top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Em Sergipe, candidatos brigam por Lula


Dois candidatos ao governo de Sergipe estão se engalfinhando pelo direito de dizer que têm o apoio do presidenciável Lula da Silva (PT). Do partido do “Barba”, o postulante a governador Rogério Carvalho vive criticando o adversário Fábio Mitidieri (PSD). Este, por sua vez, alardeia que sempre votou no petista, foi contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e que ninguém o impede de levantar a bandeira lulista. Essa contenda promete novos rounds quando começar a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Claro que o candidato preferencial de Lula em Sergipe é Rogério Carvalho, porém este não pode impedir Mitidieri de anunciar voto no candidato do PT à Presidência. Por sua vez, o experiente Lula não vai gravar mensagem dizendo aos sergipanos que o candidato governista está impedido de votar nele, pois ninguém recusa apoio, principalmente de um grupo forte politicamente como é o do pessedista. Pelo visto, essa briga só favorece a Mitidieri, que ganha espaços na mídia toda vez que Rogério perde seu precioso tempo para dizer que é o único queridinho do líder petista. Misericórdia!


Candidato convencido


O empresário Sérgio Gama (MDB), candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Rogério Carvalho (PT), se disse muito empolgado com a campanha eleitoral: “Meu entusiasmo é imenso, meu engajamento total. Só entrei nesta disputa porque sei que faço a diferença”, discursa. Gama jura que a presença dele na chapa do petista incomodou e incomoda os adversários. Sérgio já prestou queixa à Polícia sobre as fakes news divulgadas contra ele e promete continuar denunciando quem espalha mentiras. Neófito na política, o distinto foi indicado para compor a chapa do PT pelo presidente estadual do MDB, ex-governador Jackson Barreto. Ah, bom!


Bateu em retirada


Como já era esperado, o médico Jorge Alberto (Pros) desistiu de disputar o governo de Sergipe. Bolsonarista de quatro costados, o suplicante bateu em retirada após seu partido ter abortado a candidatura presidencial visando apoiar o candidato Lula da Silva (PT). Segundo Jorge, diante da mudança dos integrantes da comissão provisória do partido Sergipe, “entendi que seria mais prudente retirar nossa candidatura”. Resta saber como fica Teixeira Caminhões (Pros), candidato a 2º suplente na chapa do postulante a senador Eduardo Amorim (PL) Agora apoiando Lula, a legenda do empresário não deve querer participar de uma chapa bolsonarista. Home vôte!


Vítima de golpe


A candidata a governadora de Sergipe, Niully Campos (Psol), divulgou nota alertando as pessoas para um golpe que está sendo aplicado na praça, usando sua foto e seu nome em perfil do WhatsApp. A advogada Niully informou não ter trocado o número de telefone celular. Segundo ela, golpistas estão enviando mensagens a pessoas próximas para pedir dinheiro. A candidata orienta que, caso alguém receba mensagens dessa natureza, é necessário desconsiderar e denunciar. O crime já foi registrado em boletim de ocorrência na Polícia Civil. Em julho passado, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), foi vítima desde mesmo golpe. Creindeuspai!


Imprensa de luto


Morreu ontem, em Aracaju, o jornalista Luiz Melo, 85 anos. Ele trabalhou no Correio de Sergipe e no Jornal da Cidade. Natural do município alagoano de Rio Largo, o comunicador trabalhou na Petrobras antes de ingressar no jornalismo. Melo sofreu um Acidente Vascular Cerebral no começo deste mês. Socorrido e levado para o Hospital da Unimed, em Aracaju, morreu ontem. O corpo do jornalista será sepultado, às 16h de hoje, na cidade de Riachuelo. Descanse em paz, amigo!


Inelegível não desiste


Mesmo inelegível, o ex-deputado estadual Talysson de Valmir (PL) continua pedindo votos para deputado federal. Nem a ação de impugnação de sua candidatura apresentada pelo Ministério Público Eleitoral o desestimulou. Aos eleitores, Talysson garante que pretende se eleger “para trabalhar muito por cada sergipano. Quero que o nosso povo se sinta representado em Brasília”, discursa. O ex-parlamentar teve o mandato cassado após o Tribunal Superior Eleitoral confirmar a condenação imposta a ele pelo TRE, sob a acusação de abuso do poder econômico nas eleições de 2018. O mesmo processo também determinou a inelegibilidade do pai dele e ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Só Jesus na causa!


Segue acamada


A deputada estadual Janier Mota (PSD) continua hospitalizada em Aracaju. Segundo a assessoria da parlamentar, o quadro clínico dela é estável, consciente e orientada, não tendo necessidade de usar leito de UTI. Os assessores da fidalga não informam o motivo da hospitalização, adiantando apenas que por recomendação médica, a deputada seguirá internada pelos próximos dias, devendo permanecer afastada das atividades parlamentares e políticas. Janier Mota é candidata a 1ª suplente do postulante ao Senado Laércio Oliveira (PP). Então, tá!



Fisco unificado


A Assembleia aprovou, ontem, o projeto de Lei unificando as carreiras tributárias de Sergipe. De autoria do governo estadual, a propositura organiza o quadro de pessoal do Fisco, com a criação de uma só carreira: a de Auditor de Tributos. O Projeto de Lei atende a uma reivindicação antiga da categoria, que contestava a existência de suas carreiras distintas com atribuições semelhantes. A partir da entrada da medida em vigor, o quadro de pessoal da Administração Tributária Estadual passa a ser composto por 473 cargos de provimento efetivo que englobam os cargos de Auditor Técnico de Tributos e de Auditor Fiscal Tributário. Legal!


Comitê tucano


O candidato ao governo de Sergipe, Alessandro Vieira (PSDB), inaugurou ontem, o seu comitê de campanha. O local escolhido pelo ilustre para centralizar as ações da coligação “Esperança na Mudança” foi o prédio onde funcionou o Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap). Localizado na zona sul de Aracaju, este imóvel é uma referência para os delegados de polícia Alessandro e Danielle Garcia (Pode), esta última candidata a senadora. Foram os policiais do Deotap que prenderam, em 2018, o então prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL), acusado de irregularidades no matadouro municipal. Marminino!


Vem aí o blá-blá-blá


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe reúne hoje, representantes de partidos, federações, coligações, rádios e TVs para definir a distribuição do horário eleitoral gratuito e a elaboração do plano de mídia das eleições. Serão indicadas as emissoras “cabeças de rede”, responsáveis pela geração dos sinais, acertada a ordem de veiculação da propaganda eleitoral, e definida a distribuição do tempo dos programas. A propaganda eleitoral gratuita começa no próximo dia 26 e só termina em 29 de setembro. Caso haja segundo turno, o blá-blá-blá político será transmitido de 7 a 28 de outubro. Danôsse!


bottom of page