top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Kassab quer Lula apoiando Mitidieri


Com uma bancada eleita de 11 senadores e 42 deputados federais, o PSD está a um passo de apoiar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as exigências para fechar essa parceria política, o mandachuva do partido, Gilberto Kassab, destaca o apoio do petista ao governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Pelo visto, não será difícil para Lula aceitar a imposição do pessedista, afinal o futuro chefe do Executivo sergipano é seu eleitor de carteirinha. Aliás, Fábio só não trabalhou mais pela eleição do “Barba” por ter sido proibido judicialmente a pedido do candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Forjado no parlamento, Mitidieri é homem de diálogo, já tendo afirmado, inclusive, que baterá à porta do futuro presidente para defender projetos de interesse do estado. Tomara que Lula aceite a exigência de Kassab para fortalecer a bancada governista no Congresso e, principalmente, garantir ao governador eleito de Sergipe trânsito fácil no Palácio do Planalto e nos ministérios. Aguardemos, portanto!


Zumbis do capitão


Não fossem tão fanáticos, os arruaceiros defensores de um golpe militar já tinham percebido que estão enxugando gelo. Ora, se houvesse alguma possibilidade de agressão à democracia pelas Forças Armadas, grande número de políticos já estaria batendo ponto nas portas dos quartéis. Caso existisse a menor chance de uma ruptura institucional, o capitão de pijama estaria dificultado o processo de transição e não teria recebido no Planalto o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSD). Como os zumbis bolsonaristas não ouvem a razão, ainda devem permanecer dando murro em pontas de faca por muito tempo. Misericórdia!


A fome é o alvo


Cotado para compor o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Márcio Macedo garante que o “Barba” ainda não tratou sobre ministérios com os partidos aliados. Segundo o petista sergipano, a preocupação de Lula agora é com “os problemas do povo, como a fome que assola o país, e o sucateamento da educação”. Segundo Macedo, o presidente tem compromisso em combater a pobreza e preservar a democracia: “Ele é um político conciliador e que sempre usou do diálogo na política”, discursa o deputado, que foi tesoureiro da campanha presidencial do PT. Então, tá!


Ponte duplicada


O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) anunciou a duplicação da ponte Godofredo Diniz, que cruza o Rio Poxim e liga a área central de Aracaju ao bairro na Coroa do Meio. O pedetista disse que o projeto está quase pronto e os recursos para o empreendimento já estão garantidos: “Mais uma obra histórica, que vai resolver um grande problema de mobilidade urbana em Aracaju”, afirma Edvaldo. Aquela ponte foi construída em 1977 pelo então prefeito João Alves Filho. Hoje, ela interliga os principais bairros da capital a um shopping, hotéis, restaurantes e à Orla de Atalaia. Supimpa!


Mobilizando derrotados


Derrotado por Fábio Mitidieri (PSD) na disputa pelo governo de Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT) reuniu petistas e aliados para estimular a mobilização da turma: “O nosso papel agora é fiscalizar, é fazer a militância. Seguiremos atentos para cobrar que cada promessa feita seja cumprida”, afirmou o petista. Pela tristeza estampada nas fisionomias dos militantes, Rogério vai cortar um dobrado para manter ativa a oposição ao futuro governador. Senador por mais quatro anos, Carvalho exortou seus cabos eleitorais a “manter vivo o sentimento de mudança que tomou conta das ruas nessas eleições”. Ah, bom!


Escravos do crack


Além da família, a sociedade em geral deve se envolver na luta contra do crack, droga que não escolhe cor, gênero, classe social ou religião. Com poder avassalador, essa praga invadiu a sociedade, quebrou regras, transpôs limites e escravizou milhares de pessoas. Jovens viciados desfalcam os pais, roubam e se prostituem para comprar um punhado do “veneno”. O grito por socorro só vem quando existe uma consciência da própria desmoralização, mas aí já é tarde demais. Portanto, é dever de todos lutar contra essa tragédia. Só Jesus na causa!


De volta à Câmara


O agora governador eleito de Sergipe Fábio Mitidieri (PSD) reassume a cadeira de deputado federal na próxima terça-feira. O suplente Alexandre Figueiredo (MDB) substituiu Fábio, que se licenciou para tocar a campanha em Sergipe. Até a posse, em janeiro de 2023, Mitidieri pretende conciliar a atuação como deputado e a transição administrativa do governo, a ser realizada em parceria com o vice-governador Zezinho Sobral (PDT). Com quase oito anos de Câmara Federal, Mitidieri foi reeleito em 2018 com o maior número de votos em Sergipe e o quarto mais votado do Brasil. Marminino!


Na terrinha


Quem deu com os costados, ontem, em Aracaju foi o ainda ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Veio fazer uma visita técnica ao Hospital Cirurgia e receber o título de cidadão concedido pela Câmara Municipal. “Entendo essa honraria como uma homenagem ao Ministério da Saúde. Então, estou muito feliz por receber o título de cidadão aracajuano”, afirmou. Sempre acompanhado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e o deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP), Queiroga visitou as novas instalações do Hospital Cirurgia, qualificado com nota A no programa federal QualiSUS Cardio. Aff Maria!


Sem desculpas


Após postar uma mensagem preconceituosa contra quem mora no Nordeste, a bolsonarista e diretora do Flamengo, Ângela Landim, foi às redes sociais pedir desculpa “aos nordestinos, aos sergipanos e a todos que, de alguma forma, feri com meus atos”, escreveu a indigitada. Filha de Aracaju, Ângela é casada com o também bolsonarista e presidente do Rubro-Negro Rodolfo Landim. Logo após a derrota do capitão de pijama, a dita cuja postou que “ganhamos onde se produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morrer, o carrapato passa fome”. Decididamente, os nordestinos não devem desculpar essa infeliz. Home vôte!


Disputa no tapetão


O Tribunal Superior Eleitoral começou a julgar um recurso do delegado de polícia André David (Republicanos) propondo a anulação dos votos da candidata a deputada federal Eliane Aquino (PT). Ela teve a candidatura impugnada pelo TRE sergipano porque não se afastou das presidências de conselhos estaduais quatro meses antes das eleições. Eleito para a Câmara Federal, o delegado pretende manter os votos da petista anulados, pois se isso não ocorrer ele perde a vaga para o deputado federal João Daniel (PT). Até o momento, o julgamento está 2 a 1 contra Eliane. Creindeuspai!


Filosofia de Britto


Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Benditas as juras de amor entre o Mapa do Brasil e a Democracia. O Mapa do Brasil a pedir e a Democracia a prometer que dele nunca mais será varrida.”. Deus te ouça!

bottom of page