top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Mitidieri cobra o novo, enquanto discute ideia velha


Um mês e meio após a posse, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), já demonstra impaciência com a demora dos auxiliares em apresentar as inovadoras iniciativas prometidas por ele na campanha eleitoral. Reunido com o secretariado visando discutir um “governo itinerante”, agendado para o próximo dia 27, o gestor cobrou ações inusitadas para chamar de suas: “Somos um time só, precisamos dessa unidade, dessa boa cobrança interna”, alertou. Mitidieri disse que a gestão dele está em uma busca ativa por investidores e incentivo e, em tom de cobrança, sugeriu “que cada secretário faça o mesmo”. Aliás, a reunião para reclamar da falta de ideias novas terminou tratando sobre uma ação pra lá de velha: o governo itinerante, anunciado agora como o suprassumo da modernidade, foi implementado no distante 2010, pelo saudoso governador Marcelo Déda (PT). Portanto, se quiser ter algo de novo para comemorar nos primeiros 100 dias de governo, o líder pessedista deve mesmo cobrar do secretariado as prometidas propostas inovadoras, principalmente daqueles velhos auxiliares que integraram os vários governos anteriores ao de Fábio Mitidieri. Crendeuspai!


Volta por cima


Derrotado em 2020, nas eleições para a Prefeitura de Aracaju, e no ano passado, na disputa pelo governo de Sergipe, o PT sergipano deu a volta por cima graças a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tanto isso é fato que amanhã, Márcio Macedo e Rogério Carvalho - derrotados nos dois últimos pleitos - desembarcam em Aracaju ao lado do “Barba”, respectivamente, como ministro de Estado e primeiro secretário do Senado. Também derrotada na disputa por uma cadeira na Câmara Federal, a petista Eliane Aquino integrará a comitiva presidencial na condição de secretária Nacional de Renda e Cidadania. Em outras palavras, apesar de ter sido surrado nas urnas, o PT de Sergipe está por cima da carne seca. Marminino!


Primeiro os deles


O Ministério Público de Sergipe deu 10 dias para o prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano (PT), e o presidente da Câmara Municipal, vereador Juarez de Vavá (PSD), exonerarem todos os parentes e aderentes ocupantes de cargos em comissão. Segundo apurou o promotor de Justiça, Paulo José, o nepotismo campeia solto na Prefeitura e na Câmara. Diante disso, o distinto quer ver no olho da rua todos os comissionados parentes até o terceiro grau do prefeito, do vice, dos secretários e dos vereadores. Tem gente jurando em Canindé que a determinação do promotor resultará numa onda de desemprego em massa no município. Misericórdia!


E tome promessas!


A equipe de segurança da Presidência da República, os chamados precursores, esteve ontem na cidade de Maruim. É lá que o presidente Lula (PT) anunciará, amanhã, a retomada das obras de duplicação da BR-101, no trecho que corta Sergipe. Também deve prometer recursos para o ilusório Canal de Xingó, uma obra prometida desde o Império e que tem servido de “cabo eleitoral” à classe política sergipana. Na reunião que terá com o governador Fábio Mitidieri (PSD), Lula tratará sobre a possível construção de uma ponte ligando Sergipe e Alagoas, outra promessa acalentada desde o governo do saudoso Marcelo Déda (PT), em 2010. Só Jesus na causa!


Nova fábrica


O município de Ribeirópolis vai ganhar uma fábrica de embalagens. A Master Pack Nordeste deve começar a operar já no próximo mês, gerando cerca de 100 empregos diretos. Uma ótima notícia para aquela região, que acaba de assistir a fábrica Dok Calçados demitir 180 trabalhadores em sua unidade de Frei Paulo. Ontem, ao receber em audiência o dono da Master Pack Nordeste, Luiz Carlos, o governador Fábio Mitidieri (PSD) discutiu uma parceria com a Prefeitura de Ribeirópolis visando qualificar a mão de obra a ser contratada pela nova indústria. Ah, bom!


Deso defendida


O Sindicato dos Trabalhadores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é contra uma possível privatização da empresa, ou uma Parceria Público-Privado. Em audiência com o presidente da Câmara de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), os sindicalistas alegaram que privatizar os serviços da estatal significa penalizar quem mais necessita. Servidor da Deso, Vasconcelos disse já ter presenciado muitas pessoas sem condições de pagar a tarifa de água, pois se o fizessem ficavam sem dinheiro para comer. O vereador garante que se a companhia for entregue à iniciativa privada, só terá água quem tiver dinheiro para pagar por ela. Danôsse!


Clima mais ameno


Ex-presidente da OAB nacional, o advogado sergipano Cezar Britto, foi às redes sociais falar sobre o abrandamento das tensões políticas no Brasil. “Notaram como o clima de ódio diminuiu? Perceberam que o diálogo voltou a fluir, ainda que divergente? Sentiram que algo mudou? Ou estou sendo otimista... como sempre...”, concluiu. Tomara que o experiente causídico esteja certo em suas indagações. Oremos!


Atrás de aliados


Apesar de comandar em Sergipe o velho e indeciso PSDB, o senador Alessandro Vieira defende que a política precisa de mudança. “Com lideranças dispostas a pensar fora da caixa e a trazer soluções criativas para nossos problemas, podemos construir um futuro melhor para todos”, discursa o fidalgo, enquanto convida os sergipanos para se juntarem a ele “nesta jornada de renovação”. A dúvida é saber se a convocação de Vieira vai atrair alguém para o ninho tucano. Com certeza, os políticos mais experientes farão ouvidos de mercador ao chamamento do senador, pois, como diz o adágio popular, “macaco velho não pula em galho seco”. Home vôte!


Sob nova direção


A desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva assumirá a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. O evento da posse está marcado para às 15 horas da próxima quinta-feira. A magistrada substituirá o desembargador Roberto Porto. A solenidade será aberta ao público, respeitando-se capacidade máxima de assentos do auditório. A nova presidente permanecerá à frente do TRE até 2024, o que significa dizer que caberá a ela comandar as eleições municipais do próximo ano. Boa sorte!


Boquinha pública


A ex-deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) foi nomeada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) para a Superintendência da Causa Animal, instituição nova e que ainda não dispõe de recursos. A própria nomeada reconhece que “órgão sem verba não faz nada”. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de ontem, porém pouca gente percebeu, pois o decreto traz o nome de batismo da ex-parlamentar, que é Priscilla Lima da Costa Pinto. Além dela, o governo Mitidieri já aboletou no estado os ex-deputados estaduais Francisco Gualberto (PSD) e Capitão Samuel (PP), respectivamente, na Segrase e na Fundação Renascer. Quem pode pode, quem não pode se sacode!

bottom of page