top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Wesley Lemos lançou poltrona WURA no Boomspdesign – Ancestralidade, Design e Sustentabilidade



Um dos mais renomados arquitetos e designers do país, Wesley Lemos marcou presença mais uma vez no Boomspdesign, que aconteceu na Bienal do Ibirapuera, durante a semana do DW, que movimenta o mercado da decoração, design e da economia criativa em São Paulo. No cenário onde a busca pela ancestralidade e as conexões com a natureza se fazem pulsar em contraponto ao mundo digital e ao metaverso, Wesley Lemos faz nascer a poltrona WURA em que associa a técnica vernacular trançado de junco, material sustentável natural, que se une às texturas elegantes de tecidos nobres e ecológicos em um design tangível a ergonomia.

“Trago no meu DNA, permissão de transitar sem preconceitos sobre as sabedoria ancestrais e a erudição da minha profissão de designer com a licença espiritual respeitando os e as riquezas naturais do nosso planeta”, afirma Wesley Lemos sobre seu processo criativo. WURA, significa ouro em iorubá que em tradução livre significa também prosperidade e abundância, “nada melhor do que usar este recurso para valorizar famílias e artesões em prol de peças e produtos de design mais naturais, sabendo de onde vem e para onde vai cada peça que crio e isto faz com que movimente uma energia afro-indígena que é valorizada em minha arte”, conclui. “O junco é sagrado e tem resistência e flexibilidade assim como nosso povo nordestino”, diz o arquiteto em analogia a sua criação.

A poltrona WURA é a primeira criação de Wesley Lemos para o uso do corpo e assim como Charles Eames e Herman Miller, que criaram peças com dimensões diferentes, o arquiteto apresenta uma família de poltronas WURA com tamanhos P,M,G, democratizando assim o design e a ergonomia, um fator fundamental na criação desta peça, que se preocupa em proporcionar conforto para cada estatura de pessoa, já que no Brasil há uma diversidade de povos. Ficha técnica WURA poltrona Medida 79x 69 x 79 cm Fibra natural e estrutura metálica em aço carbono preto fosco, com revestimento em tecido veludo de algodão na cor ouro. Execução: Italmóveis / Donatelli

Comments


bottom of page