top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Os políticos estão de olho nas eleições de 2024


Engana-se quem pensa que a classe política, em sua grande maioria, está muito preocupada com os juros altos, a fome ou a violência que campeia assustadoramente. A preocupação dos políticos é mesmo com as eleições municipais de 2024. Político é bicho movido por voto e, mesmo em ano sem disputa eleitoral, vive com os olhos graúdos pra cima do eleitorado. Mesmo quem não será candidato no próximo ano trabalhará para eleger prefeitos e vereadores, que votarão no apoiador em 2026. Basta observar os discursos e entrevistas: quando não falam abertamente sobre as pré-candidaturas de suas preferências, criticam os adversários, visando desgastá-los junto aos eleitores. Portanto, enquanto empurram com a barriga os problemas que afetam os sergipanos, os políticos rezam para 2024 chegar logo, para que eles possam ir às ruas conquistar os votos dos ingênuos, com avelha promessa de que depois das eleições tudo será diferente e bem melhor. Pra eles, é claro. Marminino!


Desembargador no estaleiro


O Tribunal de Justiça de Sergipe afastou das funções o desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça. O TJ seguiu determinação do Conselho Nacional de Justiça, que decidiu pelo afastamento cautelar do magistrado e a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar contra ele. Segundo o site Carta Capital, “Mendonça é o pivô do esquema de venda de sentenças judiciais a integrantes de uma organização criminosa, segundo as investigações da Polícia Federal”. Nomeado para o cargo em 2005 pelo saudoso ex-governador João Alves Filho, o desembargador foi secretário de Segurança Pública e, enquanto presidia o Tribunal Regional Eleitoral, em 2010, foi vítima de um atentado a tiros. Crendeuspai!


Maconha como remédio


Já foi publicada no Diário Oficial de Sergipe a Lei n° 9.178 instituindo a Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos, medicinais, veterinários e científicos. O projeto de lei, de autoria do deputado Luciano Pimentel (PP), foi aprovado pela Assembleia no último dia 15. A regulamentação tem como finalidade garantir o direito à saúde mediante o acesso universal a tratamentos eficazes de doenças e as condições médicas com o uso da cannabis. Ao sancionar a lei, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), parabenizou a aprovação histórica da propositura. O gestor pessedista é o autor do projeto, apresentado quando ele era deputado federal, que regulamenta os medicamentos à base de maconha em todo o país. Supimpa!


Deixou a UTI


Internado desde o último dia 31, com sérios problemas estomacais, frei Enoque Salvador de Melo, 81 anos, foi transferido da Unidade de Terapia Intensivo (UTI) “para a ala de internação clínica, setor onde seguirá aos cuidados da equipe de medicina hospitalar”. O religioso foi prefeito de Poço Redondo por três mandatos. Em 2012, quando estava no último ano da terceira gestão, atendeu pedido da Igreja e renunciou em favor de seu vice Roberto Araújo (PT). Melhoras, amigo!


Aposta no esporte


O senador Alessandro Vieira (PSDB) deseja que o governo federal construa em Sergipe um moderno centro de treinamento de ginástica artística. A proposta foi feita pelo tucano à ministra do Esporte Ana Moser. Vieira lembrou à ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica que o nosso estado já é sede da Confederação Brasileira de Ginástica e, portanto, “nada mais justo que tenha um centro de treinamento para incentivar ainda mais os jovens”. Falar nisso, Aracaju vai sediar, a partir de amanhã, o Troféu Brasil de Ginástica. A competição terá a participação de medalhistas mundiais como Arthur Zanetti, Jade Barbosa e Arthur Nory. Prestigie!


Cabide de empregos


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) deve divulgar, nos próximos dias, o número real dos ocupantes de cargos em comissão no governo de Sergipe. Em fevereiro passado, o parlamentar fez um discurso na Assembleia afirmando que, em menos de dois meses, o governador Fábio Mitidieri (PSD) já havia gerado quase dois mil empregos, com as nomeações de apadrinhados, boa parte deles aboletados em bem remuneradas sinecuras pagas pelos contribuintes. Georgeo prosseguiu afirmando esperar que Mitidieri não se esqueça que as oportunidades de trabalho devem ser para quem está enfrentando dificuldades. Home vôte!


Perdeu o mandato


O pastor evangélico Gildo Moura (PP) teve o mandato de vereador por Santo Amaro das Brotas cassado pelo juiz eleitoral Rinaldo Salvino. A punição também vale para todos os suplentes do Partido Progressista daquele município. O magistrado se fundamentou em denúncia do Patriotas de que uma candidata do PP, de pré-nome Joane, teve zero voto nas eleições de 2020, ficando claro que a moça foi registrada no TRE apenas para o partido atingir a cota de gênero estabelecendo que 30% das candidaturas devem ser para as mulheres. Ah, bom!


Nas ondas do rádio


O ex-deputado federal Fábio Henrique (União) está de volta ao rádio. O distinto estreia hoje um programa jornalístico na rádio Rio/FM de Aracaju. Das 12h às 14h, ele fará entrevistas e abrirá espaços para os ouvintes reivindicarem benefícios ao poder público. Foi o rádio que levou Fábio Henrique para a política partidária. Agora, sem mandato, o homem volta ao microfone de olho nas eleições de 2024 para a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, município que já administrou por duas vezes. Então, tá!


Céu de brigadeiro


Diretores do Aeroclube de Sergipe visitaram o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL). Segundo o gestor, a visita objetivou estreitar os laços entre a prefeitura serrana e a entidade. Os pilotos também “se colocaram à disposição para contribuir com os avanços na área da aviação que, em breve, chegará a nossa querida Itabaiana”, frisou Sousa. No mês passado, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) e o filho dele, deputado federal Ícaro (PL), pediram ao presidente da Infraero, Rogério Barzellay, que mande estudar a viabilidade de se construir uma pista de pouso naquele município sergipano. Agora vai!


Recomeço emedebista


O novo manda chuva do MDB sergipano, empresário Sérgio Gama, reconhece que não será fácil a tarefa de reconstruir a legenda no estado. Segundo ele, o partido foi totalmente desmontado: “Só sobraram dívidas e apenas quatro diretórios municipais. Hoje, o MDB funciona numa pequena sala”, disse Gama, ao ser entrevistado pela rádio Fan/FM. Candidato a vice governador em 2022, na chapa encabeçada pelo senador Rogério Carvalho (PT), o novo presidente do MDB é filho do ex-prefeito de Aracaju, João Augusto Gama, e tem estreitas ligações com o ex-governador Jackson Barreto, último presidente do partido em Sergipe. Aff Maria!


bottom of page