top of page

Procurador Raymundo Ribeiro realiza palestra sobre combate ao trabalho infantil

Foto do escritor: Luxo AjuLuxo Aju

"Infância é para aprender, não para trabalhar! Juntos, combatemos o trabalho infantil". Esse foi o tema da palestra realizada pelo Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro na noite desta segunda-feira (20), em Aracaju. O evento foi realizado no Centro de Ensino e Instrução (CEI) do Batalhão da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) no Bairro América, na capital. Ele foi recebido pelos integrantes do Projeto Social de Judô da PMSE.


O evento começou com a participação de estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) que, após firmar Termo de Cooperação, tem desenvolvido projetos em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE). “Desenvolver esse projeto tem sido ótimo. A gente tem trabalhado bastante nisso, fazendo as pesquisas com o grupo. Decidimos fazer essa atividade aqui no Batalhão, devido à parceria com o MPT, para falar sobre o tema com as crianças”, contou a estudante Ana Paula Soares.


O Procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, que também é o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), iniciou a palestra falando sobre as desigualdades sociais. “Muitas vezes, o trabalho infantil não é uma escolha. Mas temos vários exemplos concretos de crianças e adolescentes que morreram no trabalho ou que são vítimas do trabalho escravo”, disse o Procurador.


Outros exemplos de trabalho infantil são a exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho em feiras livres, que expõe as vítimas a inúmeros riscos. “O trabalho infantil faz com que essas pessoas percam oportunidades. Precocemente, a criança deixa de aprender e pula etapas, ao fazer uma coisa para a qual ainda não está pronta”, pontuou Raymundo Ribeiro.


O Procurador também destacou a importância da prática esportiva para crianças e adolescentes. “O esporte nunca me atrapalhou em relação aos estudos. Daqui, já saíram muitos talentos do judô e outros podem surgir. Aproveitem essa oportunidade, porque a prática esportiva bem orientada é sinônimo de foco, disciplina e determinação”, ressaltou.

O sargento Élvio Marcelo, idealizador do Projeto Social de Judô da PMSE, agradeceu a participação do Procurador. “Temos muitas crianças com histórico de trabalho infantil na feira do Bairro América e as famílias acham que não tem nada demais, mas já vimos que traz danos emocionais. A criança tem que estar brincando, estudando e praticando esporte. Por isso a fala do doutor Raymundo, conscientizando esses pais, foi tão importante”, comentou.

Posts recentes

Ver tudo

Política by Adiberto de Souza

Prefeita de Aracaju navega em mar de rosas na Câmara de Vereadores A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), saiu vitoriosa nas duas...

Comments


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page