top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Políticos já soltam balões de ensaio para de 2024


A classe política já iniciou os primeiros ensaios para a ainda distante eleição municipal de 2024. Os mais apressados tentam colocar seus balões no ar, enquanto outros se esforçam para furar os artefatos alheios ainda na subida. A Prefeitura de Aracaju é a que desperta maior interesse, pois quem a conquista fica mais próximo de disputar o governo estadual. Não à toa, os vereadores aracajuanos Fabiano Oliveira (PP) e Nitinho Vitalle (PSD) já se apressaram em propagar o desejo de disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). O comando político de municípios como Socorro, Itabaiana, Lagarto, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros também aguça o desejo de muitos políticos. Ressalte-se, porém, que a maioria dos projetos nesse sentido não evoluirá. Portanto, dizer agora quais possíveis candidaturas sobreviverão até as distantes convenções partidárias é um difícil exercício de futurologia, pois a atmosfera política vive em constantes mudanças. O certo é que tudo vai depender do lado em que o vento estará soprando quando os partidos forem oficializar os candidatos a prefeito em 2024. Crendeuspai!


De olho nos cargos


Enquanto em Brasília os novos ministros começam a organizar as suas equipes, os políticos tentam indicar aliados para cargos do governo federal. Em Sergipe, as repartições públicas mais disputadas são a Codevasf, a Superintendência do Ministério do Trabalho, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), o Serviço de Patrimônio da União e o Incra. No estado existem vários outros órgãos ligados a ministérios, porém os cargos de comando são exercidos por profissionais de carreira. Esta informação é do blog Primeira Mão, editado pelo jornalista Eugênio Nascimento.


Águas profundas


A Petrobras pretende lançar o quanto antes o edital para afretamento das duas Unidades Flutuantes de Armazenamento e Transferência (FPSOs) para o Projeto Sergipe Águas Profundas. A previsão da estatal para o início da produção do SEAP é em 2027, devendo as duas plataformas atenderem os campos de Budião, Budião Noroeste, Budião Sudeste, Palombeta, Cavala, Agulhinha e Agulhinha Oeste. A primeira unidade tem capacidade de produzir 120 mil barris de petróleo por dia e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. Já a segunda tem capacidade para 120 mil barris de petróleo/dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás/dia. Supimpa!


Grana menor


Boa parte dos prefeitos está injuriada com a prévia do Censo 2022, divulgada pelo IBGE. Aracaju, por exemplo, que em julho de 2021 tinha 672.614 habitantes, aparece agora com 605.305 moradores, 67.305 mil a menos. De acordo com o portal Uol, 13% dos municípios sergipanos tiveram a população reduzida com base na prévia divulgada na semana passada. Isso significará uma perda de R$ 44,1 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), pago pelo governo federal de acordo com a população. A Confederação Nacional de Municípios está orientando as Prefeituras a recorreram à Justiça contra a redução do repasse pelo governo Federal. Misericórdia!


O mundo dá voltas


Em 2020, o biólogo Márcio Macedo (PT) tentou evitar a reeleição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), porém não chegou nem ao 2º turno das eleições. “Premiado”, no ano passado, com um mandato na Câmara Federal, por conta da cassação do ex-deputado Valdevan Noventa (PL), o petista retornou à cena política. Em seguida, Márcio virou tesoureiro da campanha vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, agora, o retribuiu com o Ministério da Secretaria-Geral da Presidência. Pois bem: ontem, os dois ex-candidatos a prefeito da capital se encontraram em Brasília: Márcio como ministro e Edvaldo como presidente da Frente Nacional de Prefeitos. Como o mundo dá voltas!


Troca de comando


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), preside hoje a solenidade de troca do comando da Polícia Militar. O coronel Alexsandro Ribeiro substitui o também coronel Marcony Cabral. Com a mudança, sete coroneis vão automaticamente para a reserva remunerada por serem mais antigos na caserna do que Alexsandro. Portanto, vestirão o chamado “pijama” o próprio Marcony, além de Eliziel, Edenisson, Chaves, Moura, Fábio Rolemberg e Hilário. A solenidade de posse do novo comando da PM será na sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em Aracaju. Aff Maria!


Boquinha para o capitão


Derrotado na disputa por uma cadeira na Câmara Federal, o deputado estadual bolsonarista Capitão Samuel (PP) ganhou uma “boquinha” no governo do estado. Ontem, o governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou a nomeação do parlamentar em fim de mandato para a presidência da Fundação Renascer, instituição responsável pela política de assistência à criança e ao adolescente em situação de risco. Este cargo era ocupado antes pelo advogado Wellington Mangueira, nomeado agora por Mitidieri para a direção da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe. Quem tem amigo não sofre. Marminino!


Tá resolvido


E quem está sorrindo de orelha a orelha é o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD). Tudo porque um levantamento feito pelo portal G1 sobre compromissos de campanha mostra que ele cumpriu mais de 70% das promessas presentes no plano de governo, sendo 100% de forma integral em áreas como Educação e Cultura, Direitos Humanos e Sociais e Meio Ambiente. Chagas, que tinha como slogan “chegou para resolver”, diz ser gratificante ver que o trabalho empreendido nos últimos quatro anos, “com investimentos históricos de quem tornou a Educação uma política de Estado, vai gerar frutos para o futuro de Sergipe”. Então, tá!


De Márcio pra Márcio


Filho de Propriá, o advogado Márcio Dória (PCdoB) é o substituto do deputado e ministro Márcio Macedo (PT) na Câmara Federal. Ele assume a cadeira porque a 1ª suplente e vereadora aracajuana Ângela Melo (PT) não quis renunciar ao mandato para permanecer no Congresso somente este mês. Em nota, a petista explicou que, devido ao recesso parlamentar, ela não poderia apresentar projetos ou emendas e fazer pronunciamentos em plenário, não se justificando, portanto, assumir o cargo de deputada federal. Por sua vez, Márcio Dória promete que durante o curtíssimo mandato lutará pelo estado e, principalmente, buscará recursos para o Baixo São Francisco. Ah, bom!


Graça recebida


O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), visitou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, para agradecer a graça de ter sido declarado curado do câncer de próstata. Em 2020, o gestor municipal também foi à Aparecida pagar uma promessa por sua vitória nas urnas. Em dezembro passado, o prefeito se submeteu a uma bem sucedida cirurgia de próstata. Na mensagem postada no instagram, Adailton disse que “a gratidão é um sentimento de amor que eleva o espírito e nos une a Deus”. Amém!

bottom of page