top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza


Linda Brasil não pode ser a próxima Marielle Franco


Por que será que a Polícia de Sergipe não consegue identificar os criminosos que ameaçam assassinar a deputada estadual Linda Brasil (Psol)? Essa dúvida cresceu depois que, em menos de um mês, os agentes de segurança anunciaram ter chegado ao homem que ameaçou de morte o deputado estadual Sérgio Reis (PSD). Ora, qual a diferença entre um caso e outro, se o modus operandi das ameaças é o mesmo, ou seja, via mensagens pelas redes sociais? Não se quer aqui dizer que a Polícia usa dois pesos e duas medidas, contudo é deveras estranho que até agora não se tenha chegado a quem, desde 2023, promete matar Linda Brasil, primeira mulher trans eleita deputada em Sergipe. Ontem, ao denunciar a terceira promessa de assassiná-la, a parlamentar desabafou: “A cada ameaça me sinto mais desprotegida, porque se, de um lado, para mim a questão se agrava, do outro, parece haver uma banalização das ameaças e até de banalização da minha vida”. Será que vamos esperar um tresloucado matar uma legítima representante dos sergipanos para correr atrás do criminoso? Decididamente, Linda Brasil não pode ser a próxima Marielle Franco. Só Jesus na causa!


O risco do acordão


Os governistas começam a ficar agoniados com a demora para se chegar a um candidato de consenso à Prefeitura de Aracaju. Dos quatro nomes que disputam a indicação, dois estão dispostos a não abrir nem para um trem: Luiz Roberto (PDT) é o preferido do governador Fábio Mitidieri (PSD) e do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), porém a deputada federal Yandra de André (União) lidera entre os políticos situacionistas mais à direita. À boca miúda já se discute um acordão, incluindo compromissos a serem pagos no distante 2026. No passado, essa receita política nem sempre deu certo. Home vôte!


Reconhecimento falhacial


Sergipe ganhou generosos espaços negativos na mídia nacional por conta da falha do sistema de reconhecimento facial da Polícia Militar. A detenção de um inocente, confundido com um criminoso com mandado de prisão em aberto, foi destaque em veículos nacionais como Uol, G1, Globo News, Rede Globo, etcétera e tal. A decisão do governo estadual de suspender o uso dessa prática de identificação não evitou a repercussão negativa em torno do equipamento da PM, que bem poderia passar a ser chamado de reconhecimento falhacial. Misericórdia!


Tapa na macaca


O Senado aprovou, ontem, a PEC das Drogas, criminalizando os viciados. Na verdade, os senadores jogaram para a torcida, pois desde o distante 2006 a Legislação já pune o cara pálida flagrado portando o “bagulho”. De acordo com o artigo 28 da Lei nº 11.343, quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização será submetido às seguintes penas: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo”. E é exatamente isso que reza a PEC das Drogas aprovada pelos ilustres senadores. Marminino!


Três em um


Sergipe tem dois secretários estaduais de Turismo: Marcos Franco e Daniela Mesquita. O primeiro aparece na página oficial da Secretaria como o titular, com um salário de R$ 26.666,66. Já Danielle é a secretária-executiva e faz jus a R$ 15.375,00, conforme o portal de transparência da Setur. E por que isso acontece? Porque Marcos foi colocado no estaleiro após ter sido acusado de violência doméstica, estando cumprindo medida protetiva. Para não exonerar o seu amigo Franco, o governador Fábio Mitidieri (PSD) também tem dado uma de secretário do setor, como fez na WTM Latin América, evento turístico que acontece em São Paulo. Assim também já é demais também!


Resultado satisfez


O governador Fábio Mitidieri fez um balanço positivo sobre a participação de Sergipe na WTM Latin América, maior feira de turismo da América Latina: “Foram muitas rodadas de negócios. Conseguimos parcerias que vão levar mais turistas, e mais turistas significam mais oportunidades, mais emprego, mais renda para o nosso povo”, discursou. Segundo a secretária-executiva do Turismo, Daniela Mesquita, a participação do governador na WTM Latin América foi muito importante. Ah, bom!


Quintas Negras


No dia 30 de maio, o projeto ‘Quintas Negras – Xirê dos Saberes’, criado pela Escola do Legislativo da Assembleia, completa cinco anos. Visando dar voz às comunidades historicamente impactadas pela discriminação e o preconceito, a atividade busca impulsionar a defesa dos seus direitos, eliminação das discriminações e inserção na vida socioeconômica, política e cultural. No decorrer das 30 edições do projeto, a Escola do Legislativo assistiu ao surgimento de grupos que colocaram seus conhecimentos à disposição da causa negra. Legal!


Mais tempo


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe ampliou os horários de atendimento em seus cartórios visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais. Até o próximo dia 8, os cartórios de Aracaju e a Central de Atendimento funcionarão das 7 às 16 horas. No interior do estado, as pessoas poderão ser atendidas das 8 às 17 horas. Também haverá ampliação do atendimento nos dias 27 próximo (sábado), 1º de maio (feriado) e 4 (sábado). Nestas três datas, os cartórios do interior abrirão das 8 às 14 horas, enquanto a Central de Atendimento em Aracaju funcionará das 7 horas às 13 horas. Então, tá!


Forró das traições


Nem todas as juras de amor feitas ao pé do ouvido nos festejos juninos deste ano serão respeitadas quando chegar a hora de a onça beber água. Muitas fotografias de “casais” flagrados agarradinhos nos animados forrobodós servirão apenas para provar que nem tudo que se diga ao som da sanfona será verdade nas eleições de outubro. Claro que muitos brincantes ao redor da fogueira chegarão juntos ao altar eleitoral, porém outros vão trair seus pares na maior desfaçatez. E os traídos terminarão dançar ao som de “A Carta”, música do imortal Luiz Gonzaga: “Na carta perfumada que deixaste sobre a mesa/Tenho a certeza de tua traição”. Danôsse!


Lesma lerda


A Câmara de Vereadores só conseguiu aprovar, ontem, as contas da gestão do ex-prefeito de Aracaju, João Augusto Gama (MDB), referentes aos anos de 1999 e 2000. Na verdade, os parlamentares apenas cumpriram uma formalidade legal, pois mesmo que as contas estivessem irregulares, o ex-gestor não poderia ser punido. Ou seja, a documentação prescreveu devido ao exagerado tempo gasto para examiná-la. Diante disso e por não ter tido tempo para analisar a papelada, a vereadora Sônia Meire (Psol) se absteve da votação. Crendeuspai!


bottom of page