top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



O segundo turno em Sergipe ainda está indefinido


Mesmo com o candidato inelegível Valmir de Francisquinho (PL) liderando as pesquisas de intenção de votos, ainda é impossível dizer, com segurança, quais postulantes vão ao segundo turno das eleições em Sergipe. Pesquisa estimulada, feita pela empresa CTAS Tecnologia e divulgada ontem pela TV Atalaia, mostra que passará para a segunda fase da disputa quem melhor atrair os eleitores indecisos, dispostos a votar em branco ou nulo: eles ainda são exagerados 19,56%, percentual um pouco superior aos 16,38% que se declararam simpatizantes de Rogério Carvalho (PT).  Mesmo estando distante de Valmir (32,36%) e do pessedista Fábio Mitidieri (24,15%), o petista pode surpreender na reta final e até mesmo superá-los, caso a maioria dos 19,56% indefinidos se bandearem pra ele. E se antes do 1º turno a Justiça Eleitoral tirar em definitivo Francisquinho da disputa, o tucano Alessandro Vieira (6,42%) entra na briga pra valer. Basta que parte considerável dos simpatizantes do político liberal o troquem por ele. Portanto, o imbróglio jurídico de Valmir e a indecisão de parte do eleitorado impedem fazer um prognóstico seguro sobre quem passará para a etapa final da corrida ao governo estadual. Misericórdia!


Perfil da pesquisa


Encomendada pela TV Atalaia, a pesquisa de intensão de votos da empresa CTAS Tecnologia foi feita entre os dias 13 e 16 deste mês, tendo ouvido 2.398 eleitores em 40 municípios sergipanos. A margem de erro é de 2% e o índice de confiança é de 95%. A consulta foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SE-05658/2022.


Sessões suspensas


A Assembleia Legislativa anunciou a suspensão das sessões plenárias visando implantar equipamentos nos espaços usados pelos deputados. Já esta semana, o Parlamento inicia a instalação de uma nova solução de gestão dos trabalhos, integrando o Plenário e a Sala de Comissões. Serão instalados painéis eletrônicos de tecnologia LED e modernos terminais, com atualização de computadores servidores, terminais de operação, microfones e todos os demais componentes necessários ao funcionamento sincronizado da inovação. As sessões ficarão suspensas até o processo final da instalação desses novos equipamentos. Então, tá!


Perdeu o título?


A eleitora ou o eleitor que perdeu o título eleitoral tem até quinta-feira agora, 10 dias antes do primeiro turno do pleito, para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral. Para ter direito ao novo título, a pessoa deve estar quite com a Justiça Eleitoral. Uma novidade para o pleito deste ano é que, se a eleitora ou o eleitor estiver em situação regular, poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”. Você tá nessa? Vixe!


Retrato proibido


O candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) está proibido de utilizar em sua campanha a imagem do presidenciável Lula da Silva (PT). Ao determinar a proibição, o juiz eleitoral Leonardo Souza Santana Almeida também estipulou multa diária de R$ 30 mil para o caso de a sua decisão ser desrespeitada. O magistrado entendeu que Fábio não pode utilizar fotos ou imagens de presidenciável cujo partido possui candidato ao governo estadual. Desde o princípio da campanha, o petista Rogério Carvalho reclama do uso da fotografia do “Barba” pelo adversário. Resta saber se, mesmo com a proibição, Mitidieri continuará votando em Lula. Home vôte!


Prefeito recenseado


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), recebeu na casa dele uma recenseadora do IBGE e respondeu o questionário do Censo 2022. O pedetista divulgou sua participação como forma de estimular a população a recepcionar os recenseadores e fornecer as informações. Segundo o gestor, através dos dados apurados pelo IBGE o poder público pode planejar suas atividades e construir um país melhor. “Faço um apelo aos aracajuanos para quem abram suas portas e respondam ao questionário. É confiável e sigiloso”, reiterou Edvaldo. Supimpa!


Renovação na Alese


Ao menos 10 dos 24 deputados estaduais não retornarão à Assembleia no próximo ano porque desistiram da reeleição ou estão disputando outros cargos eletivos. Concorrem à Câmara Federal os deputados Capitão Samuel (PP), Francisco Gualberto (PSD), Zezinho Guimarães (PL) e Rodrigo Valadares (UB). Abriram mão da empreitada os parlamentares Vanderbal Marinho (PSD), João Marcelo (PT), Gilmar Carvalho (PL) e Goretti Reis (PSD), enquanto Zezinho Sobral (PDT) concorre à vice-governadoria e Janier Mota (PSD) preferiu tentar ser primeira suplente na chapa do candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP). Além deles, certamente outros deputados estaduais não conseguirão renovar seus mandatos agora em outubro. Aff Maria!


Grilagem denunciada


Moradores da zona de expansão de Aracaju garantem que está havendo grilagem de terras naquela área da capital sergipana. Segundo a vereadora Ângela Melo (PT), existe denúncia de que a Prefeitura liberou a construção de um posto de combustível numa área com dunas e vegetação de restinga. Os denunciantes garantem que o terreno onde será construído o empreendimento é uma área de preservação ambiental desde a criação do loteamento, em 1984. A parlamentar petista defende que a denúncia dos moradores seja devidamente apurada, devendo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente prestar esclarecimentos à sociedade. Creindeuspai!


Ringue eleitoral


A campanha eleitoral em Sergipe se assemelha a um verdadeiro angu de caroço. Nos discursos, entrevistas e postagens feitas nas redes sociais, os candidatos majoritários não estão deixando barato os ataques adversários. Isso significa dizer que quem abrir a guarda corre o risco de ir a nocaute. A regra da maioria é, bateu levou. É aí que reside o perigo, pois a população não aceita baixaria. Tudo bem que política não é jogo para normalistas inocentes, porem se engana quem confundir o ouvido de eleitor com penico. Um aviso aos mais afoitos: os sergipanos querem votar em candidatos e não em galos de briga. Marminino!


Gordos de fome


Em Sergipe, quase 7 mil crianças de zero a cinco anos e outras 4.159 de 5 a 10 anos estão com obesidade grave, conforme o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar. Segundo a vereadora aracajuana Linda Brasil (Psol), esse problema é causado principalmente pela fome, que quase dobrou entre famílias com crianças menores de 10 anos, pulando de 9,4% em 2020 para 18,1% agora em 2022. A parlamentar garante que o crescimento da obesidade está diretamente ligado ao aumento da pobreza: “Estudos mostram que a população mais pobre é a mais atingida pela fome e a obesidade”, discursa Linda. Só Jesus na causa!


Cabo eleitoral


O deputado federal Bosco Costa (PL) anunciou ter recebido o apoio do ex-parlamentar federal Valdevan Noventa (PL). Cassado por abuso do poder econômico e político nas eleições de 2018, o ex-deputado ainda tentou registrar sua candidatura, mas foi barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Falou-se que Valdevan apresentaria um parente como seu substituto, porém ele optou em apoiar o colega de partido Bosco Costa, que elogiou seu novo cabo eleitoral: “Líder nato, pessoa que tive uma excelente convivência em Brasília e mantemos uma boa amizade. Vamos juntos no melhor projeto para o nosso estado e nosso país”. Ah, bom!


bottom of page