top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Vamos falar sobre Investimentos?

Você já pensou em investir o seu dinheiro na Bolsa de Valores mas não sabe como começar ou como funciona? Hoje vamos falar com o sócio da BP Investimos e Assessor da XP Investimentos - Felipe Camelo - para esclarecer todas as suas dúvidas.



1 - Para começar, e deixar os leigos (como eu) ambientados: o que é Bolsa de Valores? Existe um investimento mínimo para começar?


Vamos lá. Bolsa de valores é um mercado organizado onde se negociam ativos, entre eles, ações de sociedades de capital aberto, públicas ou privadas, fundos imobiliários, e outros valores mobiliários como termo e opções.


Não existe um valor mínimo para iniciar, ideal é que o capital que você for destinar a esses ativos, seja direcionado para algo que você tenha conhecimento. Existem ativos com preço de cota de R$ 2,40.


2 - Qual a importância de ter uma corretora? A que você é sócio, BP Investimentos, acaba de entrar para o G20 da XP. O que isso significa?


Uma corretora ela é uma distribuidora desses valores mobiliários. A XP Investimentos, corretora qual sou pessoa vinculada, possui mais de 2.2 milhões de clientes ativos, mais de R$ 400 bilhões sob custódia. Temos uma relevância muito grande no mercado.


A BP Investimentos, escritório no qual sou sócio, é credenciado à XP Investimentos. A XP Investimentos é a pioneira no modelo de AAI (agentes autônomos de investimentos). Somos especialistas no quesito investimentos com ideal apresentar investimentos de acordo com o perfil de cada cliente, fazendo com que o seu patrimônio seja beneficiado pelos juros compostos e alcance objetivos pretendidos pelo cliente.


Ser G20 é estar entre os 20 maiores escritório da instituição, somos o único do nordeste. Para nós é motivo de grande orgulho. Estamos caminhando com a XP Investimentos desde 2008, um caminho de muito trabalho e resultado junto aos nossos clientes.


3 - Existe um “plano” de baixo risco para os iniciantes?


Sim, porém, vale esclarecer uma coisa. XP não é somente risco ou bolsa de valores. XP Investimentos é uma plataforma enorme de produtos, dentre eles, fundos de investimentos, fundos imobiliários, renda fixa (CDBs, crédito privado, LCIs), operações estruturadas, previdência privada etc. Para mim como Assessor de Investimentos, cada cliente é único e como você mesmo mencionou, o “plano” é alinhado com o perfil por ele determinado, desde risk free (títulos do governo) a bolsa de valores. Existe sim carteira para cada tipo de investidor.


4 - Para obter altos retornos de investimento é necessário correr altos riscos?


Depende do que significa altos retornos e altos riscos para cada um. Existem investidores que buscam bons retornos em aplicações conservadoras a uma taxa pré por um determinado tempo. Então é uma questão muito particular de cada perfil. Não precisa de muita volatilidade para bons retornos.


5 - Em quanto tempo começo a sentir os resultados dos meus investimentos? Posso fazer retiradas do valor investido a qualquer momento?


Os investimentos são atualizados diariamente, diferente de uma poupança que tem sua data de vencimento para entregar aquele resultado.


Quanto a retirar o valor investido, pode sim, lembrando que estamos falando de juros compostos, juros sobre juros a favor do investidor. Então o ideal é ter uma disciplina para realizar aportes mensais ao invés de fazer retiradas e ver a mágica dos juros compostos, mas, sim, é possível fazer resgates dentro do prazo de cada aplicação. Aplicações de resgate diário, 1 dia, 5 dias, 30 dias, 360 dias, anos.

Comments


bottom of page