top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



E se Jackson fosse candidato a vice?


Faltando poucos dias para a definição da chapa majoritária, os governistas pisam em ovos para evitar o estouro da boiada, que pode ser provocado por quem for descartado do processo. Embora só haja disputa interna para a vaga de senador, tanto Jackson Barreto (MDB) quanto Laércio Oliveira (PP) podem chutar o pau da barraca caso sejam preteridos. Uma alternativa para manter a unidade do barco seria convencer JB a disputar a vice-governadoria. Antes, porém, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), teria que abrir mão de indicar o ou a postulante à vice. Esta fórmula deu certo em 2010, quando o saudoso Marcelo Déda (PT) disputou a reeleição. Naquele ano, Jackson, Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB) “brigavam” para concorrer às duas vagas do Senado pelo bloco governista. Visando evitar o temido estouro da boiada, o grupo convenceu JB a se candidatar a vice. Resultado: os quatro foram eleitos. A questão é saber se, neste momento, há bom senso entre os governistas para costurar com sucesso tão delicado acordo. Aguardemos, portanto!


Tá no páreo


Reunidos ontem em Aracaju, os filiados do PL ficaram empolgados com a disposição do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), de lutar para viabilizar sua candidatura ao governo de Sergipe. O líder itabaianense tenta suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que o manteve inelegível por oito ano. Valmir anunciou que colocará seu nome à apreciação da convenção do PL, agendada para o início de agosto. A questão é saber se os ministros do Supremo Tribunal Federal vão desfazer a decisão do TSE contra Francisquinho. Marminino!


Esbanja otimismo


A delegada Danielle Garcia (Pode) esbanja otimismo com a sua pré-candidatura ao Senado. A fidalga garante que a boa receptividade dos sergipanos ao seu nome se deve à sua participação na disputa pela Prefeitura de Aracaju, em 2020. Segundo Danielle, ficou na cabeça das pessoas a coragem e determinação com que ela enfrentou os adversários. Durante a campanha deste ano, a delegada deve focar em temas como a luta pela igualdade feminina, segurança e saúde pública. Crendeuspai!


Novo deputado


Sergipe ganhou ontem, um novo deputado federal. É o advogado Alexandre Figueiredo (MDB), que substituiu Fábio Mitidieri (PSD), licenciado para se ocupar com a sua pré-candidatura ao governo de Sergipe. Logo após tomar posse, o emedebista votou no Projeto propondo mudanças da Lei Pelé. Entre as inovações do texto, estão novas exigências para clubes formadores de atletas e o aumento de penas para o racismo no esporte. Alexandre promete seguir “trilhando o nosso caminho para promover o progresso ao povo sergipano”. Então, tá!


Pau no ex-aliado


O pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) aproveitou o fato de o governo sergipano aparecer entre os três piores estados no quesito transparência para descer a lenha na gestão do ex-aliado Belivaldo Chagas (PSD). Segundo o petista, “é lamentável nos depararmos com tamanho retrocesso na transparência da gestão pública, uma política tão fundamental para o exercício da cidadania e a consolidação da nossa democracia”. O Índice de Transparência e Governança é publicado anualmente e avalia os poderes públicos a partir de critérios considerados essenciais para sua integridade. Misericórdia!


Programa de governo


Após definir as candidaturas a governador, vice e senador, o Psol sergipano agendou para a próxima segunda-feira um encontro com a militância visando apresentar o programa para governar Sergipe. Puro sangue, a chapa majoritária é composta pelos advogados Niully Campos, Demétrio Varjão e Henri Clay Andrade, respectivamente, postulantes ao governo a vice e ao Senado. Durante o encontro, também serão apresentados os pré-candidatos para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Ah bom!


Nova sergipana


A médica Juliana Silva Santana Pereira é a mais nova filha de Sergipe. Em sessão solene, ela recebeu na Assembleia Legislativa o Título de Cidadania. A deputada estadual Goretti Reis (PSD) foi a autora do Projeto de Resolução concedendo a honraria à profissional da saúde, que nasceu em Jacobina (BA), mas reside em Aracaju há quatro décadas. “Sou grata demais a Sergipe, pois foi aqui que construí a minha história”, discursou a mais nova sergipana. Supimpa!


Missa do Cangaço


Após dois anos sem ser realizada por causa da pandemia da Covid-19, a 25ª Missa do Cangaço volta a acontecer no próximo dia 28, data de aniversário do massacre de Angico. Há 84 anos, policiais comandados pelo tenente João Bezerra cercaram os 34 cangaceiros e cangaceiras e abriram fogo com metralhadoras portáteis, matando na hora “Lampião”, Maria Bonita e outras nove pessoas. Organizada pela jornalista Vera Ferreira, a missa está marcada para às 8h30, no Monumento Natural Grota do Angico, local da chacina. Vera vem a ser neta de Lampião e Maria Bonita. Prestigie!


Socorro em festa


O município de Nossa Senhora do Socorro festeja hoje os 158 anos de emancipação política. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura organizou uma vasta programação, composta de missa, culto evangélico e apresentações de bandas, artistas e grupos culturais. Localizado na Grande Aracaju, Socorro está entre os municípios mais populosos de Sergipe, sendo um importante colégio eleitoral com mais de 113 mil votantes. E é de olho nesse eleitorado que o prefeito Padre Inaldo (PP) lançou a pré-candidatura da esposa Carminha Paiva (Republicanos) a deputada estadual. Aff Maria!


Obra fake


A oposição está aproveitando o “derretimento” do asfalto novo no quilômetro 26 da BR-101, no município sergipano de Muribeca, para bater sem dó nem piedade no presidente Jair Bolsonaro (PL). Há dois meses, o capitão de pijama inaugurou justamente esse pedaço da BR-101 danificado pelas chuvas. O deputado federal João Daniel (PT), por exemplo, aproveitou o fato para acusar o governo federal de fazer “obras fakes. Além de inaugurar um trecho minúsculo, ainda fez a duplicação da rodovia com material de baixíssima qualidade”, fustigou o petista. Home vôte!


bottom of page