top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

SBGG retorna para o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa para o Biênio 2023-2025


A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) foi eleita como uma das entidades civis para integrar o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) no biênio 2023-2025, durante eleição promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) realizada na última quarta-feira, dia 26 de julho. A entidade já fez parte do colegiado algumas vezes e até já o presidiu.

A votação eletrônica foi realizada por entidades civis anteriormente habilitadas. Entre as novidades, a ampliação de 14 para 18 o número de entidades da sociedade civil, entre elas, quatro segmentos que até então não tinham assento no colegiado: igualdade racial, população LGBTQIA+, mulheres e povos indígenas.


“A ampliação das entidades é justamente para entendermos as velhices plurais, essa diversidade das velhices; e as desigualdades, as iniquidades das velhices, as discriminações múltiplas que marcam tipos específicos de velhices. É com esse conhecimento que vocês trazem e com o que temos aqui na secretaria que vamos articular e construir muitas ações em conjunto”, afirmou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do MDHC, Alexandre da Silva.

O presidente da SBGG, Dr. Marco Tulio Cintra comemorou a eleição da entidade para o colegiado: “A SBGG expressa profunda gratidão e satisfação por fazer parte do Conselho, reconhecendo a responsabilidade que ela carrega e reforça o compromisso em colaborar de forma ativa, sempre visando ao bem-estar e à qualidade de vida da população idosa, e colocamos nossa entidade à disposição para somar esforços na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos”.

Já a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Dra. Naira Dutra Lemos, também avalia como positivo o ingresso da entidade no CNDPI e fala sobre a responsabilidade de tal feito: “Ter novamente a oportunidade de participar como membro eleito do CNDPI, é sem dúvida, assumir uma grande responsabilidade, não somente de trabalhar sempre pelas melhores condições de vida para a pessoa idosa, como participar de importantes decisões acerca de políticas públicas voltadas a essa população. Certamente, nossa representação assume esse compromisso na perspectiva de uma atuação integrada aos demais conselheiros e instituições ali representadas”.

Entidades eleitas

Além da SBGG, foram eleitos para o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) no biênio 2023-2025 as seguintes entidades:

Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag)

Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde)

Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)

Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap)

Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas e Idosos (Sintapi-CUT)

Associação Nacional de Gerontologia do Brasil (ANG Brasil)

Serviço Social do Comércio (Sesc)

Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep)

Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid)

Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan)

Associação Brasileira de Alzheimer e Condições Relacionadas (Abraz)

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (Cfoab)

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

Associação Cultural de Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs)

Ação de Mulheres pela Equidade - Promoção de Saúde, Educação, Arte, Cultura e Esporte (Ame)

Coletivo Indígena Wakonã

Aliança Nacional LGBTI+

Posse

A posse dos novos conselheiros e conselheiras está prevista para o próximo dia 22 de agosto, em Brasília (DF), com a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

コメント


bottom of page