top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza




Campanha eleitoral chega à reta final


Chegamos à reta final da campanha eleitoral. Faltando menos de uma semana para o 1º turno, os candidatos e seus respectivos cabos eleitorais aumentaram o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça dos que já se definiram por este ou aquele postulante a cargo eletivo. No pouco tempo que resta, os candidatos se esforçam para vencer o cansaço e exibir caras e bocas de vitoriosos nas carreatas que promoverão até dias antes das eleições. Nenhum dos concorrentes ao governo de Sergipe e ao Senado se acha derrotado, porém todos rezam para aparecer liderando as próximas pesquisas de intenção de votos. De agora até o próximo domingo, os candidatos vão evitar desgastes desnecessários e torcer para que os adversários não coloquem cascas de banana em seus caminhos. Como sabem que qualquer erro agora poderá significar uma derrota nas urnas, ninguém quer ouvir falar em possíveis equívocos nesta reta final da campanha. Aff Maria!


PDT fecha os olhos


Uma boa notícia para os pedetistas que pretendem votar no presidenciável Lula da Silva (PT) já no primeiro turno das eleições: o PDT não deve punir os filiados que declararem voto ao “Barba”. Com o candidato do partido, Ciro Gomes, patinando nas pesquisas na casa dos 7%, lideranças de sua legenda começam a defender o “voto útil” no petista contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Embora tenha aprovado em convenção nacional uma resolução que impedia seus candidatos a fazer campanha para postulantes de outros partidos, a direção do PDT fará vista grossa para quem apoiar Lula (PT). Esse é a senha para os pedetistas trocarem de palanque antes de domingo. Danôsse!


Votos vendidos


Comenta-se à boca miúda nas esquinas de Sergipe que os cabos eleitorais estão aguardando a última parcela do acerto financeiro para apoiar determinados candidatos. Os vendedores de votos garantem que se o dinheiro prometido não chegar até, no máximo, a próxima quarta-feira, quem pagou a primeira parcela não apenas perde a grana como verá os safados migrarem para o lado adversário. Como se vê, embora seja uma prática proibida, a compra de consciência corre solta em Sergipe. Arre égua!


Chamado de mentiroso


O resultado da última pesquisa do Ipec (antigo Ibope) animou os petistas na reta final da campanha eleitoral. O candidato a governador Rogério Carvalho (PT) festejou o crescimento de oito pontos percentuais e partiu para o ataque ao postulante governista Fábio Mitidieri (PSD): “As ruas não mentem! Quem mente é o candidato de Belivaldo, que inventou uma pesquisa onde estava na frente”, fustigou. O petista prosseguiu afirmando que está fazendo uma campanha limpa e de verdade, e ela está enchendo o povo sergipano de esperança, concluindo por dizer que “Rogério está em primeiro (entre os candidatos elegíveis) e vamos continuar crescendo”. Então, tá!


Queixa aliada


Muita gente tem se queixado do tratamento dispensado aos aliados pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). As línguas ferinas andam espalhando que o deputado estadual Francisco Gualberto (PSD) é um dos invocados com o chefe do Executivo, que o teria abandonado nesta campanha eleitoral. Um amigo do parlamentar e candidato à Câmara Federal garante que Belivaldo traiu Gualberto, que tanto o defendeu enquanto líder da bancada governista na Assembleia Legislativa. Segundo o distinto, o deputado foi preterido por Chagas, que apoia exclusivamente a candidata a deputada federal Katarina Feitoza (PSD). Como dizem por aí: política é coisa do diabo. Creindeuspai!


Tempo quente


A proximidade das eleições tem aumentado a temperatura política no interior sergipano. Na disputa pelos votos dos indecisos, candidatos e cabos eleitorais travam uma verdadeira guerra de palavras. Estimulados por cerveja e cachaça, muitos eleitores saem no tapa durante as barulhentas carreatas. A tendência é que o clima esquente ainda mais nestes últimos dias que antecedem as eleições. Tomara que a Polícia consiga acalmar os ânimos, antes que sejam registrados fatos mais graves. Só Jesus na causa!


Candidato opera milagre


Veja o que publicou no Jornal da Cidade a jornalista Thaís Bezerra: “O candidato a senador Laércio Oliveira (PP) fez o que até então era impensável: colocar no mesmo ambiente o postulante a deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB) e o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (Republicanos). O primeiro é esposo da prefeita daquele município, Silvany Mamlak (PSC), com quem Sukita foi casado. Os dois participaram de uma manifestação política em favor de Laércio. Para os capelenses, o candidato a senador pode se gabar de ter operado um milagre, pois em qualquer outra situação, Cristiano e Sukita não ficariam tão próximos sem que houvesse briga pra mais de légua”. Home vôte!


Briga com pesquisa


E o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) está injuriado com a última pesquisa eleitoral do Ipec (antigo Ibope) que o colocou na 3ª posição, atrás de Valmir de Francisquinho (PL) e de Rogério Carvalho (PT). O fidalgo já pediu à Justiça a impugnação dessa consulta de intensão de votos, sob a alegação de que o instituto não considerou o critério de proporcionalidade populacional dos municípios pesquisados. Há quem diga que este recurso tem tanta serventia quanto receitar defunto, pois o resultado já foi divulgado e, mesmo a pesquisa sendo proibida, não há como apagar os percentuais já divulgados pela imprensa. Misericórdia!


Saudade da delegacia


E quem parece andar com saudade do tempo de delegado é o candidato a governador Alessandro Vieira (PSDB). O ilustre tem prometido que se for eleito vai faltar espaço nas cadeias para aboletar quem coloca a mão grande no dinheiro público: “Essa turma que gosta de coisa errada tem todo motivo pra ter medo. Vamos limpar Sergipe de verdade e aí vai faltar cadeira pra tanta gente de colarinho branco que enriqueceu enquanto o nosso povo empobrecia”, discursa Vieira. Até parece que o delegado e senador está concorrendo a uma vaga de carcereiro. Marminino!


Valmir ganha uma


O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral, negou pedido de liminar apresentado pelo Ministério Público contra o candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL). O MPE queria impedir o político liberal de participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Em sua decisão, o ministro afirmou que “o artigo 16-A da Lei nº 9.504/1997 garante aos candidatos que estejam com o pedido de registro na condição de sub judice o direito de concorrer ao pleito em igualdade de chances com os demais. Isso significa não somente garantir a inserção do nome do candidato na urna, mas também a prática de todos os atos de campanha, inclusive a utilização do horário eleitoral gratuito”. Valmir recorreu da condenação que o tornou inelegível por oito anos. Ah, bom!


bottom of page