top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Mitidieri terá um céu de brigadeiro na Assembleia


A depender da Assembleia Legislativa, o governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não terá dificuldades para administrar o estado. Ao lado dele estarão 15 dos 24 deputados eleitos em outubro passado. É uma senhora bancada, inclusive, para aprovar projetos que exigem os votos da maioria absoluta. Com nove parlamentares, a oposição pode até fazer barulho nas comissões temáticas e no plenário, porém não terá votos suficientes para impedir a aprovação das proposituras concebidas pelo Executivo. Mas Mitidieri quer algo além do que essa maioria parlamentar. Embora não diga publicamente, o pessedista tem mexido os pauzinhos para eleger uma Mesa Diretora do Legislativo afinadíssima com ele. Para tanto, conta com a providencial ajuda do vice-governador eleito e ainda deputado estadual Zezinho Sobral (PDT). Portanto, pode-se dizer que se depender da Assembleia, o futuro gestor estadual nadará de braçadas pelos próximos quatro anos. Marminino!

Mil maravilhas

O secretário estadual da Fazenda, Marco Queiroz, apresentou aos deputados estaduais os resultados fiscais do 2º quadrimestre deste ano. Segundo ele, as finanças do estado estão muito boas, com investimentos superando a marca de R$ 1 bilhão. “Os salários estão em dia, assim como as obras e investimentos em saúde têm aumentado”, afirmou o secretário. Queiroz jura o dever de casa foi feito: “Sergipe está preparado para garantir que o governador Fábio Mitidieri possa fazer ainda melhor para o nosso povo”, discursou um entusiasmado secretário. Então, tá!


Peixinhos pescados


O Podemos anunciou a incorporação do PSC. O partido vai manter o nome do Podemos e usar o número de urna do PSC, 20. A junção deve ser oficializada no Tribunal Superior Eleitoral até 8 de dezembro próximo. O Podemos é presidido em Sergipe pela delegada de polícia Danielle Garcia, enquanto o PSC é controlado pelo presidente estadual do União Brasil, André Moura. Resta saber se a policial continuará no comando do partido turbinado ou se o mandachuva do PSC escanteia a delegada. Só o tempo dirá quem levará a melhor nessa disputa interna. Misericórdia!


Tucano bate asas


E quem avionou com destino à Inglaterra foi o senador Alessandro Vieira (PSDB). Esta é a segunda viagem que o fidalgo faz ao exterior neste mês. No último dia 11, o tucano bateu asas para o Egito visando participar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). Ontem, Vieira carimbou o passaporte para Oxford, onde participará do Encontro de Altas Lideranças da Fundação Lemann. Tendo como tema central “Capital humano para o desenvolvimento do Brasil”, o evento também será prestigiado pelo governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e a vice-governadora Eliane Aquino (PT). Ah, bom!


Novo aracajuano


O designer, estilista e professor de moda João Araújo é o mais novo cidadão aracajuano. Por indicação do vereador Professor Bittencourt (PCdoB), a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o título de cidadania para “Joãozinho”, nascido na Bahia, mas que adotou a capital sergipana quando tinha 19 anos. Amiga do homenageado, a vereadora Linda Brasil (Psol) defendeu que o novo filho de Aracaju “continue fazendo resistência e lutando por uma sociedade melhor, fazendo inclusão, através de sua profissão, seu estilo, da sua arte e de suas leituras e tendências de moda”. Aff Maria!


Território reconquistado


A chamada Zona de Expansão, situada entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão, permanece sob os cuidados administrativos da Prefeitura da capital. Esta decisão é do Tribunal de Justiça de Sergipe, que acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pela gestão aracajuana. A medida visou derrubar dois artigos da lei municipal instituindo o Plano Diretor de São Cristóvão e que incorporavam aquele município os bairros Mosqueiro, Areia Branca e Robalo. O TJ entendeu que não compete à Câmara sancristovense definir as linhas divisórias do município. Creindeuspai!


Prefeitos na transição


Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o gestor de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), participou de reunião virtual com o gabinete de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Edvaldo e uma comissão de prefeitos das médias e grandes cidades apresentaram algumas demandas em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana. “Foi uma reunião bastante importante para a Frente por abrir o diálogo com o governo de transição, com as pautas que são essenciais para os municípios brasileiros”, discursou Nogueira. Vixe!


A cultura agradece


A Assembleia Legislativa vota hoje dois Projetos de Lei do governo voltados para a valorização da cultura. Um trata sobre o Plano Estadual de Cultura para o período de 2023 a 2033, enquanto o outro institui o Programa de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura. Aprovados anteriormente pelo Conselho Estadual de Cultura e importantes para o desenvolvimento da gestão cultural, as duas proposituras foram enviadas ao Legislativo a pedido do governador eleito Fábio Mitidieri (PSD). Supimpa!


Troca de mãos


O empresário Antônio Carlos Franco Sobrinho será o novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe. Ele assume a gestão a partir do próximo dia 1°, devendo conduzir os rumos da hotelaria sergipana até 2024. O novo comandante da entidade representativa dos hoteleiros substituirá o professor José Wilson dos Santos, que renunciou alegando incompatibilidade de visão sobre o gerenciamento da ABIH-SE. Antônio Carlos Franco Sobrinho já presidiu a Associação de 2018 a 2022. Boa sorte, nessa nova empreitada!


Pedido de socorro


Em discurso no plenário da Câmara Federal, o deputado João Daniel (PT) cobrou do governo a implementação de medidas de assistência efetivas visando ajudar a família de Genivaldo de Jesus Santos. O parlamentar petista lembrou que o rapaz foi morto brutalmente no interior de Sergipe, após ter sido colocado por policiais rodoviários federais numa câmara de gás improvisada no porta-malas de uma viatura. Desde então, a viúva de Genivaldo, dona Fabiana Santos, passa dificuldades. Uma lástima!

bottom of page