top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



PT de Sergipe deixou a filha de Lula falando sozinha


A jovem Lurian da Silva, filha do presidenciável Lula (PT), deu um grito solitário contra o apoio de Clara Sukita, postulante a deputada estadual pelo PT, à candidatura de Laércio Oliveira (PP) ao Senado. “Enquanto dirigente do Partido dos Trabalhadores, militante e cidadã, não vamos admitir outro palanque”, reagiu a moça, residente em Aracaju há menos de três anos. É pouco tempo para ela conhecer as estranhas alianças políticas do PT sergipano. Até um dia desse, por exemplo, o partido era aliado do governo estadual e comia, sem reclamar, no mesmo prato do PP de Laércio Oliveira. Os petistas romperam com os antigos aliados não por discordar politicamente deles, mas porque o grupo rejeitou a candidatura do petista Rogério Carvalho ao governo estadual. Portanto, só a inexperiente Lurian estranhou o apoio do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, e da irmã Clara - uma petista de ocasião - ao candidato do PP. Tanto isso é verdade que a executiva estadual do PT e o próprio Rogério deixaram a aliada falando sozinha. Quer apostar uma mariola de goiaba como os petistas sergipanos vão continuar no palanque da família Sukita? Afinal, os irmãos capelenses têm muito mais votos do que a filha do “Barba”. Home vôte!


Mal avaliado


Pesquisa do IPEC coloca o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), entre os gestores estaduais com piores avaliações pelo eleitorado. O sergipano aparece na 25ª posição no ranking dos 27 governadores, portanto quase na lanterninha. Apesar de péssima, essa avaliação feita pelo antigo Ibope não deve ter tirado o sono de Belivaldo, pois ele não é candidato a nada nestas eleições. Quem não gostou disso foi o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD), que aposta justamente na popularidade de Chagas para se eleger em outubro próximo. Marminino!


Mandato ameaçado


Dependesse apenas do Ministério Público Eleitoral, o prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino (Cidadania), já tinha sido cassado. O MPE acusa o gestor de ter se beneficiado da forma abusiva como a sua campanha usou os meios de comunicação para desgastar os adversários. Diante disso, o Ministério Público pediu à Justiça que, além de Agripino, também casse o vice Júlio Cesar Ribeiro Prado e determine a inelegibilidade do publicitário e jornalista Leonardo Cesar Leal de Oliveira. Resta saber se o Poder Judiciário julgará esse processo antes que termine o mandato do prefeito e do vice. Creindeuspai!


Os Patos de Valdevan


Impedido de disputar a reeleição desde que foi cassado por abuso do poder econômico, o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) apoia dois Patos: o inelegível e ainda candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL), e o postulante a deputado estadual “Pato Maravilha” (PL), que vem a ser irmão do prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha (MDB). Nos adesivos deste último “Pato” consta, inclusive, a foto do apoiador Valdevan. Aliás, Noventa ainda acredita que conseguirá uma liminar lhe autorizando a disputar as eleições de outubro. A esperança é a última que morre. Aff Maria!


Candidato de Edvaldo


Enquanto espalham por aí que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), não entrou de cabeça na campanha do candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD), ele pede votos para o postulante a deputado federal Luiz Roberto (PDT). Ontem mesmo, o gestor bateu pernas pela periferia da capital levando seu candidato à tiracolo. Edvaldo rem dito por onde passa que Aracaju conhece a história de Luiz Roberto “e Sergipe merece o seu compromisso para trabalhar pelo estado”. Diante do entusiasmo de Nogueira com o candidato à Câmara federal, os governistas aguardam que ele também se envolva de corpo e alma na campanha de Mitidieri. Ah, bom!


Amigos do leite


Políticos das mais variadas matizes prestigiaram a 11ª Festa dos Amigos do Leite, realizada neste final de semana, no povoado Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo, município do semiárido sergipano. Entre eles estavam o deputado federal Bosco Costa e o filho Thalles Costa - ambos do PL - candidatos à reeleição e a deputado estadual. Aquele povoado é responsável por boa parte da produção da bacia leiteira de Sergipe, superior a mais de 100 mil litros de leite diariamente. Esta importante cadeia produtiva contribui significativamente com o fortalecendo a economia sergipana. Legal!


E tome promessas


Embora não seja santo, o povo está recebendo promessas por todos os lados. Os candidatos a governador, senador e deputado federal e estadual prometem mundos e fundos em troca de votos. Nenhum diz de onde virá o dinheiro para transformar Sergipe num paraíso, porém garantem que se os eleitores votarem neles não se arrependerão. Muitos desses santinhos do pau oco não passam de loroteiros, doidos por um mandato para encherem os bolsos com os recursos públicos. Como nos pleitos passados, o povo vai às urnas eleger um magote de candidatos, mesmo não acreditando nas mirabolantes promessas feitas no calor da campanha com o único objetivo de iludir os incautos. Só Jesus na causa!


Meninos mimados


Os candidatos a governador Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) parecem dois meninos mimados brigando pelo mesmo brinquedo. O petista vive dizendo que o presidenciável Lula é só dele. Faz até cara de choro quando o adversário espalha ser também eleitor do petista. Como se não tivessem coisas mais sérias para tratar, ambos vivem expondo fotos ao lado do candidato a presidente. Toda vez que o pessedista jura votar no presidenciável do PT, Carvalho repete que Lula só tem um time em Sergipe. Raposa velha, o “Barba” faz ouvidos de mercador, pois não vai abrir mão de votos por causa dessa birra tola. Misericórdia!


Correndo a sacolinha


O Sindicato dos Radialistas de Sergipe abriu uma vaquinha virtual para angariar recursos visando instalar a Rádio Imprensa/FM, uma emissora comunitária. Quem desejar contribuir, pode transferir a grana através do Pix 3096452@vakinha.com.br ou pelo site do Vakinha: http://vaka.me/3096452?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=3096452&utm_source=social-shares. Já autorizada a entrar no ar, a Rádio Imprensa/FM pertence aos Sindicato dos Radialistas, dos Bancários, dos Trabalhadores no Serviço Público, dos Trabalhadores no Transporte de Aracaju, do Centro Social e Cultural São João de Deus, da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Sergipe e da Quadrilha Junina Século XX. Contribua!


Abaixo o churrasco


Tomara que a informação a seguir sirva de consolo a quem não pode comprar sequer um pedacinho de carne bovina: a picanha, a fraldinha e a maminha assadas na brasa, símbolos de um bom churrasco, estão se tornando inimigas do clima. É que a carne, desde a criação do gado até a mesa, é responsável pela liberação de grande quantidade de gases que causam o aquecimento global. Segundo o Observatório do Clima, os impactos provocados pela agropecuária respondem por 69% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Diante disso, a recomendação é que o consumo de carne de boi seja menor e a produção mais eficiente. Então, tá!

bottom of page