top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

PT fará oposição meia boca a Mitidieri


Derrotado na disputa pelo governo de Sergipe, o PT não fará uma oposição consistente ao futuro chefe do Executivo estadual. Prova disso foi a reunião de ontem entre o presidente eleito Lula da Silva (PT) e lideranças pessedista no Congresso, da qual participou Fábio Mitidieri, eleito para administrar o estado a partir de janeiro. Precisando do PSD para governar o Brasil, o “Barba” não vai querer os petistas fustigando Mitidieri, até porque este sempre foi seu eleitor de carteirinha. Ademais, mesmo que pretendesse peitar o presidente para se opor ao governador - o que não fará - o PT teria poucas ferramentas, pois elegeu apenas um deputado estadual, que comporá uma oposição reduzida na Assembleia Legislativa. Portanto, o partido do candidato derrotado ao governo Rogério Carvalho fará, no máximo, uma oposição meia boca, só pra não dizer que arregou por conta da necessidade de ter o PSD na base do governo Lula. Marminino!


Novo empréstimo


Para viabilizar o Projeto de Modernização Fiscal, o governo de Sergipe contraiu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um empréstimo de 27,9 milhões de dólares. A grana garantirá investimentos na modernização da gestão fiscal de Sergipe. Além deste valor, o Estado entrará com uma contrapartida de 2,7 milhões de dólares. Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), o projeto vai beneficiar, de forma direta, algumas secretarias estaduais. O pessedista revelou que o financiamento só pôde ser viabilizado graças ao equilíbrio fiscal das contas públicas. Então, tá!


Defesa da PEC


O deputado federal Marcio Macêdo (PT) é um ardoroso defensor da PEC da Transição, que visa garantir recursos para o futuro governo custear o Bolsa Família e otras cositas mas. No entender do petista, o gasto com o social é qualificado: “Passa a ser um investimento, pois resolve um problema social de grande envergadura e estimula o crescimento da economia”, discursa. Macêdo defende, inclusive, que a abertura do teto de gastos para garantir recursos a outras despesas essenciais, como os investimentos na educação. O diabo é convencer a oposição a votar na PEC que fura o teto fiscal no montante pretendido pelo PT. Home vôte!


Sem pressa


O governador eleito de Sergipe, deputado federal Fábio Mitidieri (PSD, disse ao blog Primeira Mão que pretende anunciar todos os secretários de uma só vez, devendo fazer isso na segunda quinzena de dezembro. “Estamos definindo a formação da equipe. Vamos recriar algumas pastas que entendo serem necessárias, como a das Mulheres, Esportes, Comunicação e Meio Ambiente”, informou o pessedista. Até lá, muitos interessados em compor a equipe de Mitidieri vão continuar “plantando” notinhas na imprensa para serem lembrados na hora de a onça beber água. Misericórdia!


Novinha em folha


O governo de Sergipe entregou oficialmente ontem, a recuperação do Terminal Luiz Garcia, localizado no centro de Aracaju. Orçada em quase R$ 10 milhões, a obra oferece mais comodidade aos passageiros, rodoviários e outros trabalhadores, além de revitalizar e levar ainda mais desenvolvimento, emprego e renda para o centro da capital sergipana. A reforma preservou a arquitetura modernista do prédio de quase 2 mil m², construído em 1962 e tombado pelo patrimônio histórico estadual. A parede frontal da Rodoviária ganhou um belo painel de azulejos medindo 5 por 2 metros. De autoria do artista plástico Edidelson Silva, a obra exibe a evolução dos transportes urbanos e elementos da cultura sergipana. Supimpa!


Ilustre aracajuana


Aracaju ganha uma ilustre filha. Por indicação do vereador Professor Bittencourt (PDT), a Câmara Municipal aprovou e entrega hoje o título de cidadania a desembargadora Luislinda Dias de Valois. No governo do presidente Michel Temer (MDB), ela foi ministra de Direitos Humanos. Nascida em Salvador, essa nova aracajuana foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país, em 1993. Em 2003, criou o projeto “Balcão de Justiça e Cidadania”, para resolução de conflitos em áreas pobres da capital baiana. O combate às desigualdades raciais, religiosas e de renda sempre esteve no foco de Luislinda Valois, uma ardorosa defensora do sistema de cotas. Legal!


Escolha de rosca


Como perguntar não ofende: alguém sabe o motivo da demora para o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe escolher o substituto do desembargador José dos Anjos? Estão disputando a vaga, pelo critério de merecimento, os juízes de direito José Anselmo dos Santos, Fernando Clemente da Rocha, Manoel Costa Neto, Simone de Oliveira Fraga, Bethzamara Rocha Macedo, Sérgio Menezes Lucas, Edivaldo dos Santos, Adelaida Maria Martins Moura, João Hora Neto, Maria da Conceição da Silva Santos, Maria Angélica Garcia Moreno. O magistrado José dos Anjos se aposentou no dia 24 de agosto passado, ao completar 75 anos de idade. Aguardemos, portanto!


Ausentes do jantar


As principais lideranças do PL sergipano, a exemplo de Valmir de Francisquinho e seu filho Ícaro, eleito deputado federal, não prestigiaram o jantar oferecido pelo PL aos atuais e futuros parlamentares. Realizado ontem, em Brasília, o comes e bebe contou com a presença do ainda presidente Jair Bolsonaro. O indigitado chegou mudo e saiu calado. O evento foi convocado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, visando apresentar parlamentares antigos aos bolsonaristas que migraram para o PL junto com o capitão de pijama. Cerca de 150 pessoas participam do regabofe, entre senadores, deputados, governadores e convidados. Creindeuspai!


Com todo o gás


O deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP) pretende apresentar um projeto de lei visando estimular o escoamento de volumes de gás reinjetado e ampliar a oferta em Sergipe. Segundo o pepista, o estado passa por uma fase de otimismo quanto ao mercado de gás natural. “Novos empreendimentos, como a interligação do terminal de GNL, a exploração de novos campos pela ExxonMobil e a transferência do Polo Carmópolis da Petrobras para a Carmo Energy, podem atrair investidores e aumentar a oferta do insumo na região Nordeste”, revela Laércio. Ele deve protocolar o projeto na Câmara Federal ainda este ano. Ah, bom!


Trocando figurinhas


Candidato derrotado ao Senado, Valadares Filho (PSB) se reuniu, ontem, com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). O encontro aconteceu no gabinete de transição do futuro governo, em Brasília. Ambos trataram sobre as perspectivas para a aprovação da PEC da Transição e os desafios que o presidente eleito Lula da Silva (PT) enfrentará em 2023. Vavazinho apresentou ao aliado um cenário do momento político de Sergipe, tendo ouvido sobre os trabalhos da transição e a perspectiva da aprovação da PEC Fura Teto. O vice-presidente não escondeu o otimismo sobre o enfrentamento da fome, do desemprego e das ações a serem tomadas visando o desenvolvimento do Brasil. Aff Maria.


bottom of page