top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Em Sergipe, condenados se iludem que são elegíveis


Nem todos os políticos sergipanos que tiveram as suas inelegibilidades mantidas aceitaram a decisão do Judiciário e insistem em dizer que vão participar da disputa eleitoral. Entre os inconformados com as punições estão o ex-deputado federal André Moura (UB), o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), e o deputado estadual João Marcelo (PT). Mesmo tendo sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal por crimes de peculato, desvio, apropriação de recursos públicos e associação criminosa, Moura continua dizendo que será candidato. Por sua vez, Valmir vai recorrer contra a confirmação de sua inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, enquanto João Marcelo segue trabalhando a sua reeleição como se não tivesse inelegível da Silva Xavier. Francisquinho foi punido pela Justiça por abuso do poder econômico nas eleições de 2018. Já o deputado do PT recorreu ao TSE contra condenação aplicada pelo TRE e perdeu por sete a zero. O petista foi condenado por omissão de despesas e por ter estourado o teto de gastos quando era prefeito de Dores. Portanto, quem apostar que André Moura, Valmir e João Marcelo serão candidatos corre um sério risco de perder dinheiro. Misericórdia!


Palanque emprestado


Há quem jure que a pré-candidatura à presidência da senadora Simone Tebet (MDB) não decola nem que a vaca tussa. Pelo menos em 10 estados, incluindo Sergipe, o partido dela apoia abertamente o presidenciável Lula da Silva (PT). O presidente do MDB sergipano, Jackson Barreto, nunca escondeu a sua preferência pelo petista. Diante da forte rejeição dentro do próprio partido, quando esteve em Aracaju Simone Tebet pediu socorro ao pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB). O tucano prometeu à fidalga emprestar o palanque para ela pedir votos aos sergipanos. Crendeuspai!


Voto em trânsito


Eleitoras e eleitores que pretendem votar em trânsito devem ficar atentos ao prazo, que começou hoje, e aos procedimentos para fazer a solicitação. O voto em trânsito ocorre quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar, mas somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Essa possibilidade pode ocorrer no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 2 de outubro e, eventual segundo turno, marcado para o dia 30 do mesmo mês. Fique ligado!


Petista apoia Mitidieri


O prefeito de São Domingos, Jose Vagner Alves De Oliveira, o “Binho” (PT), anunciou o seu apoio ao pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). O petista garante que a sua decisão política significa o avanço de seu município e de Sergipe. “Binho” pediu ao povo que confie nele, em sua trajetória política e nas pessoas com as quais ele pretende trilhar novos horizontes juntos, numa referência a Mitidieri. O anúncio de apoio ao governista ocorreu em noite festiva, na casa do prefeito. Ah bom!

Oxigenando o partido

Presidente estadual do PDT, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, tirou o dia de ontem para fazer política. Foi a Boquim prestigiar a instalação do diretório municipal do partido. Segundo o líder pedetista, o evento mostra o crescimento e renovação do PDT em Sergipe. Por sua vez, o pré-candidato a deputado federal Luiz Roberto Dantas (PDT) ressaltou a importância de se eleger parlamentares comprometidos com o desenvolvimento de Sergipe. Presidente empossado da legenda em Boquim, Adilton Lima disse que pretende atrair a juventude para discutir novas ideias. Então, tá!

Insatisfação interna

Veja o que publicou a amiga Thaís Bezerra publicou no Jornal da Cidade: “Em dois partidos é grande a insatisfação interna. No MDB a grita é porque a direção nacional não decidiu com quem ficará a sigla em Sergipe. Caso permaneça nas mãos de Jackson Barreto, a legenda tanto pode continuar na situação quanto ir para a oposição. No PL, os pré-candidatos a deputado reclamam da demora do partido em apresentar um plano “B” para o caso de não se conseguir reverter a inelegibilidade do pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho. Essas indefinições nas duas legendas vão atrapalhar e muito os concorrentes proporcionais”. Aff Maria!

Propaganda enganosa

E os políticos, em sua maioria, não se cansam de divulgar ações positivas dos próprios mandatos. Gastam recursos públicos para propagandearem falsas verdades. Os distintos relacionam uma série de atividades parlamentares – muitas sem qualquer importância – e concluem dizendo que vivem suando a camisa em defesa do povo, principalmente dos mais pobres. Estranho seria se estes políticos admitissem que seus mandatos são medíocres, só beneficiam eles, os familiares e alguns poucos agregados. Home vôte!

Elas têm a força

As mulheres são a maioria do eleitorado sergipano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, do total de 1.671.80 votantes em Sergipe, 888.191 são mulheres. A maior faixa etária feminina está concentrada entre 45 e 59 anos, que corresponde a 215.219 eleitoras. O levantamento do TSE mostra, ainda, que o maior número de eleitores no estado possui entre 45 e 59 anos. São mais de 401 mil nessa faixa etária. Quanto ao grau de instrução, mais de 28% têm apenas o ensino fundamental incompleto e 7,35% do eleitorado possuem o ensino superior completo. Marminino!

Partidos em excesso

O pré-candidato a senador Mendonça Prado (PTB) está defendendo a redução do número de partidos. De acordo com o petebista, um dos aspectos negativos do nosso sistema político é “a exorbitância do número de legendas. Temos várias agremiações sem ideário definido ou base programática conhecida. Uma democracia forte depende de instituições autênticas e coerentes”, discursa Mendoncinha. Segundo ele, o Brasil precisa de menos partidos e mais seriedade. O pré-candidato tem razão: atualmente, estão registradas no TSE, exatas 31 siglas, enquanto outras 31 aguardam aprovação da Justiça Eleitoral. Só Jesus na causa!

Dia D de decisão

Os governistas se reúnem hoje, para definir os pré-candidatos a senador e à vice-governadoria. O encontro deve selar a sorte do deputado federal Laércio Oliveira (PP) e do presidente do MDB, Jackson Barreto. Ambos disputam pra saber qual dois será indicado pelo grupo para concorrer ao Senado. Quanto à pré-candidatura de vice, a favorita é a empresária Danusa Silva (PDT), esposa do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). A vice-prefeita da capital, Katarina Feitoza (PSD), também pode ser escolhida como parceira do pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Aguardemos, portanto!


bottom of page