top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



A Justiça falha quando tarda


A decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral em manter a cassação do deputado federal Valdevan Noventa, tornando-o inelegível por oito anos, mostra que a Justiça falha quando tarda. Por causa da demora na conclusão do processo, o suplente perdeu mais de três anos de mandato, enquanto o agora deputado cassado se beneficiou desse tempo para aumentar a sua popularidade junto aos eleitores, principalmente através da liberação de emendas parlamentares. Não se quer aqui culpar o Judiciário pelo tempo que levou para cassar em definitivo Valdevan Noventa, pois se cumpriu regiamente o que manda a Lei, dentro dos prazos legais. A questão é que fica difícil convencer o cidadão comum sobre essa demora em punir ou absolver um réu. Plagiando o advogado fluminense Sérgio Tostes, “a esperança do cidadão é que as decisões da Justiça sejam tomadas com a rapidez que os tempos modernos exigem”. Aliás, é também deste causídico a seguinte ressalva: “Uma conhecida máxima - a Justiça tarda, mas não falha - caiu em desuso. Nos dias de hoje, a Justiça que tarda é uma Justiça que falha”. Misericórdia!


Voo mais alto


A vereadora aracajuana Linda Brasil (Psol) pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Primeira mulher trans a ser eleita em Aracaju, a fidalga foi a mais votada para a Câmara Municipal. formada em Letras e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, a vereadora realiza um bom mandato, dando foco à defesa das minorias e o combate a todo tipo de preconceito. Resta saber se, como candidata a deputada, Linda repetirá este ano a mesma performance eleitoral de 2020, quando teve 5.773 votos. Aff Maria!


Política machista


A política partidária continua machista. Maior prova dessa discriminação é a Lei reservando 30% das vagas de cada partido para candidaturas femininas. Admitamos que essa não é a forma mais justa de garantir a representação política da mulher. Ademais, mesmo com tal exigência legal, na prática, as candidatas costumam ser pouco competitivas e nunca contam com o apoio das legendas, quase todas comandas por homens. Pelo visto, ainda levaremos muito tempo para alcançarmos, particularmente na política, a plena igualdade de direitos nas relações entre homens e mulheres. Danôsse!


Juntos e separados


O caloroso encontro, ontem, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), com o petista Rogério Carvalho deixou muita gente de cabelos em pé. Mas 10 em cada 10 governistas acham que o pedetista não trocará a situação pela oposição, mesmo contrariado por ter sido preterido como pré-candidato à sucessão estadual. A preocupação dos aliados de Nogueira é que ele, mesmo permanecendo no barco, fique separado do pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Em outras palavras: a turma suspeita que Edvaldo não gastará tanta sola de sapatos na campanha do pessedista. Home vôte!


Gravidez interrompida


Vinte por cento das brasileiras terão feito ao menos um aborto ilegal ao final da vida reprodutiva, ou seja, uma em cada cinco mulheres aos 40 anos terá abortado ao menos uma vez. Segundo pesquisa da Universidade de Brasília, a mulher que aborta tem entre 18 e 39 anos, é alfabetizada e de área urbana. A maior parte (48%) completou o ensino fundamental e 26% possuíam ensino superior. Do total, 67% já tinham filhos. E mais: 56% dos abortos foram praticados por católicas e 25% por protestantes ou evangélicas. Só Jesus na causa!


JB comunista


O ex-governador Jackson Barreto (MDB) estuda com carinho o convite para se filiar ao PCdoB. A proposta foi feita pela própria presidente nacional da legenda, Luciana Santos. Preocupado com a incerteza do comando emedebista, que não defende com vigor a sua pré-candidatura ao Senado, JB pode dar com os costados no Partido Comunista do Brasil: “Me sentindo prestigiado, honrado com o convite. Estamos estudando, analisando essa hipótese pela insegurança no MDB”, afirmou Jackson à jornalista Rita Oliveira. Ah, bom!


O campo em debate


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe abriu, ontem, o Seminário Estadual do Campo pelo Campo. O evento aconteceu no Centro de Formação Sindical Rural da Fetase e reuniu trabalhadores rurais e lideranças políticas. Estiveram por lá, entre outros, o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT), o secretário estadual da Agricultura, Zeca da Silva e os deputados federal, João Daniel (PT) e estadual Iran Barbosa (PT). Em seu discurso, Iran reafirmou seu compromisso com as lutas e as pautas dos movimentos do campo e com os pequenos e médios produtores rurais. Então, tá!


Magrela bem na fita


A maioria dos ciclistas usa a bicicleta como transporte, para ir ao trabalho (88,1%), e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Os números constam da pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro. O estudo revelou que 61,8% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há menos de 5 anos. A maior parte (56,2%) leva entre 10 e 30 minutos em suas viagens, tem entre 25 e 34 anos de idade (34,3%) e renda entre um e dois salários mínimos (30%). E viva o “camelo”!


Novo emplumado


O senador Alessandro Vieira é o mais novo tucano do pedaço. Após deixar o Cidadania, o distinto anunciou a sua filiação ao PSDB, que em Sergipe ainda é presidido pelo médico e ex-senador Eduardo Amorim. A questão agora é saber se a legenda permanecerá sob a mesma direção ou se a presidência será entregue ao novo emplumado. Também não se sabe ainda se, agora no novo partido, Alessandro segue pensando em disputar o governo de Sergipe e se apoiará a pré-candidatura de Eduardo Amorim ao Senado. Aguardemos, portanto!


Mamando nas tetas


Com a proximidade da campanha eleitoral, nunca é demais alertar o eleitor sobre os políticos copa do mundo, que só aparecem de quatro em quatro anos para pedir votos. Quando eleitos, estes mequetrefes se preocupam apenas em defender os próprios interesses. Muitos deles são corruptos de carteirinha, que fazem da atividade política um meio para se locupletar. Lamentavelmente, enquanto não for feita uma reforma política séria nesse país e o povo continuar votando em troca de vantagens pessoais, políticos safados e corruptos vão permanecer mamando nas generosas tetas públicas. Crendeuspai!


Filosofia de Britto


Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Encontro lírico, esse, de uma tarde vadia com um olhar perdido”. Marminino!



bottom of page