top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by adiberto de Souza



A eleição em Socorro será uma briga de foice no escuro


A disputa pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro promete ser mais barulhenta do que uma briga de foice no escuro. Ao contrário dos demais municípios da Grande Aracaju, onde os prováveis candidatos a prefeito apenas demarcam territórios, em Socorro os cabos eleitorais e puxa-sacos dos prefeituráveis já começaram a se bicar. As redes sociais são o melhor termômetro de como o embate político naquele município será ferrenho. Mesmo fora da disputa por já ter sido reeleito, o prefeito Padre Inaldo (PP) padece diariamente das críticas e calúnias adversárias. O objetivo é desgastá-lo e, por consequência, enfraquecer quem ele apoiar no próximo ano. Pré-candidato natural à Prefeitura, o ainda deputado federal Fábio Henrique (União) é outro alvo preferido das línguas ferinas de plantão. Pelo andar da carruagem, quando o jogo político começar mesmo pra valer em Socorro, a Justiça Eleitoral vai ter muito trabalho para conter os ânimos dos postulantes à cadeira ocupada hoje por Inaldo e apagar o fogo dos apaixonados eleitores. Misericórdia!


Maldade desfeita


A direção da TV Aperipê comunicou ao Sindicado dos Jornalistas de Sergipe que o governador Fábio Mitidieri (PSD) determinou à Fundação Estadual de Cultura e Arte que cancele as exonerações e as reduções salariais aplicadas aos jornalistas daquela emissora. Anteontem, os comunicadores da Aperipê foram surpreendidos com a diminuição de seus vencimentos em função de portarias assinadas pela nova presidente da Funcap, cantora Antônia Amorosa. O presidente do Sindijor, Milton Alves Júnior, se disse mais aliviado, pois os profissionais da estatal não terão os salários reduzidos. Portanto, ficou o dito pelo não dito. Melhor assim!


Casa, separa!


Tem caído o número de casais que oficializam a separação. Levantamento do Colégio Notarial do Brasil aponta que entre janeiro e novembro de 2022 foram registrados 68,7 mil divórcios nos país, o menor número desde 2018. existem vários aspectos que provocaram a redução do número de divórcios. Um deles é a queda do número de casamentos. Para o advogado Sérgio Barradas Carneiro, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família, houve um crescimento nas uniões estáveis entre 2016 e 2019. Nesses casos, as dissoluções não são computadas como divórcios, instrumento jurídico pelo qual se põe fim exclusivamente ao casamento. Crendeuspai!


Sergipe no Planalto


O ministro Márcio Macedo (PT), da Secretaria-Geral da Presidência da República, recebeu a visita de jornalistas que fazem a cobertura política em Brasília. Ao se defrontar com o quadro do artista plástico sergipano Antônio Maia, o repórter da TV Globo, Gerson Camarotti, lembrou que a obra exposta no Palácio do Planalto lhe foi apresentada pela primeira pelo saudoso governador Marcelo Déda (PT). Para quem não sabe, Antônio Maia (1928-2008) era natural de Carmópolis, onde viveu toda a infância, fato que contribuiu para o desenvolvimento de uma temática ligada à religiosidade popular do Nordeste. Em 1955, se transferiu para o Rio de Janeiro, tendo adotado como estilo o abstracionismo informal. Supimpa!


O aeroporto é a saída


Dita em tom de brincadeira, a afirmação “o melhor hospital de Sergipe é passagem de avião para São Paulo” tem sido seguida ao pé da letra por quem possui condições financeiras para cuidar da saúde. Agora mesmo, o deputado estadual eleito Pato Maravilha (PL) foi transferido em uma UTI no Ar para um hospital da capital paulista. A informação é que o parlamentar foi internado em Aracaju com fortes dores de cabeça e abdominais, mas como não apresentou melhoras, a família preferiu transferi-lo para São Paulo. Irmão do prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha (PL), Pato foi eleito para a Assembleia, em outubro passado, com 27.552 votos. Melhoras!


Reforma discutida


Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o gestor de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), se reuniu com o senador Oriovisto Guimarães (Pode), relator da Proposta de Emenda à Constituição que trata da Reforma Tributária. O encontro virtual focou no alinhamento de estratégias para o fortalecimento da pauta em Brasília e para a defesa da proposta junto aos parlamentares e ao governo federal. Segundo Edvaldo, o projeto é fundamental para garantir a autonomia dos municípios: “Não podemos ter uma reforma tributária onde todos os impostos fiquem com os governos federal e estadual, para que repassem para os municípios. Temos que ter autonomia”, pontuou. Então, tá!


Luto


Foi sepultado, ontem, em Aracaju o corpo do defensor público aposentado José Padilha de Oliveira, 83 anos. Em nota, a Defensoria Pública de Sergipe externou solidariedade à família enlutada. Também defensora pública, a vereadora aracajuana Emília Corrêa (Patriotas) lamentou a morte do colega, que deixou viúva, dois filhos e dois netos. Antes de ser defensor público, Padilha foi padre, tendo sido ordenado pela Igreja Católica em Porto Alegre. Também foi assessor de vários políticos sergipanos, a exemplo do ex-prefeito de Aracaju, Viana de Assis, e do ex-senador Lourival Baptista. Descanse em paz, amigo!


Linda com Lula


A vereadora aracajuana e deputada estadual eleita Linda Brasil (Psol) prestigiou, em Brasília, o encontro de reitores de universidades e institutos federais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu discurso, o ministro da Educação, Camilo Santana, citou a presença da parlamentar sergipana, que é professora por formação. Linda ressalta que sempre defendeu uma educação voltada para quem está no chão da escola: “Sei bem das dificuldades que temos pela frente e estarei na luta a favor dos direitos do Magistério, ouvindo e dialogando”, prometeu a ainda vereadora. Aff Maria!


Chapa fechada


Os deputados estaduais fecharam a chapa única para a Mesa Diretora da Assembleia. Pelo que ficou acertado ontem, o deputado Jeferson Andrade (PSD) será o presidente, tendo como vice Garibaldi Mendonça (PDT). A 1ª Secretaria ficará com o deputado Luciano Bispo (PSD) e a 2ª com Marcelo Sobral (União). Por fim, as 3ª e 4ª Secretarias serão ocupadas por Carminha Paiva (Republicano) e Paulo Júnior (PV). A eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo estadual ocorrerá na próxima quarta-feira, logo após a posse dos 24 deputados eleitos em outubro passado. Marminino!


A era do gás


O deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP) acredita que Sergipe viverá um novo momento a partir dos investimentos nas áreas de petróleo e gás. O parlamentar foi o relator da nova lei do gás, que abriu o mercado e criou uma nova perspectiva de retomada do crescimento da indústria nacional e sergipana. Segundo Laércio, a atração de novas empresas para Sergipe se dará principalmente em função da oferta abundante de gás a ser produzido pela Petrobras em águas ultraprofundas no litoral do estado. Deus te ouça!


Mitidieri na Paraíba


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), participa, hoje, em João Pessoa da reunião do Consórcio do Nordeste, composto por todos os governadores da região. O encontro vai discutir as prioridades regionais a serem levadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião já agendada para a próxima sexta-feira, em Brasília. Presidido pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), o Consórcio foi criado em 2019. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do Nordeste e propiciar trocas de experiências mais efetivas entre os estados. Ah, bom!

bottom of page