top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Políticos sergipanos fazem o jogo de espera


A demora para que as chapas majoritárias sejam fechadas faz parte do jogo de espera praticado pelos partidos. As legendas estão negociando possíveis alianças, enquanto aguardam que os adversários coloquem as cartas na mesa. Prova disso tem sido dada pelo grupo da situação: inicialmente, se prometeu anunciar o pré-candidato ao Senado este mês, mas já se divulgou que o nome só deve ser conhecido em maio. Ocorre o mesmo com o PT, a ponto de as más línguas suspeitarem que a pré-candidatura ao governo de Rogério Carvalho poderá ir para o vinagre visando atender a um acordo nacional do PT com o PSD. Há tempos, o PL insinua que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, será seu candidato a governador, porém o itabaianense tem preferido esperar para ver como é que fica. Os pré-candidatos ao governo Alessandro Vieira (PSDB) e João Fontes (PTB) também continuam com as suas chapas majoritárias em construção. Portanto, não se surpreenda se este jogo de espera prosseguir até bem próximo às convenções, lá para o final de julho. Marminino!


Cheque em branco


O perdão da pena concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB) “padece de inconstitucionalidade autoevidente”. Quem pensa assim é professor Carlos Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal. Segundo o constitucionalista sergipano, “indulto não é cheque em branco”. Ayres Britto ensina que o indulto não pode perdoar crimes qualificados pela Constituição Federal como especialmente danosos para a coletividade, a exemplo de atentado contra o Estado Democrático de Direito, praticado por Daniel Silveira e motivo

de sua condenação pelo STF. Cruzes!


Estranho silêncio


Alguém sabe o motivo da apatia do Movimento Não Pago sobre o provável reajuste do preço da tarifa de ônibus da Grande Aracaju? Entrevistado outro dia por uma emissora de rádio, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) disse que vem pensando em majorar o valor da passagem dos coletivos. Em anos anteriores, a galera do “Não Pago” fez muito barulho contra o reajuste da tarifa, queimou pneus e até tirou chinfra com o prefeito, gritando pelas ruas da capital a seguinte palavra de ordem: “Edvaldo, almofadinha, quero ver você andar no Tijuquinha”, numa referência ao povoado sancristovense pessimamente servido de ônibus. Misericórdia!


Candidatura negada


Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: “Ao contrário do que se divulgou, a jornalista Yasmin Déda (PT), filha do saudoso ex-governador Marcelo Déda (PT), não será candidata nas eleições deste ano. Ela mesma garantiu que pretende postular a qualquer cargo eletivo. Filiou-se, segundo disse, por querer fazer parte da campanha eleitoral mais diretamente, porém isso não significa dizer que vai se candidatar. Portanto, apenas a viúva de Déda, vice-governadora Eliane Aquino (PT), estará nos palanques como candidata a deputada federal. Por enquanto, frise-se”. Aff Maria!


Encontro de gerações


O presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), foi presenteado com o livro “Tempo de Travessia” pelo autor e ex-senador Francisco Rollemberg. Membro da Academia Sergipana de Letras, o veterano político visitou o emedebista na companhia do presidente da ASL, Anderson Nascimento, e do mais novo imortal Igor Albuquerque, que vem a subsecretário-geral da Mesa Diretora do Legislativo sergipano. Os três acadêmicos agradeceram a Luciano a boa relação mantida pela Assembleia com a Academia. Supimpa!


Cozinhando o galo


Quase nada do que se diga ou escreva agora sobre as eleições deste ano terá validade em julho ou agosto, quando os partidos vão realizar as convenções para oficializar as candidaturas. Até lá, as lideranças políticas continuarão cozinhando o galo, pois ninguém vai querer imitar o peru e morrer politicamente de véspera. Portanto, algumas pré-candidaturas majoritárias postas nas ruas não passam de desejos de pavões velhos em conquistar a maioria do terreiro. Nessa preliminar da campanha, só não é permitido pisar em falso. Quem o fizer termina depenado, tal qual galinha de granja em dia de feira. Arre égua!


Transferência do título


Esta informação interessa a quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral. Caso queiram votar nas eleições de outubro, estas pessoas devem solicitar até o próximo dia 4, a emissão do documento pelo sistema TítuloNet. Neste mesmo dia, vence o prazo para que eleitoras e eleitores façam operações de transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral. Você tá nessa? Então se apresse!


Cassado, mas nem tanto


Embora tenha sido cassado em última instância há quase dois meses, o deputado federal Valdevan Noventa (PL) continua exercendo o mandato como se nada tivesse acontecido contra ele. A presidência da Câmara foi informada sobre a cassação, dias após a decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral, mas parece ter feito vistas grossas para o comunicado. Será? Enquanto o suplente Márcio Macedo (PT) espera sentado para assumir o mandato, Valdevan segue usufruindo de todas as mordomias parlamentares. Estaria o Legislativo afrontando o Judiciário ou há outro motivo para que a decisão do TSE não seja cumprida? Home vôte!


Formação política


O Programa Muda Sergipe, criado pelo mandato do senador Alessandro Vieira (PSDB), acaba de formar mais um grupo de lideranças populares residentes em 16 municípios sergipanos. Todas foram capacitadas para fiscalizar e propor soluções para os principais problemas vividos em suas localidades. Um dos principais resultados do 'Muda Sergipe' é o desenvolvimento de um Projeto de Lei para estímulo à doação de sangue, medula e órgãos. “É preciso fortalecer os grupos e as redes de pessoas conscientes sobre as necessidades da população”, discursa Vieira. Então, tá!


Ficou pra depois


Ficou para o mês que vem o anúncio da pré-candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) a governador. O distinto prometeu abrir o jogo na próxima segunda-feira, durante uma entrevista coletiva em Aracaju. Segundo ele, “chegou o momento de implementar um novo modelo de gestão pública” no estado. O homem também revelou que a sua pré-candidatura “é um caminho sem volta”. Há quem afirme, contudo, que a filiação ao PL do pré-candidato ao Senado, Eduardo Amorim, complicou o projeto de Valmir, pois a tendência do partido é privilegiar o novo filiado, que vem a ser irmão do manda chuva do PL, Edvan Amorim. Danôsse!


bottom of page