Política by Adiberto de Souza
- Luxo Aju
- há 2 horas
- 5 min de leitura

A pré-campanha eleitoral começou pelas feiras de Sergipe
Já perceberam como os pré-candidatos às eleições deste ano deram para frequentar as feiras livres de Sergipe? De uns tempos pra cá, estes caras pálidas resolveram se misturar ao povo, comer cuscuz com sarapatel de porco nas biroscas da periferia, fazer compras, beber caldo de cana com pastel nos mercados e jogar conversa fora nas bancas de carne fresca. A pré-campanha eleitoral é responsável por esse quase milagre de tirar os políticos dos restaurantes chiques e leva-los aonde o povo está. Até as eleições de outubro os pré-candidatos serão figurinhas fáceis, todos eles ávidos por um aceno à distância, um aperto de mão e, principalmente, uma promessa de voto. Os ilustres tentam esconder o nojo da comida servida nos frege-moscas e agradecem o abraço suado do apressado feirante. Em troca, o eleitor recebe uma cuia de promessas vazias daqueles e daquelas que só pisam aonde o povo frequenta durante o ano eleitoral. Alguns políticos e políticas que estão dando com os costados agora nas feiras livres e mercados só estiveram por lá nas eleições passadas, enquanto outros estão indo pela primeira vez, a ponto de precisarem de guias para não se perderem no desconhecido trajeto pela caça ao voto. Home vôte!
Cadê o dinheiro?
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) promoveu uma manifestação em frente ao Palácio do Governo para cobrar a devolução dos 14% que foi retirado das aposentadorias indevidamente. O confisco dos 14% começou em abril de 2022 e prosseguiu até junho 2024, só que até agora o Executivo se recusa a devolver o que foi retirado dos aposentados. Os manifestantes também cobram o pagamento do Piso na Carreira do Magistério e exigiram que o governo Mitidieri pague imediatamente o valor do precatório do Fundef aos professores que ainda aguardam pelos caraminguás. Deus é mais!
Eleitores incrédulos
Os eleitores descrentes tendem a se fortalecer no atual cenário político. Quem pensa assim é a cientista social e política Elis Radmann. Segundo ela, “a maior parte, inclusive, tende a não participar do pleito ou já não participava dele”. Pela avaliação de Elis, podemos ter um aumento dos votos brancos ou nulos, ou da abstenção. E o lema dos céticos já é conhecido: “Não quero saber, nenhum presta. Os políticos são todos iguais”. Aliás, o desinteresse pelas eleições foi elevadíssimo no 2º turno das eleições de 2025 em Aracaju: exatos 25,16% eleitores não compareceram às urnas. Ah, bom!
Raio que o parta
Coube à providência divina dar um chega pra lá no rebanho bolsonaristas que acompanhava o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) numa insana caminhada entre Minas Gerais e Brasília. Ao chegarem na capital federal, os radicais foram recepcionados por uma tempestade recheada de raios e trovões. Uma das descargas elétricas deixou mais de 10 feridos e provocou o estouro da boiada. Os deputados federal Rodrigo Valadares e estadual Luizão Dona Trampi – ambus do União Brasil - representaram Sergipe na marcha em defesa da liberdade do golpista Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos na penitenciária da Papuda. Creindeuspai!
Viatura inoperante
Militares do Corpo de Bombeiros tiveram muita dificuldade, sábado passado, para debelar o incêndio em um apartamento no 7º andar de um edifício em Aracaju. De acordo com o blog Espaço Militar, o fogo teria sido apagado mais rapidamente se a corporação tivesse usado a viatura Auto Plataforma Aérea (APA), que está “inoperante por falta de manutenção”. Segundo ainda o blog, não é de agora que se denuncia problemas de manutenção com a viatura APA, porém o problema ocorre com frequência. Considerada uma das viaturas mais modernas em atuação no mundo, a APA foi adquirida na Finlândia pelo governo de Sergipe em 2012, por R$ 2,8 milhões. Aff Maria!
Canoa cheia
Os políticos de Sergipe foram em massa, ontem, a Propriá prestigiar a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes pelo Rio São Francisco. Os mais “católicos” durante o cortejo eram, naturalmente, os pré-candidatos a cargos eletivos. Ora os suplicantes botavam as mãos para o céu, ora se benziam e não deixavam de cantar os hinos religiosos puxados pelos reverendos. Enquanto o andor com a imagem de Bom Jesus balançava na decorada embarcação, os políticos acenavam para a gente do povo, sonhando com os votos dos fiéis eleitores nas eleições de outubro deste ano. Marminino!
Cheiro de rompimento
É cada vez mais visível o desconforto dos andrezistas com o morde e assopra dos mitidieristas, que acendem velas ao mesmo tempo para André Moura (União), Alessandro Vieira (MDB) e Rogério Carvalho (PT). Em comentário publicado no site Fan F1, o radialista Narciso Machado afirma que os aliados de Moura não tiram da cabeça que em 2018 ele perdeu a disputa para o Senado justamente para os dois senadores que hoje o rodeiam. Narciso revela que se não retira votos de adversários como Rogério, e se Alessandro amplia sua base, André fica quase sem fôlego para encontrar diferenciais que surpreendam. Não esqueçam que onde há fumaça, há fogo. Misericórdia!
Rouba, mas faz
Criado na década 40, o célebre bordão político "rouba, mas faz" está mais atual do que nunca. Neste ano de eleições, muitos cabos eleitorais de pré-candidatos fichas-suja defendem que o povo tolere a corrupção dos mequetrefes em troca de benefícios, como a liberação de emendas parlamentares. A antológica frase tão em voga foi associada ao político Adhemar de Barros, que governou São Paulo nos períodos de 1947–1951 e 1963–1966. Como dizem lá em Carira: Tô passado!
Aposta na educação
O Sebrae Sergipe realiza, hoje, o 2º Encontro da Educação que Transforma para Gestores Municipais. O professor Leandro Karnal será um dos palestrantes do evento, que visa discutir os desafios e as estratégias para o fortalecimento da educação pública nos municípios. A programação acontece das 8h às 17h, no Centro de Convenções AM Malls, reunindo prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas de todo o estado. No período da tarde, os gestores participam de um workshop colaborativo voltado ao planejamento das ações de educação empreendedora para o próximo ano. Prestigie!
Cadê a fábrica?
Alguém sabe quando uma empresa da distante Bielorússia vai começar a instalar em Sergipe uma fábrica de mini tratores? Este empreendimento, avaliado em R$ 116 milhões e com potencial para gerar 300 empregos diretos, foi anunciado pelo governo Mitidieri no distante fevereiro de 2023. De lá pra cá, não se falou mais no assunto. Teria a propalada indústria atolado pelo caminho? Pelo sim e pelo não, é bom o homem do campo continuar usando a tradicional enxada ou alugar um trator para revolver o solo da propriedade. Arre égua!
Te cuida, Iguá!
O deputado federal e pré-candidato a governador Thiago de Joaldo (PP) já definiu as três primeiras providências que tomaria caso fosse eleito chefe do Executivo estadual. O distinto garante que tão logo sentasse na cadeira ocupada hoje por Fábio Mitidieri (PSD) suspenderia o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto à empresa Iguá Sergipe; mandava arrancar todos os radares de monitoramento de velocidade das rodovias estaduais; e romperia os contratos feitos pelo Estado com as Organizações Sociais. Nem precisa dizer que se depender da Iguá e das chamadas OS’s, Thiago de Joaldo jamais se elegerá governador. Cruz, credo!







Comentários