top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Vem aí o voto camarão


Pré-candidatos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão preocupados com o elevado índice de rejeição do eleitorado ao capitão de pijama. Hoje, mais de 60% dos brasileiros o querem vê-lo pelas costas. Temendo serem afetados eleitoralmente pela exagerada antipatia do dito cujo, alguns pré-candidatos já ensaiam defender o chamado voto camarão, que orienta o eleitor a votar no postulante local, dispensando o cabeça da chapa, no caso Bolsonaro. Embora não deixem ainda claro que vão abandonar o presidente à própria sorte, os defensores do voto camarão já dizem que as eleições de 2022 nos estados não devem ser polarizadas com a nacional. Este é o primeiro passo para lançar o capitão ao mar sem colete salva-vidas. Agindo assim, os pré-candidatos majoritários ligados ao presidente esperam que os eleitores não associem seus nomes ao do super desgastado Jair Bolsonaro. Crendeuspai!


Apoia Sérgio Moro


O senador Alessandro Vieira tenta levar o Cidadania a apoiar o presidenciável do Sergio Moro (Podemos). Segundo matéria do Portal UOL, a iniciativa do cidadanista põe em risco um plano de a legenda criar uma federação partidária com o PSDB. A pressão de Vieira decorre de uma aliança dele com o Podemos de Sergipe, que é presidido pela delegada Danielle Garcia. Diante do impasse, membros do Cidadania já avaliam convencer Alessandro a concorrer ao governo estadual, o que o deixaria livre para fazer alianças visando apoiar Sérgio Moro em Sergipe. Aguardemos, portanto!


Passaporte da vacina


Os servidores da Prefeitura de Aracaju terão que apresentar o passaporte da vacina em suas repartições. A determinação está no decreto assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Caso o servidor se recuse, sem justificativa, a cumprir a medida, será afastado do trabalho e ter os dias descontados do seu salário. O Tribunal de Justiça de Sergipe já exige o comprovante vacinal desde outubro passado. Além de forçar os negacionistas a se imunizarem, a exigência da Prefeitura e do TJ impede que os servidores sejam infectados pela covid-19 em seus locais de trabalho. Legal!


Oficina do diabo


Línguas ferinas têm espalhado que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), ainda não conseguiu desencarnar da administração municipal. Também pudera, o homem passou quase 30 anos ininterruptos ocupando cargos públicos. Foram cinco mandatos como vereador e outros dois como prefeito. Portanto, não deve ser fácil ficar agora sem fazer nada, batendo pernas rua acima, rua abaixo. Tomara que Valmir não comece a meter o bedelho nas ações da Prefeitura. Sempre é bom lembrar que cabeça vazia é oficina do diabo. Misericórdia!


JB em clima de festa


E quem deu as caras no Natal Iluminado de Aracaju foi o ex-governador Jackson Barreto (MDB). estava acompanhado pela sobrinha Paloma e o filhinho dela, Jackson Barreto Sobrinho. Pré-candidato a senador nas eleições de 2022, JB aproveitou para cumprimentar as pessoas que também foram apreciar a decoração instalada no centro da cidade. Claro que, diante do clima natalino, o ex-governador evitou tratar sobre política. Aff Maria!


Visibilidade lésbica


A Assembleia Legislativa de Sergipe acaba de aprovar o Projeto de Lei do deputado Iran Barbosa (PT) instituindo o Dia Estadual da Visibilidade Lésbica, a ser comemorado em 29 de agosto. Segundo o petista, as mulheres lésbicas são alvo de violência simbólica, verbal, psicológica, física e econômica na família, na rua, nos hospitais, na escola, no trabalho, entre outros espaços. Após a aprovação no Parlamento, o Projeto segue para sanção governamental. Supimpa!


Papo Reto de volta


E o governador Belivaldo Chagas (PSD) decidiu retomar a prestação de contas radiofônica batizada de “Papo Reto”. A primeira exibição acontece, às 12h45 de hoje, nas TV e rádios Aperipê AM e FM. Além das três emissoras oficiais, o programa também será retransmitido por outras rádios de Sergipe. Neste primeiro Papo Reto, Belivaldo fará um balanço das ações do governo agora em 2021 e anunciará algumas medidas a serem adotadas em 2022. Então, tá!


Candidatura negada


A vice-governadora Eliane Aquino (PT) nega que tenha anunciado o desejo de concorrer ao Senado em 2022. A petista reafirma que a sua prioridade é a eleição de Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. Segundo ela, a candidatura do “Barba” se sobrepõe aos debates estaduais em razão do atual cenário socioeconômico do Brasil: “No mais, trabalho com a perspectiva de ser pré-candidata a deputada federal”, concluiu Eliane. Marminino!


Pegando carona


O senador Rogério Carvalho (PT) pegou carona na manifestação dos professores estaduais pelo rateio dos recursos do Fundeb. O petista garante que está à disposição para defender o abono salarial para os educadores ainda em 2021. “Há recursos do Fundeb que devem ser usados para ajudar a categoria a superar as dificuldades”, frisou Carvalho. E para cutucar o governo do ex-aliado Belivaldo Chagas (PSD), Rogério convocou os professores a se mobilizarem pelo abono já. Home vôte!


Noite de autógrafos


O escritor e publicitário Carlos Cauê lança, nesta quarta-feira, o seu novo livro, “Sinfonia da Desesperança”. Será a partir das 18h, no Centro Cultural de Aracaju. O livro reúne um conjunto de 12 textos em formato de crônicas, escritos ao longo da pandemia do coronavírus. Nele, Cauê revela um apanhado sensível das variadas emoções, sentimentos, percepções, vivências e reflexões sobre a grave crise que se abateu sobre a humanidade nestes dois anos. Em formato de bolso, “Sinfonia da Desesperança” tem 116 páginas, com prefácio do jornalista Luciano Correia. Prestigie!


Recorte de jornal



Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 17 de janeiro de 1909.

bottom of page