top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Rogério, a transparência e o orçamento secreto


Em palestra feita no Capitólio, sede do legislativo dos Estados Unidos, o senador Rogério Carvalho (PT) ressaltou a importância da relação transparente e efetiva entre os poderes públicos e a sociedade. Tudo bem, tudo certo, se não tivesse sido este mesmo Rogério quem deu o voto decisivo no Senado para a aprovação do escandaloso orçamento secreto, uma afronta à transparência enaltecida agora pelo petista na reunião com seus colegas norte-americanos. Graças ao voto de Carvalho, a sociedade brasileira desconhece quem e como aplica os bilhões de recursos públicos indicados por parlamentares federais para atender demandas de aliados políticos, muitas delas altamente suspeitas. Aliás, o famigerado orçamento secreto, que o senador não tratou em sua palestra no Capitólio, foi uma das principais causas da derrota dele na disputa pelo governo de Sergipe. Como dizem por aí, viola de boca é fácil de tocar. Home vôte!


Mortos pela cor


Pelo menos cinco pessoas negras foram mortas por dia em ações policiais em 2021 nos estados monitorados pela Rede de Observatórios em Segurança Pública. O relatório “Pele Alvo: a Cor que a Polícia Apaga” foi elaborado a partir de dados das secretarias de segurança estaduais e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Das mortes em operações policiais no ano passado, 65% eram negras. Segundo o estudo, levando em consideração somente os casos com informação racial, nota-se que o percentual de negros mortos pela polícia é muito maior que a presença de negros na composição populacional em todos os estados monitorados. Misericórdia!


Há vagas


Um setor da economia está pronto para fazer centenas de contatações a partir de janeiro. Alguns desses empregos chegam a pagar salários tentadores, além de o contratante nem sempre exigir a presença física do empregado. A principal exigência é o QI de “quem indica”. Está interessado? Pois procure aliados do governador eleito de Sergipe Fábio Mitidieri (PSD). Eles devem indicar boa parte dos futuros ocupantes de cargos em comissão. Um aviso importante: o candidato à mamata que confessar ter votado na oposição, será prontamente reprovado na “entrevista de emprego”. Só Jesus na causa!

Petista otimista

O Tribunal Superior Eleitoral reconheceu, ontem, o deputado federal João Daniel (PT) como o quinto colocado entre os oito eleitos em Sergipe. O próprio TSE, porém, ainda terá que julgar recurso do partido Republicanos, que deseja a cadeira na Câmara para o seu filiado André David. “A decisão de hoje [ontem] do TSE animadora. Mas vamos aguardar a posição final”, disse Daniel. O deputado teve 68,9 mil votos e os cálculos realizados junto com os votos da candidata Eliane Aquino (PT) lhe garantiu a reeleição. Acontece que David recorreu para anular a votação da petista e com isso ocupar a cadeira de Daniel. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Novos sergipanos

A delegada de polícia Mariana Andrade Amorim e o líder comunitário Leonildo Barros e Silva são os mais novos filhos ilustres de Sergipe. Os dois foram contemplados pela Assembleia com títulos de cidadania sergipana. Ambos nasceram em Pernambuco, mas residem e trabalham em nosso estado há muitos anos. O presidente do Legislativo, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), disse que as homenagens visam reconhecer a importância do diálogo no trato com as pessoas e nos cuidados com a saúde demonstradas por Mariana e Leonildo. Ah, bom!


Bem na fita


Sergipe foi o estado do Nordeste e o 5º do país que melhor lidou com os efeitos da pandemia em sua economia! É o que atestam os dados do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2020. Segundo o levantamento feito pelo IBGE, o recuo no BIP do estado foi de 1%, contra 4,1% de queda no Nordeste e 3,3% na média nacional. Os números que avaliam o desempenho da economia sergipana em 2020 também mantêm o estado com o quarto maior PIB per capita da região nordestina. Ao comentar o resultado positivo do PIB, o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse que Sergipe segue no trilho do desenvolvimento e está preparado para o futuro. Então, tá!


Consciência negra


Aracaju será palco da Marcha da Consciência Negra, que visa unir forças contra o racismo e defender a democracia. Será sábado agora, com saída da Comunidade da Maloca, no bairro Getúlio Vargas. Organizado por sindicatos, frentes e coletivos dos movimentos sociais, o evento também vai protestar contra as tentativas de golpe antes e durante as eleições. Segundo os organizadores da Marcha, as manifestações antidemocráticas após o resultado eleitoral comprovam que o Brasil vive numa situação de retrocesso democrático depois dos quatro anos do governo Bolsonaro. Desconjuro!


Horário especial


As agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias em que a Seleção Brasileira jogar. Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores. No caso de jogos às 13 horas, o funcionamento das agências será das 8h30 às 11h30; e nos dias de jogos às 16 horas, os bancos funcionarão das 9 às 14 horas. Caso o Brasil avance para as etapas seguintes e tenha algum jogo marcado para as 12 horas, o horário de atendimento ao público será das 9 às 11 horas e das 15h30 às 16h30. Aff Maria!


Contra o golpe


A vereadora Linda Brasil (Psol) fez um duro discurso na Câmara de Aracaju contra os bolsonaristas postados nas portas dos quartéis defendendo golpe militar. Deputada estadual eleita, a psolista criticou os atos contra a democracia: “Não existe na Constituição Federal qualquer previsão de intervenção armada ou federal para fins de mudar o presidente eleito. Linda também destacou os artigos do Código Penal e da Constituição evidenciando que tal postura é criminosa. Por fim, a vereadora lamentou que pessoas estejam sendo incitadas a agir contra o presidente eleito Lula da Silva (PT). Creindeuspai!


Luzes e lágrimas


A Prefeitura de Aracaju apresenta hoje o projeto Natal Iluminado do Parque da Sementeira e das luzes nas principais avenidas da capital. O evento está agendando para daqui a pouco, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Também nesta sexta-feira, a gestão municipal inaugura o memorial “Árvore de Lágrimas”, construído na Praça Fausto Cardoso em homenagem às vítimas da covid-19. Prestigie!


bottom of page