top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

A direita está de olho grande na Prefeitura de Aracaju


Chamuscada nas últimas eleições, após a derrocada do candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL), a direita começa a se organizar para disputar a Prefeitura de Aracaju. Alguns nomes dessa corrente partidária já se insinuam como postulantes à cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que, por ter sido reeleito, está fora do confronto de 2024. A última vez em que a direita conquistou o comando da capital foi em 2012, com o saudoso ex-prefeito João Alves Filho, derrotado por Nogueira ao tentar a reeleição em 2016. De olho em 2024, os vereadores direitistas Fabiano Oliveira (PP) e Nitinho Vitale (PSD) já botaram as cabeças de fora. Outros nomes da direita também devem concorrer ao comando da capital, com destaque para o deputado federal eleito Rodrigo Valadares (União). Ele disputou a Prefeitura em 2020, teve 10,89% dos votos e não conseguiu passar para o 2º turno. Claro que ainda estamos distantes da refrega eleitoral, porém o fato de o prefeito não poder concorrer, aumenta as esperanças de quem sonha em substituí-lo e permite antever que as eleições na capital serão das mais disputadas. Aguardemos, portanto!


Mitidieri com Lula


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), será recebido, hoje, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além do pessedista sergipano, a reunião no Palácio do Planalto contará com as presenças dos outros 26 gestores estaduais e do Distrito Federal. A principal reivindicação dos governadores será a mudança na legislação que fixou a alíquota do ICMS no comércio de combustíveis e causou enormes prejuízos aos estados. Segundo os governadores, o caminho para estancar as perdas é regulamentar a lei, que diz que se passar de 5% de perda de receita, a União tem que compensar os estados. Misericórdia!


Ganharam no grito


Após a manifestação dos estudantes de Medicina Veterinária contra a falta de aulas práticas, a Universidade Federal de Sergipe deu seus pulos e os insumos começaram a aparecer. Ontem, 24 horas após o protesto, parte do material para a realização das aulas práticas chegou à unidade. Segundo o vice-diretor do Hospital, professor Eduardo Caldas, também já estão chegando os mais de 600 medicamentos necessários para o pleno funcionamento da unidade que, segundo ele, vai se tornar numa referência em atendimento veterinário. Caldas revelou, ainda, que estão adiantados os entendimentos visando a concretização de parcerias da UFS com as Prefeituras de Aracaju e São Cristóvão. Melhor assim!


Cadê o dinheiro?


Os trabalhadores demitidos e não indenizados pelo Grupo João Santos, ex-dono da fábrica de cimento localizada em Socorro, querem ser recebidos pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Eles pretendem pedir ajuda a pessedista visando receber as indenizações a que têm direito. A indústria foi arrematada na Justiça pelo Grupo Polimix, que promete recolocá-la em funcionamento brevemente. Segundo os ex-empregados, o Grupo João Santos, que produzia o cimento Nassau, tem uma dívida trabalhista em Sergipe superior a R$ 100 milhões, pois demitiu todos os 350 empregados e não pagou os seus direitos. Também deve ao estado mais R$ 300 milhões em ICMS não recolhido. Danôsse!


De olho na Codevasf


O presidente estadual do PSB, Valadares Filho, visitou em Brasília o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT). O petista aproveitou para enaltecer a unidade dos dois partidos “na luta por resultados para Sergipe e na missão de unir e reconstruir o Brasil”. Nos últimos dias, as línguas ferinas têm espalhado pelas esquinas que o PSB está reivindicando o comando da Codevasf no estado. A Companhia já foi dirigida em Sergipe pelo partido de Vavazinho durante o mandato do pai dele, ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Ah, bom!


Trabalho escravo


Realizado em Aracaju na semana do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a ser celebrado nesse sábado, o fórum para discutir o tema contou com várias palestras sobre essa prática criminosa. O auditor-fiscal do Trabalho, Thiago Laporte, revelou que o trabalho análogo à escravidão é uma realidade e Sergipe. Cruzes! Segundo ele, em janeiro de 2022 foram resgatados 11 trabalhadores vindos do Maranhão e do Piauí para trabalhar no corte de cana nos municípios sergipanos de Capela e Maruim. A professora da Universidade Federal de Sergipe, Shirley Silveira Andrade, explicou que o trabalho escravo doméstico possui características como acúmulo de funções, jornada exaustiva e trabalho degradante. Home vôte!


Renunciante feliz


A deputada federal eleita Katarina Feitoza (PSD) já entregou à Câmara de Vereadores a sua renúncia da vice-prefeitura de Aracaju. A fidalga deixou o cargo para assumir, no próximo dia 1°, o mandato parlamentar. Ela foi eleita, em outubro passado, com 38.135 votos. Vice-presidente do Legislativo da capital, o vereador Fabiano Oliveira (PP) se disse feliz em poder assinar a renúncia “de uma mulher exemplar, uma guerreira de muita força na política sergipana”. Em seu discurso, Katarina agradeceu aos vereadores que “me ensinaram como fazer política, como olhar nos olhos das pessoas e sentir a dor do outro”. Aff Maria!


Perseguição intolerável


Enquanto igrejas católicas e evangélicas se espalham por Sergipe, centros afrodescendentes estão reduzindo suas atividades, se transferindo para áreas menos povoadas ou fechando as portas por conta da intolerância religiosa. Apesar de a Constituição brasileira estabelecer que este é um país laico, que respeita todas as manifestações dos credos e da fé, as religiões de origem africana continuam sendo perseguidas, muitas vezes com a complacência das autoridades, as mesmas que deveriam fazer valer o respeito a todos os credos. A perseguição aos terreiros de umbanda e candomblé é, em sua maioria, estimulada por pastores evangélicos. Só Jesus na causa!


Chegando à Câmara


E a professora Sônia Meire (Psol) se reuniu, ontem, com funcionários da Câmara de Aracaju para discutir detalhes de sua posse como vereadora, em evento agendado para o próximo dia 1º. A psiolista substituirá Linda Brasil (Psol), que renunciará para assumir o mandato de deputada estadual. Sônia Meire se define como professora, feminista, sindicalista, ativista das causas da educação, saúde pública e previdência, ambiental, questão agrária, do movimento de mulheres, pessoas com deficiência e doenças raras. Então, tá!


E tome promessa


O ministro da Comunicação, Jucelino Filho, anunciou a cobertura de 93 quilômetros com o sinal 4G, contemplando 18 trechos das rodovias federais em Sergipe. Após ouvir a promessa do distinto, o deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP) pediu que o estado seja inserido no Programa Nordeste Conectado, que tem a finalidade de promover a expansão e interiorização da ciberinfraestrutura de telecomunicações no Nordeste. Segundo o pepista, os objetivos desse programa serão alcançados por meio da implantação de equipamentos para promover o tráfego de dados ao longo da rede de fibra óptica da Chesf. Agora, é aguardar que Jucelino cumpra o prometido. Crendeuspai!



bottom of page