top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • há 23 minutos
  • 5 min de leitura

Em Sergipe, o PL de Bolsonaro pode virar um partido nanico


Após ter sido tomado na tora pelo deputado federal Rodrigo Valadares (União), o PL de Sergipe caminha a passos largos para se transformar num partido nanico. Filiado na legenda desde 2009, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, anunciou a sua saída, devendo levar com ele os filhos Ícaro e Talysson, respectivamente, deputado federal e prefeito de Areia Branca, Talysson. “A vaidade de alguns, nos últimos tempos, passou a desmontar tudo o que construímos, se queixa o itabaianense. Antes dele, o pré-candidato a senador Adailton Sousa já tinha pulado a cerca pras bandas do Republicanos, endereço partidário que deve abrigar a maioria dos insatisfeitos com o rumo que a legenda está tomando. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, ainda permanece no partido, mas é voz corrente que ela também deve procurar outra sigla, de preferência uma que fique sob seu comando. Visto pelos ex-aliados como espalha brasa, Rodrigo Valadares se apossou do PL com o único objetivo de usá-lo como instrumento para a sua candidatura a senador, esquecendo que se as desfiliações se transformarem em uma sangria desatada o projeto político corre o risco de ir pelo ralo e o PL, que elegeu seis prefeitos em Sergipe, caminha para virar um partido nanico, tal qual o PSDB do ex-senador Eduardo Amorim. Só Jesus na causa!


Nova federação


O Tribunal Superior Eleitoral acaba de aprovar a criação da federação partidária Renovação Solidária, formada pelas legendas Solidariedade (SD) e Partido Renovação Democrática (PRD). Com a decisão, as duas siglas vão atuar de forma unificada, com a obrigatoriedade de permanecerem juntas por pelo menos quatro anos. Em Sergipe o SD é presidido pelo secretário estadual da Cultura, Valadares Filho. Já o PRD não tem representação no estado. Por outro lado, está em processo de formação a federação entre o Progressista e o União Brasil. Creindeuspai!


Apelo bolsonarista


O senador Laércio Oliveira (PP) assinou uma carta pedindo ao Supremo Tribunal Federal a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o pepista, o pedido em favor do presidiário se baseia em laudos médicos que apontam um quadro clínico grave e incompatível com o ambiente prisional. Laércio reafirma que a solicitação ao STF está amparada "no princípio da dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição Federal". Bolsonaro está enjaulado após ter sido condenado a 27 anos de cadeia por comandar uma tentativa de golpe de estado no Brasil. Arre égua!


Mulheres vivas


Sergipe participará do Dia Nacional de Mobilização pela Vida das Mulheres. Agendada para às 8h30 do próximo domingo, a concentração será nos Arcos da Orla de Atalaia. Uma das organizadoras do ato em Aracaju, vereadora Sônia Meire (Psol), alerta que o Brasil registra 15 tentativas de feminicídio por dia e tem quatro mulheres assassinadas diariamente. Sônia lamenta que o nosso país seja o 5º mais violento do mundo para mulheres. A parlamentar está convidando para participar da mobilização mulheres, mães, jovens, movimentos sociais, coletivos e homens para dizer basta de violência machista, misógina e sexual. Participe!


Prefeito no Maracanã


O prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento Júnior (União), está participando no Rio de Janeiro do 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento, que prossegue até hoje, reúne gestores, pesquisadores e instituições como Ministério do Turismo, Unesco e Iphan. A Carta do Rio de Janeiro, a ser aprovada pelos participantes do encontro e entregue ao governo federal, exporá as principais demandas e diretrizes para fortalecer as cidades históricas do Brasil. O prefeito Júlio Nascimento aproveitou a estada na capital fluminense para assistir no Maracanã o jogo Flamengo e Ceará que garantiu o título de campeão brasileiro ao time vermelho e preto. Ah, bom!


Cadê a água?


E quem anda preocupado com a falta d'água em Sergipe é o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania). Segundo ele, os moradores de bairros aracajuanos como Santos Dumont, Japãozinho e Porto Dantas, Cidade Nova, além de cidades como Carira e Nossa Senhora das Dores têm relatado desabastecimento constante. O cidadanista cobrou providências ao governo, à Companhia de Saneamento (Deso) e à concessionária Iguá. Marques quer saber o que vem acontecendo de fato e se já está ocorrendo rodízio na distribuição da água tratada. Misericórdia!


Secretário exonerado


A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), exonerou o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, professor Luizinho. Em nota, a Prefeitura informou que o desligamento ocorreu no contexto de ajustes administrativos que vêm sendo realizados na municipalidade. Na verdade, Luizinho recebeu cartão vermelho após o vereador Fábio Meireles (PDT) ter levantado dúvidas sobre um contrato de auditoria firmado pela pasta que ele dirigia com a empresa MR Consultoria, no valor de R$ 25 mil. Segundo o pedetista, o serviço teria sido contratado para revisar processos licitatórios anteriores, embora a Secretaria tenha sido criada na atual gestão. Home vôte!


UFS de luto


O professor e pesquisador francês Bernard Charlot morreu, ontem, em Aracaju. Ao longo de mais de duas décadas o educador dedicou sua trajetória acadêmica e científica à Universidade Federal de Sergipe. Nascido na França em 1944, Bernard Charlot chegou em Sergipe há 22 anos. Na UFS, atuou como professor visitante e professor voluntário, tendo sido um dos líderes do Grupo de Pesquisa Educon. Ao lado de esposa, professora Veleida da Silva Charlot, foi responsável por promover importantes eventos científicos nacionais e internacionais, fortalecendo a produção acadêmica da UFS. Descanse em paz, metre!


Governo familiar


O governo de Sergipe lembra o adágio popular “Mateus, primeiro os meus” devido o número de parentes do governador Fábio Mitidieri (PSD) na gestão estadual. Érica, esposa do fidalgo, é secretária estadual de Ação Social, enquanto o primo dele, médico Cláudio Maynard (PSB), é titular da Secretaria da Saúde. Hoje, o governador deve anunciar o paizão Luiz Mitidieri para a Secretaria da Casa Civil, em substituição a Jorginho Araújo (PSD), que reassume uma cadeira na Assembleia Legislativa. Quer dizer, mesmo com a saída em janeiro, do secretário da Saúde para se candidatar a deputado federal, a família Mitidieri permanecerá controlando duas importantes secretarias. Quem pode, pode, quem não pode se sacode!


Namorando o PP


Após perder o comando do Republicanos em Sergipe, o deputado federal Gustinho Ribeiro deve se filiar ao Partido Progressistas do senador Laércio Oliveira. O parlamentar lagartense já conversou sobre a sua possível filiação à legenda com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e com o deputado federal Arthur Lira. Uma coisa Gustinho já decidiu: permanecerá na base governista e apoia a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD), mesmo sabendo que terá dificuldade para reeleger a mãe e deputada federal Áurea Ribeiro (Republicanos). Aff Maria!


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page