top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

O MDB de Sergipe virou um saco de gatos


Agora presidido pelo empresário Sérgio Gama, o MDB de Sergipe se assemelha a um saco de gatos. A desunião dos emedebistas ficou latente na campanha eleitoral passada. Enquanto o grupo liderado pelo ex-governador Jackson Barreto subiu no palanque do PT, outros emedebistas, como o atual secretário de Turismo Marcos Franco, preferiram apoiar o hoje governador Fábio Mitidieri (PSD). Também teve gente que, só para contrariar os aliados, ficou em cima do muro. Nem precisa dizer que essa desorganização interna arrastou o partido para o brejo, a ponto de não ter tido sequer chapas proporcionais disputando cadeiras na Assembleia e na Câmara Federal. Jackson até tentou concorrer ao Senado, porém sofreu uma rasteira dos governistas e acabou ser bandeando para a oposição. Foi ele quem indicou Sérgio Gama como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Rogério Carvalho (PT). Hoje, tendo meia dúzia de gatos pingados como filiados, instalada numa salinha, devendo mundos e fundos e com apenas quatro diretórios municipais, a legenda virou um partido nanico. Seguramente, o seu novo presidente terá muita dificuldade para reorganizá-lo até as eleições de 2024, pois, tal qual um saco de gatos, tem mais gente querendo pular fora, do que entrar no que restou do outrora robusto MDB. Home vôte!


Desemprego tem cor


O desemprego tem cor: ela está no isopor do geladinho, no algodão doce vendido nos parques e praias, nos sombreiros dos vendedores de picolés, nas cestas de pastéis e acarajés, no fogareiro improvisado para assar o queijo coalho, no saco cheio dos catadores de latinhas vazias, etcétera e tal. Enquanto desempregados tentam sobreviver vendendo algum produto ou fazendo bicos, boa parte dos políticos está preocupada unicamente em lotear o patrimônio público e em conseguir “boquinhas” nos governos estadual e federal para os apaniguados. Crendeuspai!


Abaixo o racismo


As consequências do racismo e da intolerância religiosa vão ser debatidas na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira. Convocada por solicitação da deputada estadual Linda Brasil (Psol), a sessão especial contará com a participação de ativistas dos movimentos sociais, líderes religiosos e representantes do grupo de pesquisa Ginga da Universidade Federal Fluminense. De acordo com o Disque 100, entre 2021 e 2022, o número de denúncias de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106%: passou de 583, em 2021, para 1,2 mil, em 2022, uma média de três denúncias todos os dias. A maior parte delas foi feita por praticantes de religiões de matrizes africanas, a exemplo do candomblé e da umbanda. Só Jesus na causa!


Cão sem dono


O capitão de pijama Jair Bolsonaro (PL) caminha para se tornar inelegível. Pelo andar da carruagem, o “mito” vai se transformar num cão sem dono, que todos querem escorraçá-lo. Não duvidem se, já na campanha eleitoral de 2024, os próprios políticos de extrema direita desejarem vê-lo longe dos palanques, pois a sua presença significará a perda de votos aos borbotões. Portanto, o atabalhoado ex-presidente tem tudo para virar um reles soldadinho de chumbo e passar o resto da vida sonhando com as joias da coroa. Ou seria com os caros diamantes presenteados a ele pela ditadura da Arábia Saudita? Misericórdia!


Pires nas mãos


A secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, delegada Danielle Garcia (Pode), esteve em Brasília garimpando recursos federais para executar projetos. Uma das portas que a fidalga bateu foi a do gabinete de Eliane Aquino (PT), secretária nacional de Renda e Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ambas trataram sobre o Observatório Beatriz Nascimento e o programa CMais-Mulher. Danielle também visitou a deputada federal Yandra de André (União), a quem reivindicou recursos visando aplica-los em projetos que beneficiem as sergipanas. Ah, bom!


Asa dura


Dentre os aeroportos administrados pela Aena Brasil, o de Aracaju apresentou o maior crescimento de passageiros transportados em março último. No 3º mês deste ano, passaram pelo Aeroporto Santa Maria 100.020 passageiros, representando um aumento de 26,4% na comparação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a março, o aeroporto sergipano também liderou na Aena Brasil, com 20% de crescimento no volume de passageiros. Nos três primeiros meses deste ano, 294.423 embarcaram e desembarcaram em nosso campinho de pouso. Marminino!


Suspeita de fraude


A Faculdade Pio Décimo, com sede em Aracaju, é uma das sete instituições de ensino investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) por suspeita de envolvimento no esquema de fraude e pagamento de vantagens indevidas a funcionária terceirizada do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ontem, a Polícia Federal cumpriu 20 mandados de busca e apreensão nas faculdades investigadas. O trabalho visa apurar fraudes em operações de recompra de títulos no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), a partir de inserções de dados falsos no sistema informatizado do programa (SisFIES). Cruz, credo!


Troca de postos


O geógrafo Jonielton Oliveira Dantas é o novo superintendente do Ministério da Agricultura em Sergipe. Ele substituiu o agrônomo Haroldo Álvaro Freire Araújo Filho, que estava no cargo desde julho de 2019. Natural de Lagarto, Jonielton foi indicado para a Superintendência pelo deputado federal Fábio Reis (PSD). A expectativa agora é para saber quem será o novo manda chuva da Codevasf em Sergipe. A companhia segue sob a administração do bolsonarista Marcos Alves Filho, sobrinho da ex-senadora Maria do Carmo Alves (PP). Aguardemos, portanto!


Cobrança à SSP


E a vereadora aracajuana Sônia Meire (Psol) defende que a Secretaria da Segurança Pública ofereça melhores condições de trabalho aos delegados e delegadas lotados no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). A parlamentar entende que estes policiais carecem de uma melhor estrutura para atender à altura quem pede socorro ao DAGV. “Tem crescido muito as violências contra crianças, idosos, adolescentes, mulheres, intolerância religiosa, da população negra, LGBTQAPN+”, afirma Sônia. Por isso mesmo, a ilustre defende o fortalecimento das políticas públicas. Tá certa!


Projeto inconstitucional


Bolsonarista de quadro costados, o deputado estadual Luizão Dona Trampi (PL) apresentou na Assembleia um Projeto de Lei proibindo nas escolas públicas o uso da linguagem neutra, como “todes” e “amigues”. Caso seja aprovada, a propositura não se cria, pois o Supremo Tribunal Federal já decidiu que uma lei estadual sobre linguagem neutra fere de morte a Constituição, uma vez que apenas a União pode legislar sobre as normas de ensino. Cada vez mais comum, a linguagem neutra faz parte de um fenômeno político e de inclusão para que a comunidade LGBTQIAP+ se sinta representada. Portanto, o Projeto de Luizão está fadado a terminar na lata do lixo. Danôsse!



bottom of page