Política by Adiberto de Souza
- Luxo Aju
- há 3 horas
- 4 min de leitura
Figurinhas repetidas
Pelo andar da carruagem, o eleitor sergipano não terá muita opção para votar em 2026. Até agora, os pré-candidatos citados pelas esquinas de Sergipe são da velha guarda da política. Mesmo os mais jovens em idade foram forjados em legendas conservadoras. Portanto, pelo que se ouve por aí, todos vão ao próximo baile com as fantasias das festas anteriores. São figuras recauchutadas tentando emplacar um discurso de novo. Ao eleitor compete analisar cada proposta e rejeitar as falsas promessas feitas e refeitas ao longo do tempo. Home vôte!
Candidatura importada
Sob o comando do deputado federal Rodrigo Valadares (União), o PL está importando um goiano para disputar as eleições em Sergipe. O dito cujo é Wellington Camargo, irmão do cantor bolsonarista Zezé de Camargo. O pré-candidato, que conta com a assessoria política do ex-deputado estadual Augusto Bezerra, diz ter morado em Aracaju durante dois meses e, apesar desse pouco tempo, jura conhecer os principais problemas do estado. Alguém precisa dizer ao distinto que outros ilustres desconhecidos já tentaram conquistar um mandato parlamentar aqui na terrinha e todos deram com os burros n’água. Misericórdia!
Boatos em alta
A proximidade da campanha eleitoral tem estimulado algumas pessoas a divulgarem informações falsas sobre os pré-candidatos a governador, senador e deputado. Propagar fake news é expediente baixo, porém muito usado por determinador comunicadores e políticos visando desestabilizar os adversários, atrapalhar acordos em andamento e confundir os eleitores. Portanto, fique atento, pois o show de boatos está apenas começando. Até as eleições do próximo ano, uma série de informações desprovidas de quaisquer fundamentos será espalhada em Sergipe com o objetivo de engabelar os tolos. Quem viver verá!
Bom de garfo
O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), deu as caras nos mercados centrais da capital sergipana para encarar um reforçado café da manhã. Aliás, de uns tempos pra cá, os pré-candidatos a cargos eletivos têm circulado pelas feitas livres para, entre um garfada e outra, sentir a aceitação de seus nomes pelos eleitores. Postulante a uma cadeira de senador, Nogueira tem circulado por todo o estado e prestigiado os eventos promovidos pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), de quem é aliado. Então, tá!
Vida perigosa
Pesquisa mostra que 27,9% dos homens entre 18 e 24 anos e 20,4% das mulheres, na mesma faixa etária, têm comportamento de risco depois beber nas chamadas baladas. A análise foi feita com os jovens depois do finge drinking (tomar quatro ou cinco doses de álcool em poucas horas). Segundo o estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo, após a prática do binge drinking 15,8% dos homens e 9,4% das mulheres fazem uso de drogas ilícitas, enquanto 11,4% dos homens e 6,8% das mulheres assumem um comportamento sexual de risco. Deus é mais!
Convocação de André
Será que a bancada do PT não vai propor a convocação do secretário de governo do Rio de Janeiro, André Moura (União), para depor na CPI do Crime Organizado? A pergunta se justiça após o ex-governador fluminense, Anthony Garotinho (Republicanos), ter afirmado que, abaixo do governador Cláudio Castro (PL), Moura é o nome mais relevantes dentro da organização criminosa na estrutura do governo do Rio. Essa grave revelação de Garotinho foi feita em resposta ao senador Alessandro Vieira (MDB). Como o emedebista ainda não disse se vai convocar André, bem que o PT poderia fazê-lo. Com a palavra o senador petista Rogério Carvalho. Creindeuspai!
Ficha suja
A Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada com toda serenidade, imparcialidade e rigor quando os postulantes a cargos eletivos forem registrar as suas candidaturas. Pelo menos é o que se espera dos juízes e juízas eleitorais. Naturalmente, muitos políticos fichas sujas vão contratar famosos escritórios de advocacias na tentativa de driblar a Lei da Ficha Limpa, concebida com o objetivo de separar o joio do trigo. Além da ação dos magistrados e magistradas, o povo também deve ficar atento para punir nas urnas quem pretende se eleger visando unicamente se locupletar com o dinheiro público. Aff Maria!
Alianças indigestas
Com raríssimas exceções, as coligações políticas em construções para as eleições de 2026 parecem mais um indigesto sarapatel de coruja. O eleitor vai se deparar com alianças de todos os tipos e gostos. Esse mal cheiroso prato partidário, temperado no capricho para enganar o cidadão, visa garantir um bom vinho e melhor caviar aos candidatos vitoriosos nas eleições do próximo ano. Depois das posses no governo, na Assembleia, Câmara Federal e Senado, os cozinheiros da indigesta gororoba política vão esconder a mesa farta e dizer ao povo simplesmente: “Nem vem de garfo, que hoje é dia de sopa”. Só Jesus na causa!
O governo Mitidieri não é essa cocada toda
Diferente do que propagam os governistas, a gestão do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não é essa cocada toda. Segundo pesquisa do instituto AtlasIntel, exagerados 54% da população sergipana consideram o governo do pessedista como apenas “Regular”, enquanto outros 24% dos entrevistados cravam um sonoro “Ruim e Péssimo”, percentual superior aos 20% que disseram ser o governo estadual “Ótimo e Bom”. Apenas 2% não souberam responder. Claro que o marketing oficial somou os quesitos “Regular”, “Não sei” e “Ótimo e Bom” para divulgar que a gestão foi aprovada por mais de 70% dos sergipanos. Não foi! Também vale ressaltar que a pesquisa coloca Mitidieri na 21ª posição entre os 27 gestores estaduais, bem diferente do que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que lidera o Ranking do instituto AtlasIntel. Portanto, antes de se enganarem somando percentuais, os governistas precisam cair na realidade, pois eles só têm cerca de 10 meses para mostrar serviço e, consequentemente, melhorar a aceitação popular da gestão se quiserem ganhar as eleições de 2026. Marminino!
Dois bicudos
Para evitar confusão das grandes, não convidem para a mesma ceia de Natal o deputado estadual Cristiano Cavalcante (União) e o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PT). Embora nunca tenham se entendido, os dois voltaram a bater boca após o petista ter colocado na fachada da casa dele uma faixa com a frase “Aqui mora Sukita, o melhor prefeito da história de Capela”. Questionado sobre o assunto, Cristiano disse que o adversário “pode ter sido o maior prefeito em número de escândalos”. Em resposta, o ex-gestor chamou Cavalcante de “trapaceiro, marreteiro, enrolado e velhaco”. Arre égua!





