top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Época de plantar verde


Por mais que digam só terem olhos para a pandemia, os políticos não perdem de vista as eleições de 2022. Nenhum assume publicamente que sonha com a chefia do Executivo, mas ninguém desmente quando é citado como candidato ao governo de Sergipe. Esta é a chamada fase do balão de ensaio, quando se planta verde na esperança de colher maduro. Esse reme-reme não acaba antes de janeiro do próximo ano. Até lá, os pretensos postulantes a cargos eletivos evitarão se expor, para não serem engolidos pelos adversários ou queimados pelo fogo amigo. Por sua vez, a chamada imprensa especializada continuará especulando, incensando nomes e arriscando possíveis coligações. Portanto, o pega-pra-capar só vai ocorrer mesmo quando se aproximarem as convenções. Aí sim, quem melhor se esquivou das queimações e protegeu a roça de votos, terá cartas suficientes na manga para conquistar a sonhada candidatura ao governo de Sergipe. Aguardemos, portanto!


“Laranja” cara


A emedebista Marleide Cristina dos Santos terá que devolver os cerca de R$ 468 mil que recebeu do Fundo de Financiamento de Campanha, em 2018. Segundo a Justiça Eleitoral, a distinta se candidatou a deputada estadual apenas para “lavar” a grana em benefício de outras candidaturas. Contribuiu para que o Ministério Público chegasse à essa conclusão os votos obtidos por Marleide: apenas 184 sufrágios. Decididamente, a candidatura “laranja” saiu caro para a fidalga. Misericórdia!


Na terrinha


E quem visita Aracaju nesta sexta-feira é o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. Vem assinar a ordem de serviço do Canal de Xingó. Orçado em R$ 2,3 bilhões, o projeto prevê a construção de canal aberto, com tomada de água em Paulo Afonso (BA) e conclusão em Poço Redondo (SE), numa extensão de 114,55 quilômetros. Na companhia do deputado federal Bosco Costa (PL), o ministro desembarca na capital às 10h30, devendo assinar a ordem de serviço às 11h, na sede da Codevasf. Depois, vai ao Palácio do Governo assinar a liberação de recursos para obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Aracaju. Seu retorno à Brasília está previsto para às 16h30. Então, tá!


Repúdio aos bancos


A Câmara de Vereadores de Lagarto aprovou uma nota de repúdio ao Bradesco e a Caixa Econômica Federal. Proposta pelo vereador Vilânio do Treze (PSC), a medida foi motivada pela insatisfação da população com as longas filas formadas ao redor das agências bancárias. Segundo o vereador, é um absurdo que tanto o Bradesco quanto a Caixa façam vistas grossas ao sofrimento do povo, que padece no sol e na chuva antes de ter acesso às agências dos dois bancos. Danôsse!


Bola murcha


Após o Supremo Tribunal Federal ter reafirmado a parcialidade do ex-juiz federal Sérgio Moro, o senador Rogério Carvalho (PT) desabafou: “O ex-empregado de Bolsonaro não julgou Lula em cima de provas, mas por decisões pessoais e políticas”. E o petista prossegue: “Moro agiu criminosamente, cassou os direitos políticos de Lula, prendeu o maior líder popular do Brasil por 580 dias para garantir o projeto de poder de Bolsonaro, que nos levou a essa tragédia social e de saúde”. Segundo Rogério Carvalho, “este é o maior escândalo jurídico da nossa história. Moro tirou das urnas o líder das pesquisas”. Crendeuspai!


Reajuste proibido


E o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Edson Ulisses, sepultou as esperanças de reajuste salarial alimentadas pelos servidores daquele poder. Segundo o magistrado, a Lei Complementar 173/2020 proíbe os entes federativos de reajustar salários até dezembro deste ano. O desembargador disse aos servidores que tem boa vontade com as demandas da categoria, porém só pode atender aqueles que estiverem dentro dos limites legais. Ah, bom!


Tudo como dantes


O governo de Sergipe prorrogou por mais sete dias as restrições sociais e do toque de recolher, das 22h às 5h. A decisão foi tomada durante a reunião do Comitê Técnico Científico, que monitora a situação epidemiológica da pandemia da covid-19 no estado. Reunido com prefeitos, o governador Belivaldo Chagas (PSD) apresentou projeções preocupantes sobre o avanço do coronavírus em Sergipe e pediu a ajuda deles para conter a doença. Cruz, credo!


Impeachment a caminho


A OAB ainda não tem uma posição formada sobre um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o advogado Cezar Britto, que presidiu a OAB entre 2007 e 2010, é difícil avaliar qual o posicionamento predominante entre os conselheiros federais. “O tema do impeachment nos força a decidir. Alguma posição é preciso ter. Acho que a OAB tem se posicionado externamente muito bem no acompanhamento do governo”, afirma. Entrevistado pelo site Congresso em Foco, Cezar Britto disse que a lista de crimes cometidos por Bolsonaro é farta e as condições políticas começam a surgir para o impeachment. Aff Maria!


De olho em 2022


Veja o que publicou nas redes sociais o bem informado jornalista André Barros: “Os políticos começaram a contratar marqueteiros para 2022. No PDT, Ciro Gomes contratou João Santana, enquanto Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, convocou o publicitário Bira Suassuna para ajudar Carlos Cauê nas articulações. Só pensam naquilo”, conclui André. Marminino!


Angico na tela


O documentário “Angico – de fora a fora”, uma produção independente filmada em Sergipe, estreia, às 20h de hoje, no drive in do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. Dirigido pela jornalista Erna Barros, o filme aborda histórias e memórias da região de Angico, localizada entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco. A região ficou muito conhecida por ser o local onde foram mortos Lampião, Maria Bonita e vários cangaceiros. É lá que também se encontra o Monumento Natural Grota do Angico, que visa preservar um dos maiores remanescentes de caatinga. Prestigie!


Recorte de jornal


Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 15 de janeiro de 1930.

bottom of page