top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza


Eleições em Sergipe estão indefinidas


As eleições estão completamente indefinidas em Sergipe. Pelo menos é o que se conclui diante do desinteresse da maioria da população por este assunto. Bom exemplo disso é a pesquisa realizada pelo Instituto França e registrada no TSE sob o número SE-01064/2022. Ela mostra que os percentuais de quem marcou “branco”, ‘nulo” e “indeciso” são enormes. Feita entre os dias 3 e 17 deste mês, em 75 municípios e tendo ouvido 1.201 eleitores, a consulta revela, na modalidade espontânea, que aqueles ainda sem candidatos e os dispostos a não votar em ninguém superam em muito a soma das intenções de votos para os nove nomes citados pelos entrevistados. Essa indecisão é normal nesta fase de pré-campanha, quando algumas candidaturas majoritárias ainda estão indefinidas. Ademais, neste momento, a população sergipana está muito mais preocupada com a carestia dos alimentos, os constantes reajustes nos preços dos combustíveis, os festejos juninos, etcétera e tal. Diante deste cenário, é aconselhável evitar fazer apostas antes da hora, pois, pelo andar da carruagem, o quadro só começará a ser definido depois das convenções partidárias. Aff Maria!


Petista sonhador


E o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) promete lutar por um Sergipe “do tamanho dos nossos sonhos”. Ah, bom! O distinto garante que, de mãos dadas com o presidenciável Lula da Silva (PT), “temos a capacidade de transformar as dificuldades em conquistas porque somos o povo”. Por fim, Carvalho afirma que o estado lhe chama para viver um novo tempo: “O tempo das oportunidades e desenvolvimento. O tempo do amor”, discursa. Resta saber qual é o tamanho do sonho de Rogério Carvalho. Crendeuspai!


Abaixo o preconceito!


Pesquisa de “Gênero e Número” mostra que 51% dos LGBT+ já sofreram algum tipo de agressão. Entre quem disse ter sido vítima, as mulheres lésbicas foram o maior grupo (57%), seguidas por trans e travestis (56%), gays (49%) e bissexuais (44,5%). Segundo a consulta popular, as formas mais comuns de agressão foram violência verbal (94%), tratamento discriminatório (56%), assédio moral (54%) e violência física (13%). Desconjuro!


Enxugando gelo


O deputado federal Fábio Henrique (UB) não acredita que as recentes medidas aprovadas pelo Congresso conseguirão estancar os aumentos dos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha. Segundo o parlamentar, o Brasil está enxugando gelo: Acabamos de votar a redução do ICMS dos combustíveis pensando que o preço da gasolina iria baixar. Vem a Petrobras e anuncia um novo aumento”, afirma. Segundo o deputado, a solução para este problema não é demitir o presidente da Petrobras. Mas deixar de vender a gasolina e o diesel com base no dólar. Por fim, Fábio Henrique faz uma advertência ao presidente da República: “Acorda, Jair Bolsonaro”. Home vôte!


Vacina suficiente


A Secretaria da Saúde de Aracaju começa a aplicar hoje, da 4ª dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima dos 35 anos de idade. A medida foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), após reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). Também ficou definida a recomendação do uso de máscaras na capital por pessoas que estejam com síndromes gripais, com mais de 60 anos ou imunossuprimidos em locais fechados. O pedetista garante que existem vacinas em número suficiente em todas as unidades de saúde da Prefeitura. Supimpa!


Campanha curta


Para alegria da população, que detesta barulho de carros de som e horário eleitoral gratuito, a campanha política deste ano só deve começar mesmo para valer no início de agosto. Pior para os cabos eleitorais, que terão menos tempo para extorquir os candidatos, com a falsa promessa de garantir milhares de votos. Com pouco tempo para convencer o eleitorado, a maioria dos concorrentes vai tentar tirar o atrasado, caluniando os adversários e fazendo todo tipo de promessas. Tomara que o eleitor esteja consciente para reprovar nas urnas os candidatos que acham ser a política uma maneira fácil para se locupletar. Danôsse!


Transparência


O pré-candidato a deputado federal Nitinho Vitale (PSD) defende a importância de o Brasil possuir, cada vez mais, órgãos e portais da transparência eficientes e modernos para auxiliar no combate à corrupção. “A transparência, inclusive, é um dos pilares das gestões de parlamentar na Câmara Municipal de Aracaju”, diz o pessedista, que vem a ser o presidente do Legislativo aracajuano. Segundo ele, a população tem direito de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, inclusive podendo contribuir no combate à corrupção. É vero!


Big Brother


Cuidado com o que você faz nas ruas, praças e avenidas de Aracaju. Para flagrar os mal feitos, a Secretaria de Segurança Pública conta com a ajuda de câmeras instaladas em vários pontos da capital. O objetivo é prevenir delitos e prender criminosos em tempo real. Somente na semana passada, a Polícia prendeu três pessoas após terem sido flagradas pelas câmeras vendendo drogas no centro da cidade e roubando uma pessoa na ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros. Abra o olho!


Botou o PT no pau


O PSDB em Sergipe pediu à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que apure o uso de disparos em massa de mensagens no WhatsApp pelo pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Segundo a representação tucana, a publicidade do petista foi disparada por números de telefone cadastrados fora do Brasil. O PSDB afirma que tal comportamento afronta a legislação eleitoral e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Por fim, o partido revela que “o emprego de recursos ou valores para financiar serviços proibidos pela legislação pode ser caracterizado como crime”. Misericórdia!


Covid cancela evento


Foi cancelada uma audiência pública de prestação de contas da Secretaria da Fazenda de Aracaju que estava agendada para ontem. Motivo: o secretário Jeferson Passos não pode comparecer à Câmara Municipal por ter testado positivo para a Covid-19. No último dia 9, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), também foi acometido pela doença. Tanto ele quanto o secretário apresentaram sintomas leves por terem sido vacinados contra o coronavírus. A Câmara de Aracaju informou que uma nova data para a audiência será marcada posteriormente. Então, tá!


bottom of page