top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Barrado no baile do governo, PT choraminga pelos cantos


Os petistas quase foram às lágrimas por não terem sido convidados para a reunião dos governistas que indicou o senador Alessandro Vieira (PSDB) como representante da bancada federal de Sergipe. Os mais magoados por terem sido barrados no baile são o deputado federal João Daniel e o senador Rogério Carvalho. Ambos acharam uma afronta do governador Fábio Mitidieri (PSD) em reunir a bancada e não convidá-los para o tête-à-tête. Pior é que na reunião os governistas também discutiram sobre a divisão das sinecuras federais no estado. Nem parece que os órgãos de 2º escalão são da alçada do governo petista de Lula da Silva, aliado de Rogério e João Daniel. Admitamos que, no mínimo, Mitidieri foi deselegante com os dois parlamentares, mas há um porém nessa história. Talvez o governador tenha achado desnecessário ouvir uma oposição que come no prato dele, como aconteceu outro dia, quando o senador e o deputado foram papar a xepa na casa de Mitidieri ou, como dizem os matutos, comer na mão do adversário. Misericórdia!


LGBTI+ fora de foco


Sergipe está entre os estados com pouco ou nenhum comprometimento com o combate à discriminação contra a população LGBTI+. Das 27 unidades da Federação, 19 não têm um plano ou programa específico para a população LGBTI+. É o que revela um estudo do Programa Atenas, aliança de diversas entidades que monitora políticas públicas para essa parcela da população. Segundo o levantamento, direitos básicos, definidos como garantias individuais ou coletivas necessárias para o enfrentamento da violência LGBTI+, não são maioria significativa nas legislações estaduais. Apenas 29% dos estados, por exemplo, proíbem financiamento público a espetáculos LGBTIfóbicos. Só Jesus na causa!


MDB de mudança


O MDB velho de guerra deve mudar de mãos em Sergipe. Os deputados estaduais Luciano Bispo e Jeferson Andrade – ambos do PSD – estão se movimentando para assumir o comando do partido. Enquanto isso, o ainda presidente da sigla, Jackson Barreto, não diz um pio sobre a possibilidade de ser defenestrado do cargo. Por sua vez, outro grupo emedebista, liderado pelo empresário Marcos Franco, acompanha de longe a movimentação dos deputados pessedistas. Pelo andar da carruagem, Bispo e Jeferson não terão problemas para convencer a direção nacional emedebista a lhes entregar a legenda, antes que ela deixe de existir em Sergipe. Danôsse!


O tempo passa...


O senador Alessandro Vieira (PSDB) virou mesmo um governista de quatro costado, estando lado a lado com o presidente estadual do União Brasil, ex-deputado André Moura. Quem assiste essa aliança política nem lembra que recentemente Alessandro sonhava em ver André atrás das grades. Dia desses, o senador discursava que Sergipe deve ser o único estado da face da terra a ter um cidadão condenado por corrupção se portando como líder político. E dizia mais: que só em Sergipe, Moura era tratado como uma liderança, candidato a alguma coisa: “Candidato a uma vaga no presídio, e só isso que André é candidato”, bradava. Crendeuspai!


Defesa da reforma


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), se reuniu com o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma tributária, senador Oriovisto Guimarães (Pode). No encontro, o pedetista defendeu o Projeto de Lei que absorve o “Simplifica Já”, iniciativa apoiada pela Frende Nacional de Prefeitos, presidida por ele. Nogueira aproveitou e convidou Oriovisto para a 84ª Reunião Geral da FNP, agendada para os próximos dias 13 e 14, e que terá entre as palestras a do ministro da Fazenda Fernando Haddad, justamente sobre a reforma tributária. Agora vai!


Bíblia na cabeça


A Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro. A Bíblia foi citada por 42%, seguida pelos livros didáticos (32%), os romances (31%), os livros religiosos (30%) e os contos (23%). Entre as obras mais marcantes, depois da Bíblia aparecem O Sítio do Picapau Amarelo, O Pequeno Príncipe, Dom Casmurro e as coleções Crepúsculo e Harry Potter. Ah, bom!


Cadê o Banese?


Os vereadores aracajuanos Nitinho Vitale (PSD) e Ângela Melo (PT) cobraram da direção do Banco do Estado de Sergipe a reabertura da agência do conjunto residencial Augusto Franco, o maior da capital. Os dois parlamentares disseram não entender o motivo de o Banese virar as costas para aquela comunidade. Nitinho lembrou que a agência que existia naquele núcleo habitacional também era usada pelos moradores do Conjunto Orlando Dantas e do bairro Farolândia. Moradora do Augusto Franco, Ângela criticou os bancos por não garantirem o acesso à população. Com a palavra a direção do Banese. Aff Maria!


Rio pede socorro


Os esgotos estão matando o Rio do Sal, na Grande Aracaju. A afirmação é do vereador Breno Garibalde (UB). O distinto lamentou que os esgotos estejam sendo jogados diretamente naquele corpo d’água, sem que as autoridades façam nadica de nada para impedir tal crime. “Os pescadores são mais prejudicados com essa situação, pois sobrevivem do que pescam naquele rio”, alertou Breno. No começo desta semana, ocorreu uma grande mortandade de peixes no Rio do Sal, causada por produtos químicos jogados nas águas. Pior é que, até agora, não se sabe quem foi o responsável pelo crime ecológico. Home vôte!


Meio a meio


O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo (PT), assinou portaria determinando que a representação feminina nos conselhos e comissões vinculados à pasta deve ser de, no mínimo, 50% de mulheres. O documento estabelece, ainda, que pelo menos 20% dos assentos nos colegiados terão de ser ocupados por pessoas autodeclaradas pretas e pardas. Conforme a portaria, as organizações da sociedade civil poderão indicar a mesma pessoa como representante em até dois conselhos ou comissões, e os indicados terão direito a até dois mandatos consecutivos ou três alternados. Supimpa!


Aposta no gás


O senador Laércio Oliveira (PP) apresentou um Projeto de Lei criando o Programa de Incentivo ao Escoamento e Comercialização de Gás Natural. Segundo o pepista, o objetivo é aumentar a produção de gás nacional, o seu escoamento e o consumo no país. O senador explicou que, apesar do grande potencial de exploração, o Brasil deixa de aproveitar a disponibilidade deste recurso natural por falta de infraestrutura necessária à comercialização. “Como não temos gasodutos para escoar a produção, metade do gás extraído das jazidas é reinjetado nos poços de petróleo”, discursa. Marminino!



bottom of page