top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Ninguém é de ninguém nas eleições em Sergipe


Engana-se quem pensa que as eleições para o governo de Sergipe já estão definidas. Consulta realizada pelo Instituto Vox Pesquisas mostra que, na modalidade espontânea, apenas o candidato inelegível Valmir de Francisquinho (39,73%) supera os percentuais de votos brancos, nulos e indecisos. Segundo o estudo, estes ainda são exagerados 30,28%, bem mais do que os 14,20% de Fábio Mitidieri (PSD), 8,76% de Rogério Carvalho (PT) e 3,85% de Alessandro Vieira (PSDB). Niully Campos (0,52%), Antônio Cláudio Geriatra (0,32%), Elinos Sabino (0,20%) e Aroldo Félix (0,16%) não chegam nem a 1% das intenções de voto. Tirando Valmir, a soma dos demais postulantes é inferior ao mar de indecisos ainda por ser conquistados pelos candidatos. Pior é que eles só têm 15 dias para tentar virar esse jogo. Portanto, caso Francisquinho consiga reverter a sua inelegibilidade – o que é pouco provável – pode liquidar a fatura já no próximo dia 2, porém se ficar de fora da disputa, assistirá um embate duríssimo entre os dois concorrentes que chegarem na dianteira agora no 1º turno. Façam suas apostas!


Perfil da pesquisa


Encomendada pela Rede Xodó de Comunicação, a consulta de intenção de votos do Vox Pesquisas em Sergipe foi realizada entre os dias 9 a 12 deste mês, tendo ouvido 2.522 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número SE-08586/2022.


Acusações mútuas


Os candidatos a governador Alessandro Vieira (PSDB) e Rogério Carvalho (PT) acusaram um ao outro de terem votado favorável ao Orçamento Secreto, indecência que permite aos parlamentares destinarem recursos da União sem que haja transparência para onde vai o dinheiro. Que o petista votou a favor do famigerado “escurinho do Congresso” não é novidade, porém o petista jura que o tucano também botou a assinatura nessa imoralidade: “O senhor é o pai que nega a paternidade, mas o seu DNA está lá, cravado na votação do orçamento secreto”, acusa Rogério. Misericórdia!


Discípulo da morte


Nunca antes na história deste país um governo fez tantas imbecilidades quanto este do capitão de pijama. Desde a posse, o presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstra inaptidão para o cargo. Achando pouco, o soldadinho de chumbo arranchado no Palácio Planalto vive a referendar as maluquices dos herdeiros Zero Um, Zero Dois e Zero Três. Um trio de imbecis! Em vez de pregar a união dos brasileiros e se preocupar em tirar o país do atoleiro, Bolsonaro prefere destilar ódio, espalhar a discórdia e ameaçar a democracia. Também, o que se pode esperar de alguém que prega o olho por olho, dente por dente, um verdadeiro discípulo da morte. Home vôte!


Noite de autógrafos


A historiadora Ana Maria Dantas e Santana lança, nesta sexta-feira, o livro “Das Matas de Itabaiana a Frei Paulo”. Publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe, a obra literária é resultado de uma pesquisa feita, ao longo de sete anos, sobre a ocupação das matas, fundação e emancipação de Frei Paulo, localidades que antes pertencia à Itabaiana. O livro também esclarece sobre a escolha do nome “Frei Paulo”. Ana Dantas é advogada, pesquisadora, historiadora e servidora pública, já tendo sido vereadora daquele município sergipano por dois mandatos. A noite de autógrafos vai ocorrer no Memorial Gilza Maria de Matos Dantas - Fazenda Onça, em Frei Paulo. Prestigie!


Paz na campanha


Preocupado com os casos de violência física e moral decorrente de preferências ideológicas, a Justiça Eleitoral lançou uma campanha publicitária pela paz nas eleições. A iniciativa contará com a divulgação de peças publicitárias destacando a importância da liberdade de escolhas e do respeito às diferenças. Graças à parceria do TSE com a CBF, uma réplica gigante e inflável da urna eletrônica será exposta durante algumas das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Tomara que essa campanha abrande os ânimes dos eleitores mais exaltados, que querem decidir as eleições presidenciais à base da força e do trabuco. Calma gente, o Brasil ainda é nosso. Aff Maria!


De olho no pleito


O Tribunal Regional Eleitoral está recebendo observadores que vão acompanhar as eleições em Sergipe. Ontem, a coordenadora-geral da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Claudia Santana, visitou o TRE para observar as atividades preparativas do pleito que se avizinha. Segundo Marcelo Gerard, coordenador de planejamento, estratégia e governança do TRE, a transparência é um elemento fundamental nas eleições e recebe especial atenção. “O Tribunal Regional Eleitoral sempre esteve à disposição de órgãos públicos, partidos ou cidadãos para esclarecer sobre os procedimentos eleitorais”, frisou. Então, tá!


Pra ganhar a eleição

Protegendo o monossílabo

De dedada e beliscão

A cavalo na cacunda

Chega o dono da eleição

Faz boca de fecho-ecler

E nesse querequequé

Vez por outra um foguetão.

Com voz de vento encanado

Com os vivas dos babão

É só dizer que é mentira

Sua fama de ladrão

Falar dos roubos dos outros

E tá ganha a eleição.


Trecho da poesia “Comício em beco estreito’ do poeta paraibano Jessier Quirino.


Vendedores de votos


Em todo período eleitoral surgem campanhas contra a compra de votos, orientando o povo para não aceitar propostas indecorosas. Talvez para ser simpático à população, ninguém admite que também existe, por parte do eleitor, um clientelismo explícito. Quando muitos se aproximam do candidato, o fazem pensando em levar vantagem pessoal. E os pedidos são os mais diversos, desde emprego até dinheiro mesmo. Ora, enquanto houver um mercado para a venda, haverá sempre alguém disposto a comprar. Claro que é necessário punir os maus políticos, mas enquanto parte do povo continuar vendendo a consciência por alguns trocados, o comércio de votos permanecerá florescente. Só Jesus na causa!


De mulher pra mulher


E a delegada de polícia Danielle Garcia (Pode) tem tentado convencer as mulheres a votarem nela para o Senado. A ilustre lembra que embora representem 54% do eleitorado, elas ainda são minoria no Congresso. “Precisamos unir forças para ocupar os espaços de poder e lutar por mais representatividade feminina na política”, discursa Garcia. Ela acrescenta que a mulher sergipana tem o poder de mudar essa história. Desde o início da campanha, Danielle procura relacionar a sua candidatura à senadora Maria do Carmo Alves (PP), que não está disputado a reeleição, defendendo a necessidade de ser eleita para que o Senado não tenha uma mulher a menos a partir de 2023. Marminina!


E tome promessas


E a candidata a governadora Niully Campos (Psol) acredita ser possível atacar o crescente desemprego com iniciativas locais. A distinta promete que, se eleita, colocará em prática um plano de obras públicas visando envolver os trabalhadores na construção de equipamentos essenciais à população como creches, restaurantes populares, escolas, postos de saúde, conjuntos habitacionais, praças, etcétera e tal. Niully sustenta no discurso de campanha que “está na hora de Sergipe ter um governo que olha para todos, principalmente para aqueles que precisam de moradia. Ter onde morar é um direito de todos e nós vamos garantir isso”, promete. Ah, bom!


Faroeste caboclo


Um motociclista atirou, na madrugada de hoje, contra a residência do vice prefeito de Santana do São Francisco, André Santana (MDB). Segundo o emedebista, o desconhecido parou a moto em frente da casa e efetuou pelo menos cinco disparos, fugindo em seguida. Adversário do prefeito Joaquin Roris (PSD), André aproveitou para criticá-lo, denunciando que a 1ª dama é servidora pública estadual, mas não aparece na repartição, preferindo ficar no município administrado pelo esposo. O vice vai hoje à Secretaria da Segurança Pública pedir providência contra o “fuzilamento” de sua casa. Danôsse!


bottom of page