top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Aposentados de Sergipe querem dinheiro de volta


O governo de Sergipe está sendo cobrado a devolver aos aposentados o dinheiro que recolheu deles por mais de dois anos a título de contribuição previdenciária. Ontem, o Sindicato dos Professores promoveu uma barulhenta manifestação na porta da Assembleia e promete continuar lutando para receber o que foi descontado pelo governo de Belivaldo Chagas. O atual governador Fábio Mitidieri (PSD) se nega a discutir o assunto, sob o argumento de que o desconto foi feito de forma legal. A questão não é essa, pois a devolução da grana solicitada agora pela categoria também é legalíssima, assim como foi a suspensão do desconto previdenciário, feita ainda no governo passado. A verdade é que, sob o argumento de recuperar a economia estadual, o Executivo meteu a mão grande no bolso dos aposentados, que viram seus rendimentos serem fortemente reduzidos, com graves consequências à qualidade de vida. O governo não faria mais do que justiça se apertasse o cinto e devolvesse o que é de direito a quem passou a vida trabalhando pelo desenvolvimento estado. Simples assim!


Festeiro pé de valsa


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) não perde uma oportunidade para tirar onda com a esfuziante alegria do governador Fábio Mitidieri (PSD). Segundo o cidadanista, o chefe do Executivo gosta de festas e adora dançar, mas não consegue resolver problemas importantes em áreas como saúde, educação e infraestrutura. “O governador tenta passar uma imagem de que tudo está às mil maravilhas, porém a realidade é totalmente diferente”, fustiga Georgeo. O deputado lamenta que em vez de gerar empregos para os sergipanos, o governo Mitidieri insiste com uma política de assistencialismo. Home vôte!


Quem mudou?


Quem ver o senador Alessandro Vieira (MDB) e o governador Fábio Mitidieri (PSD) de mãos dadas não imagina que ambos já andaram às turras. Na campanha eleitoral de 2022, o emedebista dizia o diabo do hoje aliado. Vieira acusava o governo representando por Mitidieri de retalhar o estado, entregar para politicagem os cargos comissionados e desprestigiar a técnica e o bom serviço público: “Essa turma não vai mudar nada, pois é só desrespeito com o cidadão”, fustigava o senador, para quem Sergipe só mudaria se fechasse a torneira da corrupção. Afinal, quem mudou de lá pra cá? Marminino!


Velhinhos massacrados


Aposentados do INSS que precisam resolver alguma pendência na agência do Banco Itaú, no centro de Aracaju, estão comando o pão que o diabo amassou. Os coitados têm que enfrentar filas enormes, num calor infernal. Os que não desistem, por completa falta de resistência física, passam horas aguardando atendimento. Os empregados do Itaú até que se esforçam, porém não conseguem reduzir o sofrimento da clientela. Tomara que alguma alma bondosa decida intervir nesta deplorável situação visando melhorar o atendimento aos velhinhos, que não estão alí pedindo qualquer favor ao banco. Misericórdia!


Trabalho escravo


Combate ao Trabalho Escravo contemporâneo foi o tema da audiência pública promovida, ontem, pelo mandato da vereadora aracajuana Sônia Meire (Psol). A mesa de debates contou com as presenças de Shirley Silveira, professora de Direito da Universidade Federal de Sergipe; Quitéria Santos, dirigente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Sergipe; Thiago Laporte, auditor fiscal do Ministério do Trabalho; e Kalil Ralin, do Coetrae. De acordo com a vereadora, os participantes apresentaram dezenas de propostas de enfrentamento ao trabalho escravo. Supimpa!


Filhote da ditadura


Decididamente, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), deita e levanta sonhando com os tempos sombrios, quando quem discordava do ditador de plantão era terrivelmente comunista, comedor de fígado de criancinhas. Basta ver quem são os heróis do dito cujo: o torturador Brilhante Ustra e os ditadores Alfredo Stroessner e Augusto Pinochet. Tomara que a escuridão da ditadura só ocupe a cabeça do capitão de pijama, que se compara ao desenho animado Johnny Bravo, um louro musculoso, estúpido, egocêntrico e vaidoso. Desconjuro!


Campanha curta


Para alegria da população, que detesta barulho de carros de som, comícios e horário eleitoral gratuito, a campanha política deste ano só deve começar mesmo para valer no início de agosto. Enquanto não tiverem o ‘okey’ da Justiça Eleitoral sobre os registros das candidaturas, os postulantes a cargos eletivos não colocarão as mãos nos bolsos para gastar e, consequentemente, a campanha permanecerá estacionada. Pior para os cabos eleitorais, que terão menos tempo para extorquir os candidatos, com a falsa promessa de garantir milhares de votos. Crendeuspai!


Bancada dividida


Dos oito deputados federais de Sergipe, apenas Katarina Feitoza (PSD), João Daniel (PT) e Nitinho Vitalle (PSD) votaram pela manutenção da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão, acusado de mandar fuzilar a ex-vereadora Marielle Franco (Psol-RJ). Thiago de Joaldo (PP), Icaro de Valmir (PL), Yandra de André e Rodrigo Valadares - ambos do União - e Gustinho Ribeiro (Republicanos) simplesmente não votaram. A prisão do dito cujo foi mantida por 277 votos a favor e 129 votos contra. Eram necessários 257 votos favoráveis para manter Brazão atrás das grades. Danôsse!


MDB lança chapa


O MDB promove, hoje, em Itabaiana uma grade festa para lançar a pré-candidatura do empresário Edson Passos a prefeito daquele município. O parceiro de chapa do emedebista será o também empresário Aguinaldo de Verso. A festança está agendada para às 19 horas, sob a coordenação do deputado estadual Luciano Bispo (MDB). No mesmo evento também serão anunciados os pré-candidatos da oposição à Câmara Municipal de Itabaiana. Em 2020, Edson Passos tentou se eleger prefeito, obteve 39,19% dos votos e foi derrotado por Adailton Sousa (PL), votado por 53,22% dos itabaianenses. Ah, bom!


Cidadania bolsonarista


A Assembleia Legislativa deve votar, na sessão plenária desta quinta-feira, projetos concedendo títulos de cidadania sergipana ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a cara metade dele, Michele Bolsonaro (PL). De autoria do deputado estadual Luizão Dona Trampi (União) as indicações devem ser aprovadas sem maiores dificuldades. A ideia do parlamentar bolsonarista é entregar as honrarias ainda este mês, quando o casal deverá dar com os costados em Sergipe. Então, tá!


Arca de Noé


O vereador Breno Garibalde (Rede) está preocupado com grande número de animais silvestres perambulando pelas ruas, avenidas e praças de Aracaju. De acordo com o distinto, tem sido normal a população se deparar com cobras, jacarés, capivaras, iguanas e todo tipo de aves. Estes animais têm sido vistos com maior frequência na periferia, onde a cidade cresce de forma desordenada, expulsando os bichos de seu habitat natural. Garibalde defende que o poder público tome alguma providência visando respeitar os espaços dos animais, antes que sejam verificados acidentes. É vero!


bottom of page