top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Montando o time para governar Sergipe


O governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) passará os últimos dias deste ano atarefado com a montagem do time que o ajudará a administrar o estado a partir de 2023. Por conta disso, Sergipe inteiro especula sobre o futuro secretariado do pessedista. Alguns dos atuais auxiliares do governo devem ser preservados por Mitidieri, que também pensa em trazer técnicos de outros estados. O fidalgo já pediu, inclusive, sugestões de nomes ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Até parece que em Sergipe não existem profissionais competentes para ajudá-lo na empreitada administrativa. Portanto, enquanto o novo secretariado não for oficialmente anunciado, muitas especulações continuarão sendo feitas, com nomes “plantados” na imprensa por quem deseja ser lembrado nessa hora pelo futuro governador. Marminino!


Abaixo o racismo


Aracaju será palco da Marcha da Consciência Negra, que visa unir forças contra o racismo e defender a democracia. Será no próximo sábado, com saída da Comunidade da Maloca, no bairro Getúlio Vargas. Organizado por sindicatos, frentes e coletivos dos movimentos sociais, o evento também vai protestar contra as tentativas de golpe antes e durante as eleições. Segundo os organizadores da Marcha, as manifestações antidemocráticas após o resultado eleitoral comprovam que o Brasil vive numa situação de retrocesso democrático depois dos quatro anos do governo Bolsonaro. Desconjuro!


Batendo pernas


Dois dos três senadores de Sergipe estão batendo pernas por esse mundão de meu Deus. O tucano Alessandro Vieira deu com os costados no Egito para participar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). Já o petista Rogério Carvalho está nos Estados Unidos, onde participa do Fórum de Legisladores sobre Inovações na Democracia. Em fim de mandato, a senadora Maria do Carmo Alves (PP) preferiu permanecer no Brasil. Ah, bom!


Nome lembrado


Militantes dos movimentos sem terra e quilombolas, além de outros segmentos sociais, trabalham a indicação do engenheiro agrônomo Carlos Antônio Fontenelle para a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Sergipe. Fontenelle, que é servidor do Incra, já dirigiu o órgão no período de 2003 a 2007, no primeiro mandato do presidente eleito Lula da Silva (PT) e foi referência para todo o país. Esta informação é do blog Primeira Mão.


Figurino de policial


Danielle Garcia (Pode) perdeu a disputa para o Senado, mas a população ganhou de volta uma excelente delegada de Polícia. Presidente estadual do Podemos, a ilustre teve 206.135 votos nas últimas eleições, porém não conseguiu se eleger, tendo ficado atrás do eleito Laércio Oliveira (PP) e dos concorrentes Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PL). Há quem entenda que Danielle Garcia fica melhor com o figurino de policial do que com o traje de senadora. Há controvérsias!


Educação desigual


A situação educacional de jovens com idade entre 15 e 29 anos é um misto de avanços, problemas e desafios, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A pesquisa alerta que o processo de escolarização da maioria dos jovens ainda é marcado por oportunidades limitadas e que, no Brasil, prevalecem expressivas desigualdades educacionais entre ricos e pobres, brancos e não brancos, e moradores de áreas urbanas e rurais e das diferentes regiões. Cruz, credo!


Escurinho do Congresso


Por que será que a maioria dos congressistas não quer ouvir nem falar na hipótese de se revelar o destino dos bilhões do Orçamento secreto? Conforme se comenta por aí, esse suspeito escurinho do Congresso permite que determinados parlamentares engordem as próprias contas. Alguns congressistas até tentaram instalar uma CPI sobre o estranho segredo do orçamento, porém a maioria abortou a ideia. Enquanto isso, as más línguas continuem espalhando que tem muita gente se aproveitando desse escandaloso sigilo para botar a mão grande no dinheiro do contribuinte. Misericórdia!


Covid preocupa


E quem anda preocupada com o crescimento da Covid-19 em Sergipe é a vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriota). A distinta lembra que em apenas um dia foram registrados 21 novos casos da doença no estado, numa clara demonstração que o vírus voltou a se propagar entre nós. Segundo a parlamentar, a prevenção deve ser constante e o uso de máscaras indispensável. Emília tem razão: a média móvel de casos da Covid-19 nos últimos dias no país foi de 9.128, voltando a se aproximar da casa de 10 mil diagnósticos diários registrados recentemente. Creindeuspai!


E a reforma política?


Quando será que o Congresso vai se debruçar sobre a tão prometida reforma política? Enquanto isso não ocorrer, persistirão os elevados índices de abstenção nas eleições. A recusa de parte da população em ir às urnas é uma reação às bodegas em que se transformaram os partidos. Seus ‘donos’ enxergam o eleitor como simples mercadoria, vendida abertamente nas campanhas eleitorais. Lamentavelmente, ainda existem aqueles que condenam a reação popular contra a malandragem dos políticos. Quem age assim deseja que tudo continue como está para seguir se locupletando. Só Jesus na causa!


Plantação proibida


A Polícia sergipana deu de cara com uma bem cuidada plantação de maconha na zona rural de Salgado, município da região Centro-Sul de Sergipe. Flagrado com a mão na massa, o agricultor disse ter autorização para plantar a Cannabis sativa. Como não conseguiu provar o que dizia foi em cana. Só faltou o indigitado tirar uma daquele “Meu vizinho”, da música do impagável Bezerra da Silva: “Quando alguém lhe perguntava/ Que mato é esse que eu nunca vi? Ele só respondia/ Não sei, não conheço isso nasceu aí”. Home vôte!


bottom of page