top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Luto


Será cremado hoje, o corpo do empresário e político Clóvis Silveira, 75 anos. Ele morreu ontem em Aracaju, vítima de um câncer no intestino. O velório está acontecendo na Osaf, à rua Itaporanga, no centro de Aracaju. A cerimônia de cremação será exclusiva para os familiares. Clóvis era natural de Alagoas, mas morava em Sergipe há mais de 50 anos. Ele foi dirigente de quatro partidos políticos e atualmente era filiado ao MDB. Silveira também foi secretário de estado nas gestões do saudoso governador João Alves Filho. Descanse em paz, amigo!


Bairro Santa Maria, uma terra dura pra viver


Localizado na periferia de Aracaju, o bairro Santa Maria é o exemplo melhor acabado de como o Estado condena o cidadão à miséria. Conhecida antes como Terra Dura, aquela localidade foi escolhida para abrigar migrantes do interior de Sergipe e moradores das primeiras favelas da capital. Desde a década de 80, o bairro recebe famílias sem qualquer renda ou ganhando um salário mínimo em média. Por muitos anos, o Estado só se fazia presente no Santa Maria através da Polícia. Também apareciam por lá os candidatos em época de campanha política. Estes prometiam mundos e fundos aos moradores em troca dos milhares de votos, mas desapareciam depois das eleições. Claro que, nos últimos anos, o governo estadual e a prefeitura têm feito fortes intervenções naquele bairro, porém vai demorar muito para os problemas crônicos serem reduzidos. A crescente violência, a precariedade dos serviços de saúde, iluminação pública, transporte, creches, lazer e infraestrutura habitacional, são problemas que não se revolvem de uma hora pra outra. Portanto, vamos continuar assistindo as operações policiais para tirar de circulação suspeitos de praticarem crimes dentro e fora do bairro Santa Maria, uma terra muito dura pra viver. Misericórdia!



Dia de posse

Em solenidade agendada para às 19 horas de hoje, será empossada a nova diretoria do Sebrae Sergipe para o quadriênio 2023-2026. Serão empossados Ivan Apóstolo Sobral, como presidente do Conselho; Priscila Dias Felizola, superintendente; Brenno Barreto, diretor técnico; e Raimundo Almeida Neto, diretor Administrativo e Financeiro. A nova diretoria foi eleita no dia 12 de dezembro por representantes das 15 entidades que compõem o Conselho Deliberativo da entidade. Priscila Felizola é a primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente do Sebrae em Sergipe. Então, tá!


Cadeia para os golpistas


O senador Alessandro Vieira (PSDB) está cada vez mais convencido que os chamados patriotas responsáveis pela depredação do Congresso, do Planalto e do Supremo não passam de bandidos extremistas. Após afirmar que lugar de bandido é na cadeia, o tucano parabenizou os policiais do Senado, “que fizeram o máximo possível sem apoio de ninguém”. Vieira também afirmou que vão surgir cada vez mais provas de que membros do governo Bolsonaro tentaram reiteradamente reunir condições para um golpe de Estado. “É preciso respeitar o devido processo legal, mas a cadeia é o destino dos golpistas”, fuzilou Alessandro. Crendeuspai!


Sol e praia


Engana-se quem pensa que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) anda acabrunhado porque o seu grupo político perdeu as eleições estaduais. É verdade que o fidalgo reduziu muito a frequência em eventos, porém continua de espírito leve, principalmente quando o convidam para curtir o sol e a praia. Neste último final de semana, por exemplo, JB deu com os costados em Maceió para aproveitar o mar azul turquesa de Alagoas. Na foto, Jackson com o neto Gustavo e o amiguinho Accioly. Quem pode, pode, quem não pode se sacode!


Abandonando o barco


São muitos os bolsonaristas de Sergipe que apagaram mensagens e fotos que os vinculavam nas redes sociais ao grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Estão preferindo esquecer, pois viram que a canoa estava furada. Mais de 1.400 dos golpistas que invadiram e destruíram parte dos prédios do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional no último dia 8 já foram presos. O MPF apura a situação de Sergipe. Esta informação é do blog Primeira Mão.


De mulher pra mulher


A secretária Nacional de Renda e Cidadania Eliane Aquino (PT) fez uma visita de cortesia à primeira dama de Sergipe, Érica Mitidieri. A petista integra o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à fome, responsável pelos benefícios de transferência de renda. Após a reunião, Érica disse que a visita da ex-vice-governadora de Sergipe foi produtiva para fortalecer as parcerias em prol dos sergipanos. Para quem não sabe, a primeira dama também é secretária estadual de Desenvolvimento Social e Cidadania. Ah, bom!


Justiça aceita Pix


Eleitores que não compareceram às urnas e não justificaram a ausência por três eleições consecutivas devem regularizar a situação. Para tanto, a Justiça Eleitoral disponibiliza formas de pagamento via Pix ou cartão de crédito, que são realizadas por meio do PagTesouro. Para efetuar o pagamento via Pix, o devedor pode optar por uma chave de pagamento via QR Code, com validade de 24 horas, ou um código numérico, que deve ser copiado no aplicativo do banco em que tiver conta. Quem escolher o pagamento com cartão de crédito será redirecionado para o Mercado Pago ou PicPay. Marminino!


Contra o golpe


Ex-candidata à Presidência da República, a sindicalista Vera Lúcia (PSTU) ficou surpresa com a minuta de um decreto encontrada pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. A distinta tem perguntado por que, após esse documento que visava mudar o resultado das eleições, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi preso ainda? Por sua vez, o PSTU postou mensagem nas redes sociais pedindo investigação e punição para Bolsonaro e a família dele, os generais golpistas e os empresários que financiaram toda a mobilização da extrema-direita. Home vôte!


Noite de autógrafos


O desembargador Edson Ulisses lança nesta segunda-feira, o livro “O Quinto Constitucional – Uma odisseia”. A quinta obra da carreira literária do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe trata sobre o caminho traçado por ele para chegar ao cargo máximo do Poder Judiciário estadual. O livro tem mais de 200 páginas e seu prefácio é assinado pelo jornalista Luiz Eduardo Costa. O lançamento está agendado para às 18 horas, no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes, centro de Aracaju. Prestigie!


bottom of page