top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Os políticos de Sergipe elegem primeiro os deles


Tal como acontece por esse Brasil a fora, a maioria dos políticos sergipanos é adepta do ditado popular “Mateus, primeiro os meus”. As eleições passadas são o maior exemplo dessa prática coronelesca. Seis prefeitos e prefeitas fizeram das tripas coração para eleger cônjuges, irmão e filhos deputados. A prefeita de Japaratuba, Lara Moura (União), elegeu a filha Yandra de André (União) para a Câmara Federal. O prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PP), presenteou a esposa Carminha Paiva (PP) com uma cadeira de deputada estadual, a gestora de Capela, Silvany Mamlak (PSC), ajudou o maridão se eleger para a Assembleia, exemplo seguido pelo prefeito de Aquidabã, Mário Lucena (Republicanos), que elegeu a esposa Lidiane Lucena (Republicanos) deputada estadual. Por sua vez, o prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha (PL), brindou o irmão Pato Maravilha (PL) com um mandato de parlamentar estadual. A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD), se superou ao eleger a sogra Áurea (Republicanos) para a Assembleia e reeleger o esposo Gustinho (Republicanos) para a Câmara Federal. Além de expor que muitos políticos só confiam nos familiares mais próximos, essa prática estimula as línguas ferinas a suspeitarem que alguns gestores por esse Brasilzão de meu Deus usam a máquina pública em benefício próprio, o que - se for verdade - é por demais condenável. Home vôte!


Língua nos dentes


A depender do senador Alessandro Vieira (PSDB), o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), terá que explicar à Justiça essa história de ter apoiado a candidatura de Rogério Carvalho (PT) ao governo de Sergipe em troca da elegibilidade. O tucano já apresentou uma interpelação nesse sentido ao Supremo Tribunal Federal. A suspeita de Vieira é porque Valmir estava inelegível desde 2018, porém, logo depois do 2º turno das últimas eleições, foi absolvido pela Justiça Eleitoral, estando livre para participar o pleito de 2024. Essa fala de Francisquinho pode lhe render muito pano pras mangas. Como dizem lá em Carira: “Quem não sabe rezar, xinga Deus”. Marminino!


Bem procurado


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe já atendeu mais de 15 mil eleitores de janeiro passado até agora. Do total de atendimentos efetuados pelos cartórios eleitorais, 6.101 foram para tirar a 1ª via do título de eleitor, 3.962 transferências e 4.675 atualizações de dados no cadastro. Em Aracaju, no mesmo período, 894 eleitores requereram os serviços de forma online e 3.303 compareceram presencialmente à Central de Atendimento ao Eleitor. Por meio da plataforma de autoatendimento eleitoral Título Net é possível alterar dados pessoais, incluir o nome social, atualizar o endereço, consultar situação do título, trocar o local de votação, dentre outros serviços da Justiça Eleitoral. Ah, bom!


Contra o povo


Ao que parece, as eleições de 2024 já chegaram com tudo na Barra dos Coqueiros. Quer um exemplo? Os vereadores da oposição ao prefeito Alberto Macedo (MDB) seguram, há mais de um mês, a votação do Projeto de Lei do Executivo criando o Refis 2023, programa que dará redução de juros e multas em impostos municipais atrasados. A propositura chegou na Câmara no dia 7 de março, ou seja, há mais de 40 dias. Apesar desse tempo todo, não houve nenhuma grande movimentação em torno da propositura na comissão competente e menos ainda no plenário. Vale ressaltar que, uma vez aprovado, o Refis reduzirá multas e juros de impostos como ISS e IPTU. Alguém sabe qual a justificativa para tamanha demora? Danôsse!


Por Santa Dulce


A peregrinação de Santa Dulce dos Pobres vai acontecer em Itabaiana no dia 6 de agosto deste ano. Segundo os organizadores, a caminhada sairá da Maternidade São José, local do primeiro milagre atribuído a Irmã Dulce e que acabou levando a sua beatificação, até a capela da Santa, localizada na Serra de Itabaiana, anexo ao Parque dos Falcões. A primeira peregrinação em louvor à iluminada ocorreu em 2019, mas ficou suspensa por dois anos devido a pandemia da Covid-19. Ontem, os organizadores do evento religioso estiveram na Assembleia Legislativa para convidar o deputado itabaianense Luciano Bispo (PSD) a participar do ato. Então, tá!


Manguezal informativo


Sergipe acaba de ganhar mais um site de notícias. É a Agência Mangue de Jornalismo, comandada pelo coleguinha Cristian Góes e composta por jovens jornalistas, que prometem atuar com independência e transparência, focando em reportagens investigativas. Os ilustres juram que o novo portal não terá vinculação partidária, não receberá verbas de publicidade de governos nem de empresas privadas, muito menos de políticos com mandatos e de organizações religiosas. Que o verbo floresça e dê bons frutos nesse manguezal informativo. Amém!


Nas mãos de Lula


O Tribunal de Justiça de Sergipe definiu, ontem, as composições das duas listas tríplices para o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral. Uma delas visa preencher o quadro de juízes titulares, enquanto a outra objetiva compor o quadro de juízes substitutos. A primeira está formada pelos advogados Alberto Maynard, Cristiano César Braga de Aragão Cabral e Carlos Krauss. Para a vaga de juiz substituto foram escolhidos os causídicos Aurélio Belém, Emanuel Lima e Wesley Araújo. Caberá ao presidente Lula (PT) escolher os novos juízes titular e substituto do TRE sergipanos. Aguardemos, portanto!


Posse estudantil


Eleita para comandar o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe, a chapa três tomou posse ontem, em solenidade realizada no prédio de Didática VI. O grupo vitorioso foi formado a partir da junção de forças entre o Coletivo Quilombo, Levante Popular da Juventude, União da Juventude Socialista e Juventude do PT. Até 2024, o DCE da UFS será presidido por Bruna Fernando, estudante de Estatística do Campus de São Cristóvão e diretora de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes (UNE). Esta informação é do blog Primeira Mão.


Água pelo ladrão


A baixa qualidade dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) estimula a defesa de sua privatização ou a efetivação de uma Parceria Público Privada para tentar saneá-la. Esta última alternativa é a preferida pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Para se ter uma ideia, quase metade da água tratada pela Deso é furtada ou escorre pelo ralo do desperdício. No Brasil, conforme estudo do Instituto Trata Brasil, as perdas na distribuição estão acima de 38%. Esse percentual significa mais de sete mil piscinas olímpicas de água potável perdidas todos os dias. Já Sergipe perde mais de 48% da água que produz com vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro. Crendeuspai!


Apagou velinhas


E quem trocou de idade ontem foi o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). A chegada dos 63 anos bem vividos lhe rendeu uma festa surpresa, logo após ele ter participado da gravação de um podcast com o humorista Ramon Coxinha. Familiares, amigos e ex-secretários no governo de Belivaldo cantaram “parabéns pra você” e presentearam o feliz aniversariante. O ex-presidente da Fundação Renascer, desportista Welington Mangueira, presenteou Belivaldo com uma bonita camisa do Cotinguiba Esporte Clube. Vida longa!


Filosofia de Britto


Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “A aliança entre o espírito do bem e os bons de espírito está para a democracia assim como o conluio entre o espírito do mal e os maus de espírito está para o nazi-fascismo.”. Misericórdia!


bottom of page