top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



O jogo eleitoral vai começar pra valer


Com a realização das convenções, iniciadas ontem, os partidos estão dando um passo importante para o início da campanha. Até o próximo dia 5 todas as legendas terão que registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. Feito isso, já podem iniciar a propaganda eleitoral, com a realização de carreatas, comícios e distribuição de material gráfico. Com os times oficialmente escalados, os partidos vão partir para o tudo ou nada, realizar frenético corpo a corpo e, naturalmente, distribuir promessas mil, particularmente aos eleitores indecisos e desiludidos. Os candidatos a presidente, governador, senador e deputado vão se apresentar como salvadores da pátria, sem esquecer de alardear os defeitos dos adversários. Será um jogo duro, com direito a golpes baixos, pois a maioria dos políticos ainda acredita que as agressões verbais e as calúnias são as melhores armas para ganhar uma eleição. Tomara que o eleitor derrote quem pensa assim. Fique ligado!


Dia de decisão


Os governistas voltam a se reunir hoje para definir quem disputará o Senado. Concorrem à indicação o ex-governador Jackson Barreto (MDB) e o deputado federal Laércio Oliveira (PP). Diante do impasse, já há quem defenda que ambos sejam candidatos pelo grupo. Esta proposta não foi bem aceita por JB, que pediu num tempo para avalia-la melhor. A grande preocupação dos liderados pelo governador Belivaldo Chagas (PSB) é que, por falta de entendimento entre Jackson e Laércio, haja um racha entre os governistas, favorecendo as pré-candidaturas oposicionistas. Aff Maria!


Sergipe no vermelho


O pré-candidato a senador Eduardo Amorim (PL) garante que Sergipe está no vermelho. Ele revela que o estado saiu dos melhores indicadores para os piores: “Os dados estatísticos apontam que essa situação se agravou nos últimos oito anos em todas as áreas, principalmente, na economia”, fustiga. Após lamentar que “um estado que tinha a maior renda per capita do Nordeste há uma década, atualmente está entre os que mais devem à União e aos bancos”, o pré-candidato sentenciou: “Estamos prontos para transformar Sergipe”. Ah, bom!


BNB faz homenagem


O empresário José Augusto Vieira, dono do grupo Maratá, foi homenageado durante as celebrações pelos 70 anos do Banco do Nordeste (BNB). A comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento foi entregue ao filho do sergipano homenageado, o executivo Frank Reis Vieira. Também foram homenageados outros empresários de diversos segmentos que, em parceria com o BNB, desenvolveram negócios e geraram emprego nas últimas décadas. O poderoso grupo Maratá nasceu do transporte de fumo pelo Nordeste. Após 50 anos de história, a empresa lagartense se transformou em um dos grupos empresariais mais importantes da região. Supimpa!


Vai ajudar?


Você está pensando em doar dinheiro para algum candidato? Pois fique sabendo que as doações, inclusive pela internet, só podem ser feitas de duas formas. A primeira é através de transação bancária com a identificação do CPF do doador. A segunda hipótese é a doação ou cessão temporária de bens e/ou serviços estimáveis em dinheiro. Neste caso, o doador precisa demonstrar que é proprietário do bem ou o responsável direto pela prestação de serviços. Fique ligado para não ter problemas com a Justiça Eleitoral. Danôsse!


Lorota de candidato


Vejam algumas mentiras que nunca devem faltar no horário eleitoral gratuito: “Você me conhece”; “Se eleito for, vou construir mais escolas e casas populares”; “Podem vasculhar o meu passado, que não vão encontrar nada de errado!”; “Sou bem melhor do que os que aí estão!”; “Nesse bolso aqui nunca entrou dinheiro desonesto!”; “Vote em mim que você não se arrependerá”. Fique ligado para não ser enganado novamente por esse lero-lero. Marminino!


Metralhadora giratória


E o pré-candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB) apontou a metralhadora verbal para os adversários. Num só discurso, o fidalgo atacou Jackson Barreto (MDB), Belivaldo Chagas (PSD), Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT). Segundo o tucano, os postulantes ao Executivo do PSD e do PT representam a continuidade do desgoverno Belivaldo e da má gestão de JB: “São mais do mesmo”, fustiga. Vieira prossegue afirmando que os quatro políticos criticados por ele contribuíram para que Sergipe tenha os piores índices em todas as áreas. Misericórdia!


Mentira cabeluda


O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), ficou uma arara de raiva com a fake news propagada nos grupos de WhatsApp dando conta que a Polícia Federal estava na Prefeitura cumprindo mandado de busca e apreensão. Segundo o gestor itabaianense, não houve nada disso: “Na verdade, eu recebi uma visita cordial do desembargador do TRF-5, Élio Wanderley de Siqueira Filho e do juiz da Vara Federal de Itabaiana, Tiago Brasileiro”, explicou. Por fim, Adailton ameaçou processar os opositores que compartilharam a fake news. Crendeuspai!


Não se venda


Você sabia que quem vende o voto pode ser condenado a quatro anos de cadeia? O artigo 299 do Código Eleitoral prevê punição idêntica para o político safado comprador de consciências. A venda do voto se caracteriza pelo recebimento de dinheiro, cestas básicas, material de construção, emprego ou qualquer outro benefício. Não entre nessa!


Depende de uma liminar


Um renomado jurisconsulto sergipano comentou sobre a possibilidade de o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), conseguir registro para disputar o governo de Sergipe. Segundo ele, “apenas recorrer não é suficiente para tornar elegível. Ele tem que recorrer através de Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal Federal e tentar, através de ação cautelar, conseguir a concessão de liminar para obter o efeito suspensivo da decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Acho muito difícil conseguir essa liminar, mas não é impossível”, frisou o causídico. Esta informação é do blog Primeira Mão!


Democracia defendida


E o ex-governador Jackson Barreto (MDB) condenou as agressões que o capitão de pijama tem feito à democracia. Segundo JB, “defender os direitos sociais e democráticos faz parte de minha história! Os ataques antidemocráticos feito pelo presidente merecem repúdio! A nossa democracia merece o nosso apoio e proteção contra qualquer movimento que tente invalidá-la”, alertou. No mesmo tom de JB, a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), disse que as acusações feitas por Jair Bolsonaro (PL) de fraude no sistema eleitoral são uma afronta à democracia, às instituições como o TSE e à inteligência do povo brasileiro. Home vôte!



bottom of page