top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Partidos sem votos em Aracaju procuram bons candidatos


Os partidos estão na fase de atrair lideranças boas de votos em Aracaju visando se reforçarem para a disputa eleitoral de 2024. Mal votadas no pleito 2020, algumas legendas precisarão “contratar” praticamente um time inteiro, se quiserem fazer bonito nas próximas eleições. Bom exemplo disso é o Democracia Cristã, que teve em 2020 apenas 0,24% dos votos na disputa pela Prefeitura. Pior do que o DC somente o PRTB (0,22%) e o PSTU (0,22%). Apesar do esforço de sua executiva estadual, no pleito de 2022 para o governo de Sergipe o candidato do Democracia Cristã, Doutor Cláudio Geriatra, foi votado por 0,90% do eleitorado aracajuano. A cuia de eleitores do nanico DC só superou as minguadas votações do UP (0,31%) e do PSTU (0,17%). Portanto, além de atrair candidatos proporcionais bons de votos, as legendas com pouca ou nenhuma representação terão que costurar boas coligações majoritárias. Do contrário, vão repetir o fracasso eleitoral de 2020 na capital sergipana. Marminino!


Eleição unânime


Como já era esperado, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi reeleita para o biênio 2025/2027 com apenas uma modificação: o deputado Paulo Júnior (PV) foi substituído na 4ª Secretaria pelo cidadanista Georgeo Passos. Como a chapa foi consensuada pelas bancadas governistas e de oposição, a reeleição da Mesa teve os votos de todos os 24 deputados. Concluída a votação, o reeleito presidente Jeferson Andrade (PSD) agradeceu aos colegas pela confiança nele depositada e reforçou o compromisso do Parlamento com os projetos dos deputados e do governo de Sergipe. Então, tá!


Rainha da Inglaterra


O deputado estadual Luciano Bispo (MDB) não perde uma oportunidade para tirar onda com os adversários de Itabaiana, de onde é natural. Ontem, ao ser entrevistado por uma rádio do interior, o emedebista comparou o prefeito daquele município sergipano à rainha da Inglaterra, que reinava, mas não governava. Segundo Luciano, o gestor municipal Adailton Sousa (PL) é controlado pelo ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), a ponto de só ter duas serventias na cidade: “Frequentar missas e acompanhar enterros”. Assim também já é demais também. Cruz, credo!


Petistas se engalfinham


É grande o número de petistas contrários à pré-candidatura do advogado Danilo Segundo (PT) a prefeito da Barra dos Coqueiros. Ontem, o ‘Coletivo PT Para Todos’ condenou a decisão da Executiva municipal de anunciar apoio ao causídico. Em nota, o Coletivo disse não aceitar que decisões tão importantes sejam tomadas à portas fechadas, “sem ampla discussão e participação do máximo de seus filiados”. Por sua vez, o presidente do PT na Barra, Cláudio Caducha, garante que a Executiva segue o que diz o estatuto do partido e que o Coletivo “é composto, em sua grande maioria, por cargos comissionados da prefeitura”. Pelo visto, só o presidente Lula (PT) - de quem Danilo é genro - indo à Barra dos Coqueiros acalmar a turma da estrelinha. Crendeuspai!


Novos vereadores


A Câmara de Itabaiana ganhou, ontem, três novos vereadores: Zezinho da Mangueira (PV), Edilene Barros (PL) e Zomas (PL). Os três substituíram, por quatro meses, os titulares Vaguinho de Vado (PL), Waguinho de Leitoa (PL) e Paulinha da Saúde (PV), que assumiram, respectivamente, as Secretaria Municipais do Governo; de Esporte e a Ouvidoria da Prefeitura. Mesmo com a mudança coordenada pelo prefeito Adailton Sousa (PL), a bancada governista permaneceu com oito vereadores, dois a mais do que a oposição. Ah, bom!


Arraiá da Elite


O Arraiá é do povo ou da elite? Esta indagação foi feita pela vereadora aracajuana Ângela Melo (PT), para quem a elitização do evento está descaracterizando o forró. Segundo a parlamentar, o arraial montado pelo governo de Sergipe na Orla se Atalaia é do “povo só no nome”. Ângela ressaltou que na cidade cenográfica o povo tem acesso restrito. “A estrutura da festa é claramente direcionada para as camadas sociais com maior poder aquisitivo”, denuncia a parlamentar. Ela deu como exemplo os preços exorbitantes de alguns serviços e os elevados valores cobrados por bares instalados no espaço da festa. Só Jesus na causa!


Transfobia oficial


A deputada estadual Linda Brasil (Psol) está acusando o governo de Sergipe de impedir que uma adolescente trans participe dos Jogos da Primavera. A parlamentar revelou que, mesmo tendo conseguido uma liminar garantindo a participação da atleta no evento, a Secretaria Estadual da Educação resolveu descumprir a decisão judicial. “Isso é uma transfobia institucional. O governo não pode negar o direito de uma adolescente participar do time”, protesta Linda. Com a palavra o secretário estadual da Educação, Zezinho Sobral. Home vôte!


De olho em Canindé


E quem avalia a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Canindé é o pastor Heleno Silva (Republicanos). Mesmo que não coloque o nome na disputa de 2024, o reverendo promete apoiar um político capaz de colocar no eixo as finanças do município. Para quem não lembra, quando era prefeito de Canindé (2012-2016), Heleno ameaçou renunciar caso não conseguisse arrumar a administração. Não fez nem uma coisa nem outra. Danôsse!


São 50 ou 100 empregos?


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e o líder dele na Assembleia, deputado Cristiano Cavalcante (União), precisam ajustar os números que divulgam sobre a economia. O chefe do Executivo postou no Instagram que a recém-inaugurada fábrica de embalagens Masterpack Nordeste “está gerando 50 empregos diretos”. Já Cavalcante discursou no Legislativo informando que a empresa instalada no município de Ribeirópolis criou 100 empregos diretos. Afinal, quem fala a verdade? Misericórdia!


Preço alto condenado


E o senador Laércio Oliveira (PP) anda preocupado com o elevado preço do gás natural. De acordo com o ilustre, após a aprovação da nova Lei do Gás, o setor registrou enormes avanços, porém ainda existe uma forte concentração na comercialização do produto. Laércio afirma que “isso termina por inibir a concorrência, impedindo a queda dos preços e fazendo com que o valor do gás natural no Brasil seja um dos mais elevados do mundo”. O senador garante que o alto preço do combustível está prejudicando a indústria e dificultando a geração de empregos. Aff Maria!


Invocado


Pichação num muro da avenida Tancredo Neves, em Aracaju: “O Brasil é o país onde a arte é crime e a corrupção é arte”. Desconjuro!



bottom of page