top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Debandada de Jackson apavora os governistas


O silêncio dos governistas sobre a desistência de Jackson Barreto (MDB) em disputar o Senado demonstra que o grupo sentiu o golpe. A preocupação maior dos agora ex-aliados de JB é que o distinto entre de corpo e alma na campanha do pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Caso isso ocorra, trará sérios prejuízos ao também postulante ao governo Fábio Mitidieri (PSD), pois Jackson tem forte penetração no eleitorado da Grande Aracaju, além de um discurso afiado. Sem ser candidato e, portanto, correndo risco zero, o emedebista pode virar a metralhadora giratória do PT, direcionada para os adversários de Rogério, particularmente para Fábio Mitidieri, que não mexeu uma palha em favor da pré-candidatura do emedebista. A maior prova de que os situacionistas estão apavorados com a decisão de Jackson em abandoná-los é o silêncio de todos eles. Passados quase três dias do ocorrido, ninguém deu um pio sequer sobre a decisão do ex-aliado, nem a respeito do futuro da coligação governista, agora sem a participação de Jackson Barreto. Misericórdia!


Indireta de Mitidieri


Ao prometer descentralizar a saúde, ampliando as especialidades nos hospitais do interior, o pré-candidato ao governo Fábio Mitidieri (PSD) critica indiretamente a gestão do aliado Belivaldo Chagas (PSD). Ora, quando garante ser possível oferecer às cidades interioranas uma saúde de qualidade, o pessedista insinua que o Executivo falhou nesta área. Aliás, o transporte diário de doentes para Aracaju escancara a ineficiência do atendimento médico-hospitalar oferecido pelo Estado. Por fim, se há recursos para tanto, por que o governo fechou a maternidade de Capela? Crendeuspai!


Vice de valmir


A vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota) será candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Valmir de Francisquinho (PL). O anúncio da parceria foi feito pelo próprio político liberal, durante um evento na periferia de Aracaju. A concretização da candidatura de Emília depende de um simples detalhe: Valmir conseguir anular a sua inelegibilidade. Portanto, o distinto tem até o começo do próximo mês para obter ao menos uma liminar que lhe garanta registrar a candidatura. Home vôte!


Vavá aposta na renovação


Veja o que publicou a amiga Thaís Bezerra no Jornal da Cidade: “O ex-governador pré-candidato a deputado estadual Antônio Carlos Valadares (PSB) pretende usar a renovação como seu lema de campanha. Para quem estranha a escolha desse discurso, Vavá tem a resposta na ponta da língua: ‘Renovar não se trata necessariamente de colocar algo novo, mas ter ideias e atitudes atualizadas, com base no que já aconteceu’, explica. Segundo o político de Simão, renovação e experiência andam lado a lado. Com tamanha experiência adquirida ao logo de seus 79 anos bem vividos, o veterano político não deverá ter dificuldade para se renovar”. Aff Maria!


Cavalice sem graça


As tradicionais cavalgadas realizadas em Sergipe expõem a crueldade como os animais são tratados. Ontem mesmo, o vereador Raimundinho do Tombo (PSB) promoveu um desses eventos sem graça no município de Salgado. O lamentável é que, na maioria dos casos, enquanto os participantes da festa de divertem, os cavalos passam todo o dia sem água, alimentação e descanso. Há casos de éguas prenhas serem massacradas por chibatas e afiadas esporas. Alguém precisa intervir contra isso para que as cavalgadas não fiquem cada dia mais assemelhadas à sangrenta e proibida farra do boi de Santa Catarina. Arre égua!


PT se reúne com JB


O PT vai se reunir com o presidente estadual do MDB, Jackson Barreto, visando discutir o possível apoio do emedebista e de seu partido ao pré-candidato a governador de Sergipe, Rogério Carvalho (PT). Esta informação é do presidente do PT, deputado federal João Daniel. Sobre a decisão de Jackson em não disputar o Senado, o líder petista disse ter sido “um gesto de um grande homem, que compreende a realidade, o momento político e tem clareza dos grandes desafios e ameaças que o Brasil vive. Jackson mostrou que tem lado”, frisou. Ah, bom!


Inelegível na festa


Embora inelegível, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), foi festejado pelo mestre de cerimônia da convenção nacional do PL como “candidato a governador de Sergipe”. Presente ao evento que homologou a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o político itabaianense foi saudado como “esse cabra arretado, gente boa demais”. Quem também prestigiou a convenção, realizada no Ginásio Maracanazinho, no Rio de Janeiro, foi o pré-candidato a senador Eduardo Amorim (PL). Com a inelegibilidade confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, Francisquinho tenta obter uma liminar para registrar a sua candidatura. Aguardemos, portanto!


Aeroporto é a saída


Dita em tom de brincadeira, a afirmação “o melhor hospital de Sergipe é passagem de avião para São Paulo” tem sido seguida ao pé da letra por quem possui condições financeiras. Nada demais que se procure aos melhores centros médicos do país para se tratar, porém a constância como nossas autoridades descartam os hospitais particulares de Aracaju comprova a falta de confiança delas nestas unidades. Quanto à rede pública de saúde, nem é bom falar, pois só recorre a ela o infeliz sem qualquer outra alternativa de tratamento. Só Jesus na causa!


Pobreza criminalizada


E a pré-candidata à Presidência da República, Vera Lúcia (PSTU) defende o fim imediato da atual política de segurança “que criminaliza a pobreza e promove um verdadeiro genocídio ao povo negro das favelas e periferias, em particular à juventude, envolvido ou não com o tráfico de drogas”. Identificada pelo PSTU como operária, mulher negra e socialista, esta sergipana por adoção propõe um basta ao genocídio do povo negro, prega o fim da guerra às drogas e defende o fim da militarização Polícia. Então, tá!


Os fora de combate


Desde o início da pré-campanha, alguns postulantes a cargos eletivos em Sergipe já foram postos fora de combate. Entre os ex-pré-candidatos por inelegibilidade estão o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL), o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), o deputado estadual João Marcelo (PT), o ex-deputado estadual Talysson de Valmir (PL) e a ex-deputada estadual Diná Almeida (Pode). Por decisão pessoal, deixaram a disputa eleitoral os pré-candidatos ao Senado Jackson Barreto (MDB) e Coronel Rocha (Mobiliza), enquanto o postulante ao governo Emmanuel Franco Filho teve a pré-candidatura abortada pelo próprio partido, o Mobiliza. Danôsse!


bottom of page