top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

A greve dos professores é culpa exclusiva do governo.


Iniciada hoje, a greve dos professores da rede estadual é justíssima, pois em sã consciência ninguém aceita uma esmola de 2,5% e aplaude quem a anuncia, como se essa migalha fosse um reajuste salarial. Ademais, não há explicação para tamanho despropósito, principalmente quando essa vergonhosa majoração é anunciada por uma gestão que recebeu o estado com as finanças super arrumadas, conforme confessou o próprio governador Fábio Mitidieri (PSD). Portanto, se milhares de estudantes vão ficar sem aulas e sem a merenda escolar, o único culpado é o governo de Sergipe que, em vez de fazer o seu dever de casa, desenvolvendo ações que aumentem a arrecadação, prefere estimular parte da imprensa a manipular a verdade dos fatos, na tentativa de transferir para os professores uma responsabilidade que é só do governante de plantão. Inteligente, a sociedade sergipana - particularmente os pais dos alunos - sabe quem está com a razão nessa queda de braço entre o Executivo e os educadores estaduais. Deus seja louvado!


Senador inconformado


O senador Rogério Carvalho (PT) ainda não se conformou em ter perdido a disputa pelo governo de Sergipe, no ano passado. Não há quem tire da cabeça do fidalgo que os governistas “tomaram a eleição usando e abusando do poder político e econômico”. De acordo com Rogério, o estado tem hoje empresários-políticos que não estão na vida pública para resolver os problemas dos sergipanos, mas para fazer transações empresariais. Cruzes! Quando questionado quais os alvos de seu ataque, o senador afirma apenas que quem quiser que vista a carapuça. Crendeuspai!


Pinote providencial


E o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) tem uma visão diferente sobre a viagem do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do vice Zezinho Sobral (PDT) aos Estados Unidos. Segundo os dois, a ida aos States visou a participação num mega evento sobre petróleo, gás e energia. O parlamentar cidadanista, contudo, garante que Fábio e Zezinho se pirulitaram para fugir do desgaste provocado pelo raquítico reajuste salarial de 2,5% concedido aos servidores estaduais: “Eles irão passar uma semana no exterior, longe da categoria [professores], das discussões na Assembleia e da imprensa. Quando o tema ‘esfriar’, os dois retornam”. Então, tá!


Viagem cancelada


Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, cancelaram a visita que fariam a Poço Redondo nesta terça-feira. Ambos iriam participar da inauguração do campus do Instituto Federal de Sergipe em Poço Redondo. Pronta há mais de dois anos, a obra permaneceu fechada por falta de professores e demais servidores, problema que foi resolvido pelo MEC graças a interferência de Márcio Macedo. O novo campus tem capacidade para acolher 1,2 mil estudantes, pode ter 70 professores e 45 técnicos administrativos e está localizado no município que tem um dos piores IDH de Sergipe. Misericórdia!


Cavalo selado


A deputada federal e delegada Katarina Feitoza (PSD) aproveitou o feriadão para visitar o eleitorado do interior. A prestigiada Cavalgada do Povoado Palmares, em Riachão do Dantas, fez parte do roteiro da ilustre, que posou para fotos acariciando uma bela montaria. Será que aos olhos da parlamentar o lindo corcel pode ser o cavalo selado das próximas eleições em Aracaju? Em 2018, o também delegado de polícia Alessandro Vieira (PSD) sonhou com esse misterioso animal e acabou se elegendo para o Senado com uma estupenda votação. Aff Maria!


Ninho de ratos


Necessária para a concretização da democracia, a reforma política não avança no Congresso nem a pau. Prometida há anos, esta importante iniciativa não sai do papel simplesmente porque não interessa à maioria dos congressistas. Qual deputado federal ou senador, eleito graças às malas pretas e caixas dois, vai querer moralizar as campanhas eleitorais, defender eleições justas e punir com rigor os bandidos de colarinho branco? Os parlamentares que discordam da maioria até podem se esgoelar na tribuna, porém não conseguirão aprovar uma reforma política que contrarie o enorme conluio político, assemelhado a um fedorento ninho de ratos. Desconjuro!


No caminho certo


O Cacique Bá, da Aldeia Xocó, em Porto da Folha, festejou os decretos de homologação de seis terras indígenas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre elas está a denominada Kariri-Xocó, localizada em Alagoas e que é resultado da fusão dos povos sergipanos Xocó e dos alagoanos Kariri. “Para nós, a política adotada pelo presidente tem sido muito importante, pois está dando ênfase aos verdadeiros nativos do Brasil, que são os indígenas. Esperamos que o governo federal libere mais terras para outros povos originais”, frisou Bá. Diferente dos Kariri-Xocó, que só agora conquistaram a homologação de suas terras, a Aldeia Xocó já é homologada desde 1993, após uma intensa luta. Maravilha!


Rolo compressor


A Assembleia começa a discutir hoje os Projetos de Lei do governo concedendo um ínfimo reajuste salarial aos servidores estaduais. Por conta do vergonhoso índice de 2,5% anunciado para várias categorias, os professores decidiram cruzar os braços durante toda esta semana. Em vez das salas de aula, os educadores vão bater ponto no Legislativo, visando pressionar os deputados a rejeitarem os Projetos do Executivo, única hipótese para que o governador Fábio Mitidieri (PSD) anuncie um reajuste um tiquinho maior. Aqui pra nós, quer apostar uma mariola de goiaba como o rolo compressor governista vai aprovar os projetos no piscar de olhos, tipo vapt-vupt? Marminino!


Cuidado com os fogos


O Corpo de Bombeiros Militar lança, hoje, a edição 2023 do Projeto São João Seguro. A inciativa objetiva orientar alunos das escolas públicas e particulares sobre a prevenção de acidentes com fogos de artifício e fogueiras, além de passar conhecimentos de primeiros socorros. Estão previstas palestras e distribuição de panfletos educativos. Este ano o projeto traz como novidade um teatro de fantoches, visando atingir o público infantil. No ano passado, os bombeiros orientaram mais de oito mil crianças de 27 escolas, em oito municípios. Ah, bom!


Apertando o cinto


O governo de Sergipe decretou medidas de contenção de despesas com os contratos firmados pela administração pública direta, autárquica e fundacional. Pelo decreto, fica determinada a redução de 20% no consumo de combustíveis dos veículos destinados a serviços administrativos. E ainda foi suspensa, temporariamente, a compra de carros novos pelo Executivo. Não seria prudente reduzir também as mamatas pagas a inservíveis conselheiros de autarquias e diminuir o exagerado número de cargos comissionados, além de estancar gastos com passagens aéreas, telefones, carros pretos, etcétera e tal? Home vôte!


Novo livro


O professor e cientista político Ibarê Dantas vai lançar, no próximo dia 9, o livro “Marcelo Déda na construção da democracia”, uma biografia política do saudoso ex-governador de Sergipe. Ao anunciar o lançamento de mais uma obra de Ibarê, o jornalista Marcos Cardoso escreveu: “De líder estudantil a militante petista e compadre de Luiz Inácio Lula da Silva, de deputado constituinte estadual a governador de Sergipe, passando com autoridade pelos cargos de deputado federal e prefeito de Aracaju, Déda foi aluno e amigo de Ibarê Dantas, ‘um homem fundamental em minha formação’, segundo o próprio biografado”. Supimpa!


Autocanibalismo


De um bebinho, numa bodega imunda da periferia de Aracaju: “Com a carestia que assola o país, os pobres só estão comendo carne quando mordem a língua. Isso os que ainda têm dentes”. Cruz, credo!


bottom of page