top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Após pularem a janela, políticos tentam superar as divisões internas


Concluída a janela eleitoral, que permitiu a troca de partidos por quem pretende disputar as eleições deste ano, a classe política tenta encontrar o consenso em torno dos postulantes à Prefeitura de Aracaju. Faltando pouco mais de seis meses para as eleições, se observa que a disputa pelo comando da capital sergipana está totalmente em aberto. Ademais, tem ficado cada dia mais visível que a base liderada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) caminha, a passos largos, para uma divisão. O quadro não é diferente em algumas legendas oposicionistas. O PT do presidente Lula está rachado ao meio, enquanto o Psol convive com a insatisfação dos simpatizantes da deputada Linda Brasil, contrários à pré-candidatura da psolista Niully Campos a prefeita. Direitistas mais radicais também olham atravessado para a postulante à prefeitura Emília Corrêa (PL), sob a alegação de que ela não é uma bolsonarista raiz. Como se percebe, até as convenções partidárias muita água ainda rolará por debaixo da ponte, impedindo fazer qualquer prognóstico sobre quem conquistará a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Portanto, aguardemos!


Pulga na orelha


O entusiasmo como o governador Fábio Mitidieri (PSD) pousou para a foto ao lado do pré-candidato a prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), colocou uma enorme pulga atrás da orelha dos Ribeiro. Também aliada de primeira hora do chefe do Executivo, a família Ribeiro espera não apenas contar com o fidalgo em seu palanque como vê-lo longe da campanha dos Reis. Pelo visto, Mitidieri vai ter que se virar nos 30 para agradar os aliados lagartenses se quiser continuar tendo o apoio legislativo dos dois grupos políticos. Misericórdia!


Torcida organizada


As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que a maioria do público presente à festa da posse de Fábio Mitidieri na presidência estadual do PSD era composta por ocupantes de cargos comissionados do governo. As linguarudas juram que a galera foi convocada a ir ao Ginásio Constâncio Vieira sob pena de perder as bem remuneradas boquinhas no estado. Já os aliados de Mitidieri garantem que o grande público presente à festa política foi composto por caravanas organizadas pelos pessedistas pré-candidatos a prefeitos e vereadores no interior sergipano. Então, tá!


Abril vermelho


O MST promove, de hoje até o próximo dia 17, a “Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária: por Terra, Teto e Pão”. O Abril Vermelho ocorre todos os anos em memória dos mártires de Eldorado do Carajás. De acordo com o MST, a jornada deste ano tem como desafio a retomada massiva das ocupações de terras, após o período mais severo da pandemia da Covid-19. O Massacre de Carajás aconteceu no dia 17 de abril de 1996, no estado do Pará. Naquele dia, a Polícia Militar promoveu um massacre contra camponeses do MST, matando 21 trabalhadores. Só Jesus na causa!


Posse no TJ


Está agendada para a próxima quarta-feira, a posse do juiz José Pereira Neto como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. O evento acontecerá durante sessão solene no auditório José Rollemberg Leite, centro Aracaju. O magistrado vai substituir a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que se aposentou em março último. Nascido em Boquim, José Pereira Neto se bacharelou em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em junho de 1984, tendo ingressado na magistratura sergipana em dezembro de 1989. Boa sorte na nova empreitada!


Tá com força


O deputado federal Nitinho Vitale (PSD) tem demonstrado força política no governo de Sergipe. Segundo publicou a jornalista Gleice Queiroz, o distinto permanece indicado aliados a cargos na Fundação de Cultura e Arte Aperipê. Para substituir Antônia Amorosa na presidência da Funcap, Vitale indicou Emídio Cunha, enquanto José Eugênio será o novo diretor de cultura. Amigo pessoal do governador Fábio Mitidieri (PSD), Nitinho se licenciou da Câmara Municipal de Aracaju para substituir o deputado Fábio Reis (PSD) na Câmara Federal. Ah, bom!


Mordomias atraem


Centenas de políticos já estão de olho nas 75 prefeituras de Sergipe. Por que será que tanta gente quer se submeter a tamanho sacrifício? Na verdade, a maioria dos pré-candidatos está interessada mesmo é nas regalias oferecidas pelo cargo. Entre elas estão um salário que varia entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, diárias, verba de representação, carro com motorista, conta do celular paga e passagens aéreas para viajar até mesmo a passeio. Mas não é só isso: o prefeito ainda pode aboletar na administração municipal a família toda e, se for safado, meter a mão grande nos recursos públicos. Home vôte!


Redes sociais


O sergipano Fábio Mitidieri (PSD) aparece na 20ª posição entre os governadores brasileiros no quesito engajamento nas redes sociais. Matéria do site Poder 260º revela que os dados da Bites, empresa de análise de dados, são referentes às plataformas Instagram, X (ex-Twitter) e Facebook durante o período de 1º de janeiro até 3 último. O líder nessa competição virtual é o governante paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Tarcísio também é o governador mais buscado no Google entre os líderes estaduais no Brasil. Aff Maria!


Fique ligado


Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até hoje. Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para garantir o direito de votar nas eleições municipais, marcadas para outubro. Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Você tá nessa? Marminino!


Triste constatação


A região metropolitana de Aracaju tem mais de 400 mil domicílios particulares ou 41% das residências de Sergipe, conforme o último censo demográfico. Chama a atenção, porém, que somente na capital existem 48 mil moradias não ocupadas. Estes dados estão no artigo assinado pelas pesquisadoras Sarah Lúcia Alves França, Viviane Luise de Jesus Almeida e Catarina Carvalho Santos Melo. Segundo o estudo, nos outros três municípios da área metropolitana, Socorro apresenta o segundo maior número de domicílios desocupados: cerca de 16 mil. É lastimável que, enquanto há tantos imóveis vazios, falte moradias para milhares de famílias. Eita Brasilzão sem jeito!


Vavazinho otimista


O presidente estadual do Solidariedade, Valadares Filho, está otimista com a participação do partido nas eleições deste ano. Segundo ele, mais de 200 filiados da legenda vão disputar prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais. Vavazinho afirma que o Solidariedade vai construir um Sergipe forte a partir dos municípios. Ex-deputado federal, Valadares Filho assumiu o comando do novo partido após ter perdido a presidência estadual do PSB para o vice-governador Zezinho Sobral. Crendeuspai!


bottom of page