top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Politicamente este ano já era


Embora o calendário 2022 ainda se arraste até 31 de dezembro, em termos políticos o ano acabou no último dia 30 com as eleições para governador e presidente da República. Depois da campanha do 2º turno as lideranças políticas vitoriosas ainda comemoram o resultado das urnas, enquanto se arrumam para as festas de diplomação e da posse. Em sua grande maioria, os políticos derrotados colocaram as violas no saco, só devendo voltar a afiná-las ano que vem, de olho nas eleições de 2024. Na Assembleia, o ritmo também é de fim de feira, até porque o cidadão não está muito interessado nos discursos proferidos pelos deputados, principalmente por aqueles que se despedem do Legislativo na mudança do calendário. Portanto, nesta reta final de 2022 a preocupação da maioria do povo é mesmo com a Copa do Mundo, os presentes de Natal e as festas do Ano Novo. Marminino!


Os sumidos da internet


Boa parte dos políticos frequentadores das redes sociais simplesmente sumiram da internet após os resultados das eleições não lhes ter sido favoráveis. Entre os que silenciaram no twitter e no Instagram se destacam o ex-governador Jackson Barreto (MDB), o ex-deputado estadual José Carlos Machado (PL), o deputado federal Bosco Costa (PL), entre outros menos votados. Também há os que permaneceram fazendo postagem, mas em volume infimamente menor do que faziam durante a campanha, a exemplo do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Creindeuspai!


Esperança renovada


Faltando menos de dois meses para a posse do novo governador de Sergipe, a população aguarda com expectativa pelas prometidas mudanças anunciadas durante a campanha eleitoral. Os eleitores que votaram ou não no governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) esperam que as propostas feitas por ele sejam cumpridas e resultem em melhorias para o estado. O pessedista prometeu, entre outros tantos benefícios, reduzir a violência, melhorar a educação e a saúde, estimular o turismo, gerar milhares de empregos, etcétera e tal. Esperançosa, a população torce que, a partir de 1º de janeiro, Mitidieri cumpra estas e outras tantas promessas feitas enquanto pedia votos. Aff Maria!


Diretor da Unale


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) foi eleito para a diretoria da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) para o biênio 2023/2024. Reeleito para um novo mandato parlamentar, o cidadanista não se cansa de agradecer aos 18.429 sergipanos que acreditaram em sua atuação, sempre fazendo oposição ao governador de plantão. Na nova legislatura, Georgeo continuará na trincheira oposicionista, que estará ainda mais reduzida, pois os governistas elegeram a grande maioria dos deputados. Só Jesus na causa!


Alta médica


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), deve receber alta médica nesta segunda-feira. Ele está internado desde o último sábado, após ter sentido fortes dores no tórax. Mesmo o cateterismo cardíaco tendo revelado que as artérias coronárias do pedetista estão supimpas, os médicos optaram em mantê-lo internado até hoje, quando devem sair os resultados dos exames complementares. Em mensagem postada no twitter, o prefeito agradeceu as mensagens recebidas, o carinho de todos e as orações. Melhoras!


Mercado nervoso


O vice-presidente nacional do PT e deputado federal Márcio Macêdo disse ter observado exagero nas movimentações do mercado financeiro que resultaram na queda da Bolsa de Valores e na alta do dólar. As variações ocorreram na última quinta-feira, após o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazer críticas as amarras fiscal. Entrevistado pelo canal de Carta Capital no YouTube, Macêdo afirmou que o discurso do “Barba” não difere do que foi apresentado na campanha eleitoral. “Com todo o respeito e com muita sinceridade, eu acho que o mercado está exageradamente sensível ou muito ansioso”, revelou. Home vôte!


Geração de empregos


Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: Mesmo estando de malas prontas visando se mudar para o Senado, o deputado Laércio Oliveira (PP) segue acompanhando a tramitação de projetos de lei na Câmara Federal. O último que mereceu uma maior atenção do pepista é o que amplia o teto do Simples Nacional e do microempreendedor individual. Segundo o senador eleito, a aprovação dessa propositura será fundamental para a aumentar a geração de postos de trabalho. “É importante que esse aumento aconteça logo para dar segurança e previsibilidade”, discursa Laércio, um político sempre focado no crescimento da economia. Bola branquíssima!


Combate à fome


O senador Rogério Carvalho (PT) apresentou Projetos de Lei reajustando o salário mínimo e garantindo o valor de R$ 600 para o Programa Bolsa Família, além do pagamento de R$ 150 às mães com crianças. Ao anunciar que protocolou as duas proposituras, o petista disse ter dado o primeiro passo na empreitada a ser travada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visando tirar da fome milhões de brasileiros. Deus te ouça!


Desigualdade


O sistema tributário brasileiro provoca um tipo mais profundo de injustiça, pois onera proporcionalmente os mais pobres em relação aos mais ricos. Estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos revela que os 10% mais pobres da população comprometem 32% da renda com o pagamento de tributos. Para os 10% mais ricos, o peso dos tributos cai para 21%. Nos 10% mais pobres da população, 68,06% são negros e 31,94%, brancos. A faixa mais desfavorecida é composta por 45,66% de homens e 54,34% de mulheres. Uma lástima!



Troca de postos


Os desembargadores de Sergipe já elegeram a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça para o biênio 2023/2025. Foram eleitos por aclamação os magistrados Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima (presidente), Gilson Félix dos Santos (vice) e Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade (corregedora geral de Justiça). Ao agradecer aos colegas pela confiança nele depositada, Ricardo Múcio disse saber das responsabilidades que o cargo lhe impõe: “Retribuirei com todo o meu compromisso e dedicação”, prometeu o sucessor do atual presidente do TJ, desembargador Edson Ulisses. Então, tá!


Vera homenageada


E a sergipana por adoção Vera Lúcia (PSTU) foi homenageada por ter sido a primeira mulher negra que concorreu à Presidência da República. O reconhecimento ocorreu na Faculdade Zumbi dos Palmares (Bom Retiro-SP), durante um encontro promovido pelos terreiros de Candomblé e da Umbanda. Este ano foi a segunda vez que Vera se candidatou a presidente. Ex-filiada do PT, a ex-presidenciável já e se candidatou a vereadora, vice e prefeita de Aracaju, vice e governadora de Sergipe, além de deputada federal. Só resta à esta eterna candidata disputar cadeiras no Senado e na Assembleia Legislativa. Misericórdia!


Recorte de jornal


Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, 23 de agosto de 1919.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

bottom of page