top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Não há favoritos na sucessão estadual


Apesar da torcida de eleitores apaixonados por este ou aquele pré-candidato, não existe favorito na disputa pelo governo de Sergipe. Enquanto os partidos não definirem com quais chapas vão à campanha, é impossível dizer quem vencerá o pleito deste ano, pois além do pré-candidato ao Executivo, é preciso saber quais os postulantes a vice e ao Senado. As candidaturas proporcionais também são importantes nas disputas majoritárias e elas ainda não são conhecidas do grande público. Enquanto todos os candidatos não forem definidos nas convenções, não há como avaliar a força dos grupos políticos envolvidos nas eleições de outubro. Portanto, até que seja dada a largada oficial para a campanha, será muito arriscado apostar em nomes e muito menos na vitória de alguém. Marminino!


Ameaça condenada


A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza (PSD), condenou a ameaça de morte sofrida pela delegada de Polícia e presidente estadual do Podemos, Danielle Garcia. Também delegada, a peessedista disse que não poderia deixar de oferecer sua solidariedade à colega de profissão: “É inadmissível que num Estado Democrático de Direito, tenhamos essa situação, seja pelo exercício de uma profissão ou por convicções políticas”, afirmou Katarina. Danielle foi ameaçada de morte pelas redes sociais e usou o instagram pra informar que “nenhuma espécie de intimidação vai ser capaz de parar a minha atuação”. Aff Maria!

Mundo da fantasia


Existe algo em comum entre o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu ex-ministro da Justiça, ex-juiz Sérgio Moro (UB): ambos se acham parecidos com personagens de ficção metidos a valentões. O capitão de pijama vive se comparando ao desenho animado Johnny Bravo, um louro musculoso, estúpido, egocêntrico e vaidoso. Já o ex-magistrado que virou político tem insinuado ser parente de Tony Stark, codinome do Homem de Ferro, criado pela Marvel. Tamanho devaneio, nem Freud explica. E ainda dizem que esse Brasilzão tem jeito. Misericórdia!


Dívida da discórdia


Sempre que pode, o prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PP), lembra ter herdado de seu antecessor uma dívida de R$ 200 milhões. Embora diga ser seu dever prestar contas aos socorrenses, o alvo do gestor ao citar esse débito é o deputado federal e ex-prefeito socorrense Fábio Henrique (UB). O reverendo festeja o fato de ter conseguido negociar e parcelar o débito herdado, pagando com recursos próprios e sem contrair novos empréstimos. Ah, bom!


Nova aracajuana


A vereadora Linda Brasil (Psol) é a mais nova cidadã aracajuana. Autor da homenagem, o vereador Nitinho Vitale (PSD) não economizou nos elogios à colega parlamentar: “Uma pessoa batalhadora, que veio do povo, lutou, enfrentou a diversidade e agora está como vereadora, lutando por sua causa”, discursou. Nascida em Santa Rosa de Lima, Linda Brasil mora em Aracaju há 35 anos, cidade onde se gradou em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Sergipe. A vereadora agradeceu a homenagem e disse que sempre se sentiu filha de Aracaju. Supimpa!


Povo motorizado


Estudo do IBGE mostra que 697 mil pessoas, ou seja, 45,5% dos habitantes de Sergipe dirigem algum tipo veículo. A motocicleta é opção para 32% da população, enquanto os carros estão presentes nas vidas de 13,3% dos sergipanos. A pesquisa apurou também que 69,7% informaram sempre usarem o cinto de segurança no banco da frente quando dirigem ou são passageiros. Quanto ao banco de trás, somente 31,7% dos entrevistados disseram usar o cinto de segurança. Home vôte!


Apoio e traição


Aliados do pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) vivem alardeando que, por contar com o apoio de grande número de prefeitos, ele é favorito para ganhar as eleições. Aqui pra nós, é bom Mitidieri não sentar na sombra pensando com já está eleito devido a estas anunciadas adesões. Em 2018, o candidato a senador André Moura (PSC) recebeu o apoio de quase 50 prefeitos, porém quando as urnas foram abertas o distinto estava derrotadinho da Silva Xavier. Político experiente, Fábio deve levar em conta que em política, trair e coçar é só começar. Danôsse!


JB quer definição


Após passar a Semana Santa descansando no litoral de Alagoas, o ex-governador Jackson Barreto viajou à Brasília para se reunir com a direção do MDB. JB quer uma definição sobre quem mandará na legenda em Sergipe, pois depende disso para sacramentar a sua pré-candidatura ao Senado. Desde que o diretório estadual do MDB sofreu intervenção, ninguém sabe em qual palanque a legenda subirá. Caso Jackson consiga o comando da sigla, os emedebistas ficarão no barco governista. Do contrário, terão que embarcar na canoa do PT. Crendeuspai!


Debate petista


O PT realiza, amanhã, em Aracaju, um debate sobre a conjuntura nacional. Marcado para às 16h30, o evento também tratará sobre os comitês populares para a campanha deste ano. Serão debatedores o economista João Pedro Stédile, do MST, o pré-candidato a governador Rogério Carvalho e o presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel. Devem participar do debate vereadores, prefeitos, vices e presidentes municipais do partido. Esta informação é do blog Primeira Mão.


Janela fechada


Terminou ontem o prazo para os partidos políticos atualizar sua lista de filiados junto ao Tribunal Superior Eleitoral. As novas listas de filiação partidária devem especificar todos que se filiaram às agremiações até o último dia 2, data limite da janela partidária, aberta para permitir a filiação de quem pretende se candidatar este ano. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro, enquanto um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais acontecerá em 30 de outubro. Então, tá!


Recorte de jornal



Publicado no jornal aracajuano Diário da Tarde, em 3 de dezembro de 1937.

bottom of page