top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Dizendo-se novo, o governo de Sergipe visita o passado


Eleito prometendo por um fim no velho modelo de gestão, reinante em Sergipe há décadas, o governador Fábio Mitidieri (PSD) parece não ter conseguido, ainda, encontrar a sonhada porta do futuro. Tanto isso é verdade que um dos primeiros atos de sua administração será uma visita ao passado. Nesta segunda-feira, o Executivo retorna ao distante 2010, quando o saudoso governador Marcelo Déda (PT) implantou em Sergipe um tal de “Governo Itinerante”. Rebatizada de “Sergipe É Aqui”, esta ação, que hoje começa por Boquim, não passa de um velho mutirão visando oferecer em algumas horas o que o Estado não garante no dia a dia dos sergipanos. Nessas ações, enquanto o governador e seus secretários distribuem tapinhas nas costas do eleitorado carente, servidores públicos realizam atividades simples, como medição da pressão arterial e testes de glicemia, orientam sobre o combate à dengue e à Covid-19, cortam os cabelos dos homens, fazem as unhas das mulheres, eticétera e tal. Os “governos itinerantes”, agora reeditados por Fábio Mitidieri, nunca deram resultados práticos nem duradouros. Esbanjam, porém, um forte cunho eleitoreiro, na medida em que oferecem serviços básicos às pessoas pobres, as mesmas que passam a vida inteirinha mendigando nos postos de saúde e nos hospitais públicos uma simples consulta médica ou um exame clínico qualquer. Só Jesus na causa!


Canindé sem sorte


Com o afastamento do prefeito Weldo Mariano (PT) a população de Canindé do São Francisco, no sertão de Sergipe, está assistindo a um velho filme. O petista não foi o primeiro a sofrer tal punição: antes dele, a Justiça já havia decretado três intervenções naquele município, afastando as prefeitas Hortência Carvalho, em 1995, Rosa Maria Feitosa, em 2001, e o prefeito Ednaldo da Farmácia, em 2020. Weldo e o vice-prefeito Pank (SD) ficarão fora da Prefeitura pelos próximos 60 dias, devendo uma comissão de técnicos indicada pela Justiça fazer um “pente fino” na administração. Misericórdia!


Boca de siri


No PT sergipano ninguém fala sobre a não mais indicação da ex-secretária da Agricultura de Sergipe, Rose Rodrigues, para a presidência do Incra. A nomeação da fidalga havia sido acertada durante a visita do presidente Lula (PT) a Sergipe, mas depois rifaram o nome dela. Segundo as línguas ferinas, o ministro Márcio Macedo (PT) foi o responsável pela rasteira em Rose, indicada para o cargo pelo deputado federal João Daniel (PT). Apesar do grande zum zum zum em torno do caso, os líderes petistas em Sergipe não dão um piu sobre o assunto, mesmo sabendo que, por conta de uma briga interna, Sergipe deixa de ter mais uma representação no governo federal. Danôsse!


Vem mais 5G por aí


Depois de Aracaju, que já conta com o sinal 5G desde setembro passado, agora chegou a vez da Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão também ganharem o direito de instalação dessa tecnologia. A decisão da Agência Nacional de Telecomunicações permite a instalação, a partir de hoje, do sinal 5G, garantindo a conexão de vários dispositivos à internet. Segundo o Ministério das Comunicações, a decisão da Anatel possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nos três municípios. Supimpa!


Briga por espaço


Há um mês, artesãs e artesãos ocupam a calçada próxima ao Centro de Arte e Cultura J. Inácio, localizado na Orla de Atalaia e que está fechado desde 2021. No último sábado, eles e elas fizeram um evento para marcar os 30 dias de ocupação e reivindicar da Prefeitura que aquele espaço seja reaberto. Presentes à manifestação, as vereadoras aracajuanas Ângela Melo (PT) e Sônia Meire (Psol) ressaltaram que o Centro é um patrimônio cultural, precisando ser reaberto visando garantir a comercialização do rico artesanato sergipano. Com a palavra o prefeito interino de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), que vem a ser o presidente da Câmara Municipal. Ah, bom!


Batendo biela


Um dos equipamentos mais importantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, a viatura Autoplataforma Aérea está com 17 itens carecendo de manutenção urgente. Feita pela Associação que representa os policiais daquela corporação, a denúncia alerta para a necessidade de manutenção da viatura, fundamental para salvamentos e combates a incêndios em edificações acima de três andares. O equipamento foi comprado na Finlândia pelo governo de Sergipe em 2012, por R$ 2,8 milhões. A Associação alerta que caso venha a acontecer algum problema com a Autoplataforma, não queiram dizer depois que foi uma fatalidade. Quem avisa, amigo é!


Nas ondas do rádio


E quem estará de retorno ao rádio é o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). A partir da próxima sexta-feira, o distinto voltará a pilotar o programa “Mandato do Povo”, na Rádio Educadora de Frei Paulo. Passos escolheu a emissora freipaulistana por sua localização entre o agreste e o semiárido sergipano, onde predomina o reduto político da família Passos. O pai de Georgeo, ex-deputado Antônio Passos (DEM) foi prefeito de Ribeirópolis. Quem ouve o parlamentar cidadanista pelas ondas do rádio, jura que ele tem traquejo no microfone. Então, tá!


De olho em 2024


Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: “O Partido dos Trabalhadores vai discutir as eleições do próximo ano em Aracaju. Durante um seminário agendado para março agora, o PT também avaliará a conjuntura política e os prováveis cenários para 2024. Os dirigentes petistas garantem que uma coisa já está definida: a legenda continuará fazendo oposição à gestão do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT). Também é certo que o PT terá candidato para se opor ao nome apresentado pelo bloco governista. Nas eleições de 2020, a sigla da estrelinha disputou a Prefeitura de Aracaju e não conseguiu chegar nem no 2º turno”. Marminino!


Sangue novo


A Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro ganha hoje dois novos vereadores. Os suplentes Lalo (Cidadania) e João Mochila (PP) vão substituir os pastores evangélicos Joanan Menezes e Irmão Robson, ambos do Avante, que foram cassados porque o partido deles não cumpriu a cota de 30% de gênero. A mudança aumenta o número de vereadores oposicionistas ao prefeito Padre Inaldo (PP), mas nada que o incomode, pois ele conta com o apoio de 15 dos 21 parlamentares socorrenses. Aff Maria!


Rodovia de rosca


O Dnit está prometendo abrir ao tráfego já em abril próximo, o trecho duplicado de 25,5 quilômetros da BR-101, entre os municípios de Maruim e Laranjeiras. A obra faz parte do Plano de Ações dos 100 Dias do governo Lula (PT), e foi reiniciada este mês, contando, inclusive, com a presença do “Barba”. O investimento para a duplicação desses sete quilômetros é de aproximadamente R$ 18 milhões. Apesar do entusiasmo do novo governo federal, as más línguas têm espalhado pelas esquinas de Sergipe que, pelo andar da carruagem, a duplicação da BR-101 no estado vai completar um século inconclusa. Home vôte!


bottom of page