top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Quem montará o palanque de Bolsonaro?


Ainda não há uma definição sobre quem vai montar o palanque do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Sergipe. Essa pergunta só pode ser respondida com segurança quando todas as candidaturas majoritárias forem confirmadas no estado. Por enquanto, o único postulante ao governo que se identifica com a direita é o advogado João Fontes (PTB), porém o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), tenta viabilizar a sua candidatura a governador. Caso o petebista e o itabaianense oficializem suas pretensões eleitorais, restará outra dúvida: em qual dos dois palanques Bolsonaro subirá? Neste caso, é provável que o inquilino do Palácio do Planalto prefira a estrutura montada por Valmir que, além de ser do seu partido, tem sido estimulado pelo próprio presidente a disputar o governo. Diferente de Francisquinho, João Fontes ainda tenta conquistar a simpatia dos bolsonaristas sergipanos, principalmente depois que, há bem pouco tempo, declarou não apoiar a reeleição do capitão de pijama. Home vôte!


Novo socialista


O presidente do PSB sergipano, Valadares Filho, não esconde a alegria com a chegada ao partido do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: “Esta filiação foi um marco na história do nosso partido”, discursou. O político paulista trocou o PSDB pelo PSB para ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula da Silva (PT). Para Vavazinho, o novo filiado fortalece o PSB e a aliança com partidos de esquerda, na busca por um novo modelo de governo para o Brasil. Então, tá!


Ministra na terrinha


E quem deve dar com os costados, amanhã, em Sergipe é a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A fidalga vem entregar títulos permanentes de posse da terra às famílias do Projeto Jacaré-Curituba, localizado no semiárido sergipano. Cerca de 9 mil pessoas moram nas 40 agrovilas do Jacaré-Curituba. Após ser recebida pelo governador Belivaldo Chagas, a ministra se desloca ao sertão do estado, onde cumprirá a agenda. A entrega dos títulos de propriedade será por demais importante, pois trará segurança jurídica aos que ocupam os lotes destinados à agricultura irrigada. Marminino!


Petistas festejam


Os petistas estão sorrindo de orelha a orelha porque o ex-procurador de Justiça, Deltan Dallagnol foi condenado a indenizar o ex-presidente Lula da Silva (PT) por acusa-lo sem provas. Segundo o senador petista Rogério Carvalho, Deltan, “que já é investigado por tentar desviar recursos da Petrobras para uma ‘fundação’, é mais uma vez desmascarado na vexatória coletiva do PowerPoint. É o triste fim da farsa de Moro e sua trupe”. Por sua vez, o novo deputado federal Márcio Macedo (PT) afirmou sobre o caso que “quando a verdade chega, é uma vitória atrás da outra”. Ah, bom!


Juíza homenageada


A juíza de Direito Rosa Geane do Nascimento, coordenadora da Mulher, da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe, foi agraciada com o Diploma Bertha Lutz, de defesa dos direitos da mulher. A entrega da honraria ocorreu no Senado, em sessão por demais concorrida. A indicação para homenagear a magistrada sergipana foi da senadora Maria do Carmo Alves (União Brasil). Ao sugerir o nome da doutora Rosa Geane, a parlamentar levou em conta o trabalho que ela tem feito, sobretudo, no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher. Para Maria do Carmo, a juíza “tem tido uma atuação de extremo destaque e merece todas as honrarias”. Certíssima!


Tapa na macaca


O porte de drogas para consumo próprio não poderá ser considerado para agravar a pena se a mesma pessoa for flagrada novamente com a mão na “massa”. O caráter de reincidência desses casos já foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça. No entendimento dos ministros do STJ, “a punição deve se limitar a advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade ou participação em curso educativo”. Arre égua!


Até quando?


Tendo assumido o comando do PTB há poucos dias, o advogado João Fontes vai tentar pela segunda vez se eleger governador de Sergipe. A primeira tentativa ocorreu no pleito de 2006 pelo PDT, quando foi votado por apenas 2% do eleitorado. O vitorioso naquela eleição foi o então prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), eleito no 1º turno, com 52,46% dos votos. Irrequieto, João Fontes está em seu 6º partido. Antes de virar petebista de carteirinha, o pré-candidato foi filiado dos PL, PSB, PT, PDT e PPS, tendo sido presidente estadual do PL e do PPS. Resta saber até quando o distinto permanecerá no PTB. Crendeuspai!


Dois mais dois


Pesquisa feita com jovens que terminaram o ensino médio mostra que há uma desconexão entre o que é ensinado nas escolas e os conhecimentos exigidos na vida adulta. Elaborado pela Fundação Lemann, o estudo revela que no campo do raciocínio lógico os jovens não dominam conteúdos básicos da matemática, têm dificuldades com estimativas de valores, com cálculos de descontos e reajustes, e para ler planilhas e gráficos. Uma lástima!


Defesa da educação


E o pré-candidato a governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), disse ser “inadmissível o Ministério da Educação virar um balcão político”. Deputado federal, o pessedista lamentou a denúncia de que dois pastores estariam intermediando recursos do MEC para prefeituras, desde que estas se disponham a ajudar igrejas evangélicas. Segundo Mitidieri, diferente do que pensam alguns, a educação é um direito de todos e o MEC existe para executar uma política educacional de qualidade. É vero!


Bico seco


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) quer explicações da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para as constantes falta d’água no interior do estado. Para tanto, o cidadanista propôs à Assembleia que convoque o presidente da estatal, Carlos Fernandes de Melo, para explicar os motivos de tamanha escassez do precioso líquido. No entendimento de Georgeo, a convocação também permitirá que o presidente da Deso informe aos deputados sobre quais ações estão sendo feitas para reduzir as rotineiras faltas de água em boa parte dos municípios. Aff Maria!


bottom of page