o nome do médico Hélio Nogueira Lopes à ponte sobre o Rio São Francisco que interliga os estados de Alagoas e Sergipe. Nascido em Penedo em 1922, Hélio Nogueira Lopes foi médico pediatra e provedor da Santa Casa de Misericórdia, além de secretário de Saúde e Serviço Social, deputado estadual por três legislaturas e prefeito de Penedo de 1956 a 1961. Orçada em R$ 203 milhões, a obra a cargo do Ministério dos Transportes está em fase bem adiantada. Ah, bom!


Emília versus Candisse


A Justiça mandou a jornalista Candisse Carvalho (PT) remover imediatamente os vídeos publicados na rede social atribuindo à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), crimes como peculato, corrupção, fraude e roubo. Na ação movida contra a petista, a gestora disse ter sido vítima de uma “campanha sistemática de desinformação e ofensas à sua honra”. As críticas à Emília foram divulgadas no perfil @candissecarvalho, no Instagram. Em sua decisão, o magistrado José Adailton Santos Alves ressalvou, contudo, que a jornalista pode exercer críticas políticas, administrativas ou ideológicas à gestão da prefeita, “ainda que de forma ácida ou contundente”. Creindeuspai!


Deve não nego...


Os servidores da Prefeitura de Aracaju podem ficar sem a assistência médico-hospitalar do Ipesaúde por conta de uma dívida de R$ 16 milhões. É que desde 2019, a gestão municipal não desconta do 13º salário do funcionalismo a contribuição em favor do plano de saúde. Para agravar a situação, a Justiça já decidiu que a Prefeitura deve pagar o que deve ao Ipesaúde de 2019 até 2024. Para tentar impedir que o Instituto suspenda o atendimento, o vereador aracajuano Élber Batalha (PSB) e o presidente do Sindicado dos Servidores Municipais, Nivaldo Fernando, foram pedir ajuda ao governador Fábio Mitidieri (PSD), que prometeu estudar uma solução para esse grave problema. Arre égua!


De crítico a aliado


Quem escuta hoje os rasgados elogiosos do senador Alessandro Vieira (MDB) ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), pode pensar que ambos sempre foram aliados políticos. Ledo engano! Até um dia desses, o emedebista era só críticas a Fábio. O emedebista jurava de pés juntos que Mitidieri representava a continuidade do desgoverno de Belivaldo Chagas (PSD) e da má gestão de Jackson Barreto (MDB): “É mais do mesmo”, fustigava. Vieira também garantia que Mitidieri, JB e Belivaldo contribuíram para que Sergipe ostentasse os piores índices em todas as áreas. Alguém sabe por que o senador mudou radicalmente a visão crítica que tinha do governador? Marminino!


Feriadão a caminho


Quem anda com saudade de um feriadão pode se preparar para botar as pernas pro ar entre sexta e segunda-feira da semana que vem. Esse novo descanso prolongado vale para os mortais residentes em Aracaju e em todas as cidades que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição. A Catedral Metropolitana está realizando o tradicional Novenário e a Festa para a santa. A programação segue até a próxima segunda-feira, quando será celebrada a Solenidade da Imaculada Conceição, com missa festiva e procissão pelas ruas do centro da cidade. Aff Maria!


Votos cristãos


Os votos dos evangélicos, católicos e adeptos das religiões afro-brasileiras serão disputados pelos candidatos majoritários e proporcionais. A concorrência será maior na Grande Aracaju, onde é imensa a legião desses setores. Durante a campanha, os políticos interessados nesses votos vão defender pautas conservadoras e prometer lutar por mais benefícios para os templos religiosos, que já não pagam impostos e têm direito à uma série de regalias do poder público. Quem conseguir a simpatia desse eleitorado estará a meio caminho andado da vitória em outubro de 2026. Deus é mais!


Mutirão repaginado


O governo de Sergipe vai promover, amanhã, mais um mutirão no interior do estado. A 63ª edição do oba-oba oficial acontecerá em Riachão do Dantas. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, et cetera e tal. O mutirão também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, uma multidão de miseráveis disputando serviços simples que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Só Jesus na causa!


Vetos mantidos


A Câmara Municipal de Aracaju manteve o veto parcial ao Projeto de Lei de autoria da vereadora Sônia Meire (Psol) que institui os Lugares de Memória em Aracaju. Os artigos vetados determinavam a instalação de placas informativas contendo nomes de vítimas da ditadura e contextualização histórica. Também determinava a atuação da Prefeitura para identificação, verificação histórica e instalação dos Lugares de Memória, em parceria com entidades e familiares. A gestão municipal justificou os vetos com o argumento de que as ações propostas pelo projeto gerariam despesa sem fonte de custeio definida ou previsão do impacto financeiro. Home vôte!

#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page