top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Em Sergipe, o futebol ganha 2,3 milhões e a fome zero


Alguém sabe quanto o novo governo de Sergipe já investiu no combate à fome, praga que graça em todo o estado? A pergunta se justifica, pois segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 30% da população sergipana não tem o que comer. Caso o Executivo estadual já tenha liberado recursos para esse flagelo, o fez silenciosamente, ao contrário do estardalhaço feito sobre a liberação de R$ 2,3 milhões para os times que participam do campeonato estadual. Nada contra ajudar os clubes, porém pega mal queimar dinheiro em futebol antes de iniciar o prometido combate à miséria. A não ser que o enfrentamento à fome não seja mais uma prioridade desta gestão. Se o foco ainda for esse, a secretária Érica Mitidieri, de Desenvolvimento Social e Cidadania, deve ter se sentida desprestigiada pelo governador, que vem a ser o seu querido esposo. Marminino!


Desemprego em massa


A indústria DOK Calçados demitiu de uma só canetada 500 empregados das fábricas de Salgado e Frei Paulo. A explicação da empresa para a demissão em massa foi a crise que se abateu sobre o grupo, após o término de um contrato com uma grande marca. Segundo o Sindicato da Indústria de Artefatos de Couro de Sergipe, foram demitidos 320 profissionais na unidade do município de Frei Paulo e 180 na fábrica de Salgado. A direção da indústria disse ao governador Fábio Mitidieri (PSD) que está empenhada em manter a empresa funcionando e que vai pagar os salários dos trabalhadores demitidos. Não faz mais do que a obrigação. Ora, bolas!


Deixou do estaleiro


O deputado estadual eleito Pato Maravilha (PL) recebeu alta médica, após ter sido levado às pressas para um hospital particular de São Paulo. Primeiro, o fidalgo foi internado numa unidade hospitalar de Aracaju, com febre e dores abdominais, sendo depois transportado em uma UTI no Ar para a capital paulista. Pato Maravilha publicou um vídeo agradecendo à Deus, aos familiares, aos sergipanos e aos médicos dos hospitais São Lucas, em Aracaju, e Vila Nova Star, em São Paulo. Ah, bom!


Estranha cobiça


Alguém sabe o que tem levado tanta gente a sonhar com a Prefeitura de São Cristóvão? Com mais de 90 mil habitantes, o município é carente de recursos e praticamente não tem indústrias. Inchada pelos conjuntos habitacionais ali construídos ao longo dos anos, a primeira capital de Sergipe sofre com a violência urbana e a falta de empregos. Mesmo assim, muitos políticos desejam ser prefeito de São Cristóvão. Seria interessante saber o que a ‘Velha Capi’ esconde de tão vantajoso para despertar a cobiça de tanta gente. Misericórdia!


Sob nova direção


Será hoje, a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe. Na solenidade, marcada para às 10 horas, no Palácio da Justiça, centro de Aracaju, serão empossados os desembargadores Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima (presidente), Gilson Felix dos Santos, (vice-presidente) e Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, (corregedora-geral da Justiça). Os três magistrados vão substituir, respectivamente, os desembargadores Edson Ulisses de Melo, Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos e Diógenes Barreto. Participe!


Prestando contas


Os jornalistas e radialistas que participaram, ontem, do bem servido regabofe oferecido pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) deixaram o hotel satisfeitos com o que ouviram. Durante quase meia hora, o pessedista debulhou uma série de projetos que pretende colocar em prática, tendo também destacado as várias promessas que já recebeu de ministros do presidente Lula (PT). Ao final, Mitidieri prometeu reunir os coleguinhas, daqui a um mês, para mais um farto comes e bebes. Galera, cuidado com a balança. Cruzes!


Índio quer transporte


Muita gente estranhou o fato de os Índios Xokós estarem reclamando por terem ficado ilhados justamente na Ilha de São Pedro, onde residem. Ocorre que, com a seca do Rio São Francisco, o acesso à aldeia passou a ser feito por uma estrada ligando a ilha ao município de Porto da Folha. Com o aumento da vazão do “Velho Chico”, as águas cobriram a estradinha, deixando a ilha como ela era antes, ou seja, cercada de água por todos os lados. Nada demais se as autoridades tivessem disponibilizado uma embarcação segura visando transportar os Xokós para o outro lado do rio. Como isso não aconteceu, eles estão se aventurando na forte correnteza em pequenas e inseguras canoas. Com a palavra dona Funai!


Dia de posses


Em solenidades agendadas para hoje, em Aracaju e Brasília, 35 deputados estaduais, federais e um senador tomam posse para mandatos de quatro e oito anos. Na Assembleia, as posses estão marcadas para às 15 horas, devendo, em seguida, ocorrer a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo. A chapa única é composta pelos deputados estaduais Jeferson Andrade (PSD), presidente; Luiz Garibaldi (PDT), vice-presidente; Luciano Bispo (PSD), 1º secretário; Marcelo Sobral (União), 2º secretário; Carminha Paiva (Republicanos), 3ª secretária; e Paulo Júnior (PV), 4º secretário. Boa sorte a todos!


Troca de endereço


Linda Brasil (Psol) renunciou, ontem, ao mandato de vereadora de Aracaju para ser empossada hoje como deputada estadual. Primeira mulher trans a conquistar dois mandatos parlamentares em dois anos, Linda foi a mais votada para a Câmara. A distinta será substituída no Parlamento da capital pela professora Sônia Meire (Psol), que agendou sua posse para amanhã. No período em que passou como vereadora, Linda apresentou 29 projetos de lei, 58 emendas, quatro projetos de resolução, quatro decretos legislativos, 349 indicações, 22 moções, 90 requerimentos, 105 pareceres internos e externos e cerca de 64 ofícios. Aff Maria!


Missa de 7º Dia


Será celebrada amanhã, a missa de 7º dia em sufrágio da alma do empresário Adilson Carvalho. Tradicional comerciante no mercado central de Aracaju, Seu Adilson morreu após complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Ele era casado com a professora Joselice Carvalho e pai do deputado federal Fábio Henrique (União), do saudoso jornalista e ex-vereador de Aracaju, Jason Neto, do radialista Adilson Júnior, de Taciana e Waguinho. A missa será às 19h30 de quinta-feira agora, na Igreja do Perpétuo Socorro, no conjunto residencial Orlando Dantas, em Aracaju. Prestigie!

bottom of page