top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Chapa puro sangue é sinal de fraqueza


A demora de alguns pré-candidatos ao governo em anunciarem seus postulantes à vice demonstra dificuldades de articulação com os aliados. Já se fala numa possível chapa puro sangue do PT, permitindo suspeitar que os petistas não estão conseguindo atrair em outro partido um parceiro para o pré-candidato Rogério Carvalho. O PTB já colocou na rua a chapa puro sangue João Fontes, governo, e Denise Leal, vice. Ao longo dos anos, os sergipanos elegeram governadores e vices de partidos diversos. Foi assim com Marcelo Déda (PT), Jackson Barreto (MDB) e Belivaldo Chagas (PSD). A última chapa puro sangue eleita em Sergipe foi no distante 2002. Era encabeçada pelo saudoso João Alves Filho (PFL), tendo como vice Marília Mandarino (PFL). Portanto, se o PT homologar o nome de um seu filiado como vice de Rogério deixa claro que não conseguiu garimpar em seu arco de alianças um político forte eleitoralmente para disputar a vice-governadoria. Simples assim!


Delegada ameaçada


A delegada de Polícia Danielle Garcia foi ameaçada de morte. O criminoso utilizou o Instagram para tornar público o seu desejo de eliminar a agente da lei, que também preside o Podemos em Sergipe, partido pelo qual é pré-candidata ao Senado. “Não tô querendo saber se você é policial! E sim tô ameaçando você!!!! Vou te matar”, escreveu o bandido. Em nota no mesmo Instagram, Danielle lembrou não ser essa a primeira vez que ela é ameaçada e garantiu que “nenhuma espécie de intimidação vai ser capaz de parar a minha atuação”. Misericórdia!


Quase decidido


Amigos do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), garantem que ele praticamente já decidiu disputar o governo estadual, faltando definir apenas quem estará ao seu lado como candidato a vive. A chapa majoritária encabeçada pelo itabaianense teria como postulante ao Senado o médico Eduardo Amorim (PL). Ainda segundo os aliados de Francisquinho, a candidata a vice poderá ser a vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota). A distinta deverá dizer “sim” ao convite da turma do PL ainda esta semana. Aguardemos, portanto!


Escravidão no campo


Cerca de 60% dos trabalhadores rurais atuam na informalidade e com salários menores que os formais. Segundo o IBGE, além da perda de garantias trabalhistas, os baixos salários são preocupantes. A pesquisa revela que 78,5% dos trabalhadores assalariados rurais informais têm rendimento médio mensal de até um salário mínimo, sendo que quase metade desse total (33,9%), recebe menos de um salário. Só Jesus na causa!


Sergipe bem na fita


O novo presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, garante que novas fronteiras petrolíferas “como a Margem Equatorial, serão importantes para o futuro, destacando-se a Bacia de Sergipe-Alagoas”. No discurso de posse, Mauro Coelho afirma que o objetivo da estatal é trabalhar em aderência ao plano estratégico, com foco em ativos em águas profundas e ultraprofundas e a continuação dos desinvestimentos de ativos maduros em terra e no mar. Em fevereiro último, a sonda West Saturn, da Seadrill, iniciou a perfuração do primeiro de dois poços exploratórios na Bacia de Sergipe-Alagoas, trabalho feito em lâmina d’água de 3.093 metros. Cruzes!


Memorial visitado


A senadora Maria do Carmo Alves (UB) visitou o Memorial Raymundo Juliano, localizado no prédio do Sesc no centro de Aracaju: “Mais um cantinho do nosso Sergipe que vale a pena conhecer. É uma verdadeira viagem no tempo”, afirmou dona Maria. Inauguradas em 2021, as instalações do Sesc levam o nome de um dos maiores empreendedores sergipanos. Raymundo Juliano atuou nos ramos de comunicação, comércio varejista, atacadista e distribuidor, comércio de veículos, combustíveis, hotelaria, construção civil e agronegócio. Um bom exemplo a ser seguido!


Suplente na espera


Pré-candidato a governador de Sergipe, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) somente deverá se licenciar da Câmara lá pra junho, visando se dedicar ainda mais à campanha eleitoral. Enquanto isso, o suplente Alexandre Figueiredo (PSD) se prepara para substituir Mitidieri em Brasília. Terá, nos momentos de dúvidas, a orientação do pai e o ex-deputado federal Benedito Figueiredo (MDB). Esta informação é do blog Primeira Mão.


Sem morte


O governador Belivaldo Chagas (PSD) comemorou o fato de Sergipe não ter registrado mortes causadas pelo coronavírus nestes sábado e domingo. “Com as graças de Deus e o trabalho das nossas equipes, mais uma vez, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde não registrou óbitos pela Covid-19 em Sergipe”, frisou Chagas. O governador lembrou, ainda, ter sido esta a terceira vez no feriadão da Semana Santa que não se registrou morte provocada pela doença no estado. Tomara que este seja um sinal de que a Covid-19 está batendo em retirada. Oremos!


Uso abusivo


Pelo menos 1% da população usa tranquilizantes de maneira abusiva. É o que atesta pesquisa coordenada pelo psiquiatra Ivan Mário Braun. Segundo o estudioso, em função das restrições impostas aos motoristas sobre o consumo álcool, existem pessoas que usam comprimidos para obter efeitos semelhantes àqueles alcançados com a ingestão de bebidas alcoólicas, pois a detecção pelo bafômetro dessas substâncias no organismo é mais difícil que a do álcool. Danôsse!


Fase de engorda


Para os políticos clientelistas esta é a fase de engordar o gado. É a hora de botar o melzinho na chupeta das lideranças políticas para que estas adocem a boca do eleitorado. Alguns pré-candidatos com mandatos federais transformam as emendas parlamentares em ração para alimentar o rebanho, manter iludida a plebe rude e ignara. Certos pré-candidatos batem pernas pelo estado para conhecer o tamanho do rebanho e o custo para engordá-lo até o abate, na eleição de outubro. Por isso, tantas idas e vindas dos políticos ao interior. Afinal, quem engorda o gado é o olho do dono. Home vôte!


Sem novidades


A executiva nacional do MDB ainda não definiu com quem ficará o partido em Sergipe. Desde que decretou intervenção no diretório estadual, a direção emedebista analisa se entrega a legenda ao grupo liderado por Jackson Barreto ou ao pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Nesta última hipótese, o partido seria transferido para a oposição ao governo e JB teria que se contentar em disputar uma cadeira na Câmara Federal. A previsão é que a direção nacional defina até o final do mês qual palanque o MDB subirá em Sergipe. Marminino!



bottom of page