top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Sergipe pode ter um inédito 3º turno das eleições


A depender da situação jurídica do candidato inelegível Valmir de Francisquinho (PL), Sergipe poderá realizar um inédito 3º turno das eleições. Basta que o político liberal dispute o pleito sub judice, seja vitorioso e, em seguida, perca os últimos recursos apresentados por ele ao Tribunal Superior Eleitoral. Em isso ocorrendo, as eleições serão anuladas e feitas outras em 40 dias depois, sem a participação de Valmir. Para muita gente, Francisquinho poderia evitar a possível ida dos eleitores pela terceira vez às urnas para escolher o futuro governador de Sergipe. Esse ponto de vista é equivocado, pois o candidato inelegível está apenas buscando o que entende ser seu direito, dentro do que prescreve a legislação, sem qualquer desrespeito à Justiça. Ora, não se pode penalizar o acusado por sua desesperada tentativa de reverter a inelegibilidade. Portanto, se Sergipe chegar ao extremo de ter que realizar o 3º turno das eleições não é por culpa do candidato do PL, mas dos congressistas que aprovaram a lei, permitindo se recorrer contra uma decisão judicial quase que infinitamente. Marminino!


Sinal 5G a caminho


A Anatel vai liberar para Aracaju, na próxima segunda-feira, o sinal do 5G puro. A ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz) oferece maior velocidade para baixar e enviar arquivos, estabilidade e menor tempo de latência (resposta). Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Todas as capitais do país deverão operar com a tecnologia 5G até o fim de novembro. Nas demais cidades, a ativação acontecerá de forma gradual até o distante 2029. Ah, bom!


Não desistiu


A vice-governadora Eliane Aquino (PT) vai recorrer contra a impugnação de sua candidatura a deputada federal. Ela teve o registro de candidata rejeitado pelo TRE, sob o argumento de que não se afastou a tempo dos conselhos estaduais. “Decidi recorrer em nome de todas as pessoas que me mandaram mensagens de apoio”, afirmou a petista. Eliane disse, ainda, ter se sentido apunhalada pelas costas com a decisão do PSD de solicitar à Justiça que impugnasse a sua candidatura: “Não adianta falar que tem carinho por mim e depois agir da forma que agiram”, reclamou a vice, se referindo ao partido do governador Belivaldo Chagas. Misericórdia!


Pobres de marré deci


Sergipe (30%) é o 5º estado brasileiro com mais famílias passando fome, perdendo apenas para Alagoas (36,7%), Piauí (34,3%), Amapá (32%), Pará (30%). A constatação é do segundo inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. A insegurança alimentar é dividida em três categorias: leve (quando o temor de faltar comida leva a família a restringir a qualidade dos alimentos), moderada (sem qualidade, há alimentos em quantidade insuficiente para todos) e grave (quando ninguém acessa alimentos em quantidade suficiente e se passa fome). Só Jesus na causa!


Palanque pra Ciro


E quem andou pedindo votos, ontem, em Aracaju foi o presidenciável Ciro Gomes (PDT). Apoiado em Sergipe pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT), o candidato a presidente ganhou uma festa política no Iate Clube. “Neste palanque está o time dos bons, o time dos que têm ideias para melhorar a vida das pessoas, os que realizam”, discursou o gestor, que vem a ser o presidente estadual do PDT. Segundo Nogueira, “Ciro Gomes é o melhor nome para este país”. Satisfeito com a recepção, o candidato criticou os barões do sistema financeiro e prometeu mudar o atual modelo econômico brasileiro. Então, tá!


No escurinho do Congresso


E o candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB) resolveu fustigar dois adversários de uma vez só. Segundo o fidalgo, os também postulantes ao governo estadual Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) votaram no Congresso a favor do Orçamento Secreto. Após dizer que ambos fazem parte da mesma panelinha, o tucano os alertou que não adianta mentir, pois a verdade sempre aparece. Graças ao famigerado Orçamento Secreto, os parlamentares destinam recursos da União sem que haja transparência para onde vai o dinheiro. Ao não especificar nomes, limites e o destino, o mecanismo facilita, na prática, os casos de corrupção. Creindeuspai!


Perdeu mais uma


E o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), perdeu mais uma no Tribunal Regional Eleitoral. O Pleno do TRE rejeitou, ontem, os embargos de declaração interpostos pela defesa do político liberal, que tentava garantir o registro de sua candidatura a governador. Em seu voto, o juiz relator Edmilson Pimenta escreveu que os embargos “somente se prestam à integração ou retificação de um julgado que apresente defeitos, o que não ocorreu no caso”. Agora, a defesa do inelegível vai recorrer ao TSE contra essa nova decisão dos magistrados sergipanos. Home vôte!


Padre baleado


o padre Iuri Ribeiro dos Santos levou um tiro nas costas enquanto caminhava pela periferia de Estância. Segundo a Polícia, dois homens estavam atirando no meio da rua e uma das balas acertou o reverendo, que se encontra internando num hospital de Aracaju. Um rapaz que também foi alvejado por um dos disparos, morreu no local. A Diocese de Estância lamentou o ocorrido e rogou “a Deus, pela intercessão poderosa da Virgem de Guadalupe, pela recuperação da saúde do Padre Iuri Ribeiro”. Os criminosos ainda não foram presos. Cruz, credo!


Boa nova


O grupo alagoano Coringa anunciou a instalação de uma unidade de beneficiamento de arroz na região do Baixo São Francisco. Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), o investimento estimado para a implantação da fábrica é de R$ 40 milhões, devendo beneficiar diretamente mais de mil sergipanos. Na safra deste ano, o grupo empresarial já está investindo cerca de R$ 10 milhões no estado, apoiando a atividade de 463 pequenos produtores de Neópolis. Chagas ressalta que Sergipe já é o 3º maior produtor de cereais do Nordeste. Supimpa!


Farinha pouca...


Os eleitores menos avisados se surpreendem com a empolgação como o deputado federal Márcio Macedo (PT) defende a candidatura ao Senado de Vavazinho (PSB): “É muito importante a eleição Valadares Filho. Estou dedicado em sua campanha para eleger um senador do time de Lula”, discursa o petista. Nem parece que os dois foram adversários em 2020, quando Márcio disputou a Prefeitura de Aracaju e Valadares a vice, na chapa da delegada Danielle Garcia (Pode). Mas, pensando bem, Macedo tem lá suas razões em apoiar com tanto fervor o novo aliado. Afinal, se Vavazinho se eleger, Márcio será seu primeiro suplente. Aqui pra nós, farinha pouca, meu pirão primeiro!


bottom of page