top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • 7 de mar. de 2022
  • 4 min de leitura


Pré-candidatos afiam o gogó


Esta fase de pré-campanha serve para os pré-candidatos afiarem o gogó de olho no confronto verbal a ser travado na campanha eleitoral. Ao se fustigarem pela mídia, oposição e situação estão treinando o melhor discurso para enfraquecer o adversário e convencer o eleitorado que são a melhor opção para Sergipe. Os políticos sabem que um bom “improviso” é fundamental para angariar a simpatia popular. Quando o embate eleitoral começar pra valer, o pré-candidato escolhido pelos situacionistas vai enaltecer a gestão do governador Belivaldo Chagas (PSD), prometendo manter o estado na linha do progresso e coisa e tal. Mesmo tendo integrado o time governista por muito tempo, o senador Rogério Carvalho (PT) afia o discurso contra seus ex-aliados, sem esquecer de alardear que é apoiado pelo ex-presidente Lula da Silva (PT). Os candidatos dos partidos nanicos devem atirar para todos os lados, mesmo correndo o risco de serem alvos de suas próprias metralhadoras giratórias. Portanto, a expectativa é que, quando a campanha eleitoral começar, os gogós já estejam afiadíssimos e prontos até para cuspir bala, se preciso for. Arre égua!


Pouco espaço


A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), garante que a descontinuidade na trajetória política de parte das mulheres que assumem cargos eletivos é provocada pela falta de espaço em ambientes de decisão nos partidos. A petista foi entrevistada pelo jornal Folha de S. Paulo sobre o refluxo da onda de mulheres eleitas vices em 2018, todas com novos planos para as eleições deste ano. A própria Eliane pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal. Segundo ela, “a mulher ocupar a posição de vice em uma chapa majoritária é importante. Mas daí para chegar nos espaços centrais de poder é outra luta”. Ah, bom!


Vão às urnas


Os imortais sergipanos elegem hoje o escritor e jurista Igor Leonardo Moraes Albuquerque para a cadeira nº 30 da Academia Sergipana de Letras, que tem como patrono José Jorge de Siqueira Filho. O novo acadêmico substituirá o professor Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, que morreu em janeiro passado, aos 73 anos. Igor Albuquerque é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. A eleição está marcada para às 15h, na sede da ASL. Então, tá!


Encontro com ministra


E o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) tem audiência agendada amanhã, com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Na pauta, o projeto Carnalita, que se efetivado aumentará enormemente a produção de potássio em Sergipe, e a padronização da inspeção de produtos animais. Segundo o parlamentar, essa padronização permitirá o fortalecendo das pequenas agroindústrias sergipanas. Quanto ao projeto Carnalita, tudo depende da multinacional Mosaic Fertilizantes, dona da Usina Taquari-Vassouras, em Rosário do Catete. Crendeuspai!


Paralisação suspensa


Ficou pra depois a paralisação de 48 horas programada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde de Sergipe. É que o desembargador José dos Anjos concedeu liminar suspendendo o movimento, sob pena de o Sintasa pagar multa diária de R$ 10 mil. A paralisação abortada visava cobrar ao governo reajuste salarial, auxílio-alimentação para os celetistas, 30 horas semanais e retorno das gratificações cortadas dos estatutários administrativos. O sindicato informa que o movimento paredista foi suspenso, mas a luta continua. Só Jesus na causa!


Discutindo as eleições


A participação do partido Progressistas nas eleições desde ano em Sergipe foi discutida entre os deputados federais Laércio Oliveira e Arthur Lira. O alagoano recepcionou Laércio com um almoço em sua residência na capital alagoana. Ambos trataram sobre a importância de a legenda formar chapas competitivas para a Assembleia e a Câmara Federal. Também discutiram a pré-candidatura majoritária de Laércio, que deve concorrer ao Senado pelo grupo sob a liderança do governador Belivaldo Chagas (PSD). O deputado retornou de Maceió muito entusiasmado para participar do embate eleitoral que se avizinha. Marminino!


A guerra e o porto


A guerra entre a Rússia e a Ucrânia não afetou as exportações feitas pelo Terminal Marítimo Inácio Barbosa, na Barra dos Coqueiros. Esta informação é da VLI, administradora do porto sergipano. Segundo a empresa de logística, “a programação de embarques destinados à exportação segue normalizada”. E acrescenta: “Os clientes atendidos atualmente via litoral sergipano comercializam insumos diversos, como grãos e minérios”. No passado, aquele terminal marítimo já embarcou milho para a Rússia, mas hoje as exportações feitas a partir dele se destinam a traders situados nos Estados Unidos, China e países do oeste europeu. Aff Maria!


De olho nas eleições


Veja o que publicou a amiga Thaís Bezerra no Jornal da Cidade: Os empresários do setor de eventos pretendem lançar candidatos proporcionais nas eleições deste ano em vários estados. Em Sergipe, Sérgio Brasil, presidente da Associação União dos Profissionais do Setor de Eventos, é quem coordena essa mobilização. “Queremos fazer um deputado estadual no pleito de outubro e, em 2024, pretendemos ter um vereador em cada cidade sergipana”, anunciou. Segundo ele, a ideia de eleger parlamentares surgiu nestes dois anos de pandemia, quando o setor foi duramente castigado com a suspensão dos eventos e não recebeu apoio de nenhum político. Misericórdia!


Partidos sem comando


Dos 32 partidos políticos registrados no Tribunal Regional Eleitoral, sete não renovaram seus diretórios estaduais. São eles: Avante, Novo, PMB, PMN, PTC, PSL e DEM. Estes dois últimos deixaram de existir, pois foram fundidos e viraram o União Brasil. O ex-dirigente do Avante, Clóvis Silveira, informou que a legenda está sem comando desde julho do ano passado, quando ele renunciou a presidência. Indagado pela coluna sobre quem está administrando o PRTB em Sergipe, seu ex-presidente Almeida Lima foi lacônico: “Não sei”. Home vôte!


Música da boa


Para abrir as comemorações dos 40 anos de vida artística, o músico sergipano Neu Fontes fará um show exclusivamente com músicas do Vander Lee, compositor mineiro falecido em 2016 e que deixou um legado musical de muita qualidade. Será na próxima sexta-feira, a partir das 20h, no Café da Gente, localizado no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Neu será acompanhado de Alberto Silveira, Emanuel Jorge e Ton Toy e tem a produção da Simone Fontes, com Couvert de 40 reais. Prestigie!


Recorte de jornal


Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 14 de dezembro de 1910.

Posts recentes

Ver tudo
Política by Adiberto de Souza

Briga de delegados A Justiça colocou um fim na briga entre os delegados de polícia Alessandro Vieira (MDB) e Paulo Márcio (PSDB). O...

 
 
 

Comentários


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page