top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Cem dias do novo governo velho


Tirando o oba-oba dos aliados e inaugurações de pequenas obras, algumas deixadas pela gestão passada, o governo de Sergipe chega aos 100 primeiros dias sem muita coisa para apresentar. Não se pode incluir nessa “prestação de contas” os projetos exaustivamente divulgados, mas que permanecem no papel. Como era de se esperar, o secretariado ainda não disse a que veio, até mesmo porque muitos deles são figurinhas carimbadas, com passagem pelos governos passados e, portanto, carentes de novidades. Para se ter uma ideia, dos 19 auxiliares diretos do governador Fábio Mitidieri (PSD), nove estavam na gestão de Belivaldo Chagas (PSD), outros trocaram a oposição por secretarias sem orçamento e alguns ainda não se encontraram na função. Talvez seja por isso que o governador tenha dado uma de garoto propaganda, indo ele próprio à imprensa falar pelos secretários. Aliás, de concreto mesmo nesse governo só o mutirão mensal, antiga ideia rebatizada de “Sergipe é aqui”. Nele, os políticos governistas aproveitam para visitar os donos dos currais eleitorais enquanto assistem, à sombra, multidões de necessitados disputando serviços simples, que deveriam ser fornecidos sem estardalhaço e de forma rotineira pelo estado. Tomara que as coisas mudem para melhor nos próximos 100 dias. Marminino!


Bem na fita


E quem está com a popularidade nas alturas é o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo, o “Juca” (MDB). Pesquisa do Instituto França, divulgada pelo portal Itnet, mostra o emedebista na preferência do eleitorado. Conforme a consulta induzida, se as eleições fossem hoje, o emedebista seria reeleito por 37% dos laranjeirenses. Renilson da Mercearia aparece na 2ª posição, com 12,2%. Também foram citados Alexandre Sobral (10,2%); Zé Bodega (6,3%), Paulinho da Vazinhas (4,7%), Deninha (1,6%) e Helen Parolin (0,4%). Nenhum deles, brancos e nulos somam 9,1%. Não sabe ou não responderam são 18,5%. A pesquisa ouviu foi 556 eleitores, entre os dias 28 e 29 de março último. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%. Ah, bom!


Abril vermelho


Para lembrar as mortes de 19 agricultores pela polícia do Pará, crime ocorrido em 17 de abril de 1996, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra promoverá, neste mês, ocupações e manifestações por todo o país. Batizadas de Abril Vermelho, as ações terão como lema “Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente”. Em Sergipe, o MST fará concentrações, seguidas de caminhadas pelas ruas de Aracaju, nos dias 17 e 18 próximos. O Movimento já protocolou um pedido de audiência ao governo de Sergipe, mas até agora, segundo o coordenador do MST, José Roberto, o Executivo deu calado por resposta. Aff Maria!


Execuções denunciadas


A deputada estadual Linda Brasil (Psol) participou, em Brasília, da sessão especial realizada pela Câmara Federal em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. Primeira mulher trans a se eleger parlamentar em Sergipe, Linda cobrou mais políticas públicas visando enfrentar a violência contra a população trans e travesti. “Muitas de nós foram executadas. Precisamos dar nome ao que realmente acontece com as trans, travestis no Brasil: é uma execução, um extermínio”, discursou. A sessão especial visou reafirmar a importância da luta pela garantia dos direitos e qualificação das políticas para as pessoas trans. Só Jesus na causa!


Sebrae chega junto


O Sebrae oferece aos empreendedores, a partir de hoje, um programa gratuito de orientações para auxiliá-los nas principais dificuldades enfrentadas na gestão de seus negócios. A iniciativa é destinada a microempreendedores individuais, donos de microempresas e empresas de pequeno porte, ou seja, empreendimentos que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. A meta do Sebrae é atender 10.440 empresas, nos 75 municípios sergipanos, até o final do ano. Inicialmente, o serviço será oferecido nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Propriá. Participe!


Missa de 7º dia


Será celebrada nesta terça-feira, a missa de 7º dia pela alma de Carlos Pinna de Assis, conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Vítima de câncer, ele morreu após ter passado 10 dias internado num hospital de Aracaju. Pinna tinha 74 anos e era o decano do TCE. O ato religioso vai acontecer às 19 horas, na Igreja Jesus Ressuscitado, localizada na zona sul da capital sergipana. Prestigie!


Partidos ameaçados


O Ministério Público Eleitoral ajuizou representações no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe pedindo a suspensão das atividades políticas de 62 partidos que não prestaram contas em anos anteriores. Caso o TRE acate as ações, as legendas denunciadas não poderão registrar candidatos enquanto perdurar a irregularidade. Hoje, seis partidos estão suspensos no estado por erros na prestação de contas. São eles: Agir (antigo PTC), PCB, Patriotas, PDT, PSC e a Rede Sustentabilidade. O Partido da Causa Operária (PCO) também teve a anotação suspensa, por estar há mais de 30 dias sem CNPJ. Crendeuspai!


Retorno das medalhistas


O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) recepcionou as atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, medalhistas de bronze na prova geral da Copa do Mundo de Atenas. O pedetista ressaltou a conquista histórica para o Brasil, “e que tem um significado ainda maior para Aracaju por ser a casa da Confederação Brasileira de Ginástica”. A capital sergipana vai sediar, de hoje até o próximo domingo, o Troféu Brasil de Ginástica 2023. No ano passado, a competição reuniu em Aracaju 80 atletas, entre medalhistas nacionais, mundiais e olímpicos. Aff Maria!


Reajuste a caminho


O governo de Sergipe promete mandar para a Assembleia, nos próximos dias, o Projeto de Lei concedendo reajuste salarial aos servidores. O governador Fábio Mitidieri (PSD) garante que pretende conceder um aumento razoável, desde que esteja dentro da realidade financeira do Estado. No momento, a equipe econômica quebra a cabeça para encontrar uma alternativa que garanta a continuidade do abono salarial de 22% concedido aos trabalhadores da educação. Na próxima segunda-feira, o pessedista vai se reunir com o sindicato dos professores justamente para tratar sobre as reivindicações salariais da categoria. Aguardemos, portanto!


Banho de leite


As fazendas leiteiras de Sergipe, Alagoas e Pernambuco – uma área identificada por pesquisadores como “Sealpe” – captaram perto de 750 milhões de litros em 2022. Somente no 3º trimestre do ano passado, foram captados em Sergipe 97 milhões de litros de leite, um aumento de 22,03% na comparação ao mesmo período de 2021. Segundo o jornal Valor Econômico, o leite que Sergipe, Alagoas e Pernambuco entregaram às industrias beneficiadoras é quase a metade do volume produzido em todo o Nordeste. Um dos fatores fundamentais para o aumento da produção foi a melhoria genética do rebanho, que reúne as raças holandesa e girolando, e a retenção de fêmeas. Supimpa!


Fora de campo


O presidente do Clube Sportivo Sergipe, Ernan Sena, vai passar 240 dias longe dos estádios de futebol e terá que pagar uma multa de R$ 5 mil por ter invadido o campo e agredido fisicamente o árbitro Bráulio da Silva Machado. A agressão aconteceu após o encerramento da partida do Sergipe contra o Botafogo (RJ), jogo válido pela Copa do Brasil. Depois do apito final, que desclassificou o Sergipe graças a um gol feito aos 54 minutos do 2º tempo, Ernan invadiu o campo e tascou um murro no apitador, que só não apanhou mais graças à intervenção da Polícia. Antes desta punição, o presidente do Sergipe já havia sido suspenso preventivamente por 30 dias pelo mesmo motivo. Misericórdia!


bottom of page